TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene e segurança do trabalho

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6
  • Homens ficam feridos em acidente de trabalho em Ariquemes, RO Atualizado em 24/01/2016.

   Dois homens ficaram levemente feridos depois de sofrerem cortes por uma máquina industrial enquanto trabalhavam em uma empresa de confecção de roupas. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os dois trabalhadores apresentavam cortes no braço e em um deles havia um corte no abdômen.

Segundo os outros trabalhadores, uma peça da máquina industrial utilizada para cortar tecidos se desprendeu do equipamento e atingiram os dois funcionários conforme o Samu, as duas vítimas estavam com quadro clínico estável. Porém um dos trabalhadores teve uma grande perda de sangue, além de ter sido necessária uma cirurgia, devido ao corte sofrido no abdômen que pode ter atingido algum órgão. Outra informação fornecida pelo médico é de que nenhum dos dois homens corre risco de morte.

  • Fonte ou raiz ou origem das causas de risco

   Nesse acidente de trabalho, a fonte do risco está nas maquinas utilizada pelos funcionários, e o local do trabalho dos mesmos. Causam risco a todos no ambiente se a maquina não estiver em ótimas condições de uso, e uma área para que possa trabalhar com segurança.

  • Consequência e reabilitação e readaptação do trabalho

   Nesse acidente de trabalho, dois funcionários saíram feridos com cortes provocados por uma peça da maquina que se soltou durante o uso e acabou acertando os funcionários que estavam trabalhando no momento, como consequência houver ferimentos leves a um funcionário, e outro funcionário teve ferimentos graves, sendo preciso realizar uma cirurgia no abdômen devido ao corte causado pela peça da maquina. Terão que recuperar e tratar os cortes para que possam retornar ao trabalho, exigindo seus direitos, para manutenção das maquinas, para que possam trabalhar sem maiores riscos.

  • Medidas preventivas, manutenção (prevenção, detectivas, preditivas e corretivas)

    Medidas de prevenção deveram ser tomadas na empresa, como manutenção constante das maquinas utilizadas na industrias, a utilização de equipamentos de seguranças para os funcionários, detecção de problemas nas mesmas, com ajudas de monitores/ficais para que possam analisar as condições da máquinas, para que sejam feitas medidas de correção, afim minimizar ao máximo o resto de acidentes para os funcionários, realizando troca de peças e manutenção constante.

  • Capacitação e planejamento ou programa de higiene e segurança no trabalho.

  A empresa poderá fornecer a todos os funcionários cursos de manuseios das maquinas, para que sejam utilizadas de forma correta, para que não haja risco de acidente causados por falta de capacitação do funcionário, realizando um programa para capacitação de todos os funcionários em suas respectivas máquinas de uso e local de trabalho.

  • Trabalhador morre após acidente de trabalho em usina de Bocaina. Atualizado em 20/10/201

    Um trabalhador terceirizado de uma empresa de montagens industriais morreu, segundo a polícia, a peça de um guindaste caiu sobre a cabeça de José Elias Pereira, de 49 anos, que morreu na hora. A polícia investiga as causas da morte. A Brookfield também informou em nota que as atividades estão paralisadas até que as causas do acidente sejam apuradas e a investigação esteja concluída, mas afirmou que trabalhador usava equipamento de segurança.

  • Fonte ou raiz ou origem das causas de risco

    De acordo com a noticia a fonte do risco de acidente no trabalho são as máquinas de grande porte utilizado no canteiro de obras.

  • Consequência e reabilitação e readaptação do trabalho

  Como consequência nesse acidente aconteceu o mais grave, a morte do trabalhador, que as consequências ficaram para a família do mesmo, que terão que fazer acompanhamento psicológico oferecido pela empresa do falecido funcionário, para lidar com a perda do membro da família. A família também terá que dar entrada no INSS para direito a pensão de morte, e como consequência a pensa demore a sair, ou até mesmo não seja suficiente para família, e a consequência é a readaptação a nova vida, sem mais um membro da família.

  • Medidas preventivas, manutenção (prevenção, detectivas, preditivas e corretivas)

  De acordo com o noticiário o funcionário estava utilizando os equipamentos de segurança para minimizar os risco de acidente, mas devido a uma falta de manutenção do guindaste uma peça acabou matando o mesmo. Deveriam ter sido realizado manutenção em todas as máquinas utilizadas no canteiro de obras, uma fiscalização sobre as maquinas para verificar as condições de uso, e se não há risco de acidentes, realizando a correção das máquinas em algum possível defeito.

  • Capacitação e planejamento ou programa de higiene e segurança no trabalho.

   A empresa pode realizar um programa para orientação da importância dos equipamentos de segurança para prevenção de acidentes e reduzir as chances de maiores sequelas, além de um planejamento para fiscalização de todas as maquinas, equipamentos para oferecer ao funcionário as melhores condições de trabalho.

  • Jovem fica paraplégico em acidente no segundo dia de trabalho Atualizado em 22/08/2013

  Em Piracicaba, cidade vizinha a Limeira, Ramon, de 19 anos ele que começou a trabalhar aos 14 e fez de tudo um pouco até arrumar serviço na construção civil. Aos 17 achou que tinha encontrado a oportunidade do futuro, mas o sonho acabou já no segundo dia, em um acidente enquanto ele descarregava o caminhão, acabou ficando paraplégico.

  • Fonte ou raiz ou origem das causas de risco

   “O motorista distraído foi e puxou a corda das portas, e no que ele puxou, as portas caíram sobre mim, e me jogou para trás. Aí, eu fiquei lá no chão, caído, com as porta em cima. Fiquei um mês na UTI e um mês no quarto do hospital”, conta Ramon Ambrósio, de 19 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com