TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Do Computador

Dissertações: Historia Do Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

História do Computador

Atualmente não conseguimos imaginar nossas vidas sem um computador, e isso abrange desde tarefas simples do dia a dia como usar semáforos, conversar no celular ou até mesmo em missões interplanetárias;mas nem sempre foi assim, tudo começa com o que podemos chamar de “Pré-história do Computador”.

Há mais ou menos 500 a.E.C, quando comerciantes babilônicos passaram a usar um instrumento chamado Ábaco para facilitar os cálculos.O Ábaco é apontado com o primeiro instrumento usado para cálculos matemáticos, após isso, podemos citar outros inventos como o Logaritmo e Régua de Cálculo (1614), a Máquina de Pascal (1642), a Calculadora de Leibniz (1672), a Máquina de Babbage (1822-1833) considerada uma das invenções mais importantes para que chegássemos aos computadores como temos hoje.O Computador Mecânico de Cartões (1890) usado para auxiliar no senso americano deste mesmo ano, valendo a pena relatar que o criador da máquina chamado Hermann Hollerith fundou em 1896 a TabulatingMachineCompany que em fevereiro de 1924 passaria a se chamar IBM. Temos também a Teoria da Informação (1938) do matemático Shannon,demonstrando que a melhor maneira de processar dados é usando o sistema binário.

Após este período inicial começa a 1ª Geração.Em 1943, a Marinha americana juntamente com a IBM e a Universidade Havard começam a produzir o Mark I que pode ser considerado primeiro computador moderno quefoi criado basicamente para cálculos matemáticos, utilizando os princípios da Máquina de Babbage, fitas e cartões perfurados como periféricos de entrada e saída.

Quase que paralelo a isso, o Exércitoamericano produzia o ENIAC (1945) que tinha seus circuitos baseados em Válvulas Eletrônicas. Seu uso era para cálculos matemáticos referentes a balística.Ambos computadores possuíam medidas colossais, podendo ter o tamanho de salas ou andares inteiros, além do grande consumo de energia e desgaste frequente dos componentes.

Nesta mesma geração temos ainda o EDSAC criado no Reino Unido em 1949 na Universidade de Cambridge, o UNIVAC (1951) que foi o primeiro computador vendido comercialmente e segundo o portal Wikipédia foi um dos primeiros computadoresdo Brasil adquirido em 1962 pelo IBGE pelo custo de US$ 2.976.350,00.

Por último, nessa geração, temos o IAS construído pelo Instituto Avançado de Princeton usando a Arquitetura de Von Neumann.Em 1947 foi criado o “Transistor” dando início a uma nova era na computação.Aocontrário do seu antecessor, as Válvulas, o Transistor é bem menor, consome menos energia, produz menos calor e consegue um desemprenho superior.

Na 2ª geração de computadores, os quilômetros de fios do antigo ENIAC e similares foram substituídos por circuitos impressos. Foi também nessa geração que surgiram os primeiros computadores domésticos, já que os novos componentes eram menores com maior durabilidade e menor custo.

A terceira geração de computadores surge com a criação do Circuito Integrado, que é menor e mais eficiente que os transistores, com isso os computadores ficaram ainda menores e mais acessíveis. Nessa geração também surgem os primeiros Sistemas Operacionais, com visual primitivo e sem interface gráfica como conhecemos hoje.

A 4ª Geração com os microprocessadores onde a quantidade de Transistores por chip aumenta significativamente, gera um maior desemprenho e o uso ainda menor de espaço e recursos. Surge aí o conceito de computador pessoal, que ao longo do tempo vem evoluindo até chegarmos ao nível que temos hoje.

Já com hardware aprimorado, começa na década de 80 a corrida por computares pessoais com sistemas operacionais na intenção de popularizar cada vez mais o uso dos computadores em residências. Nessa época ganha grande destaque a Apple com Steve Jobs e a Microsoft com Bill Gates.

No ano 1976, Steve Jobs fundou a empresa Apple Inc. Steve Jobs é o criador também, dos produtos Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad, que mudaram o mundo da tecnologia.

O primeiro computador da Apple criado para uso pessoal foi o “Apple I” que já era vendido montado apenas com a placa mãe e uns “chipset” dentro de uma caixa de madeira.No ano seguinte, foi lançado o "Apple II", que chegou com um mouse eHD interno. Depois de sete anos é lançado o "Macintosh" epor não ter um ventilador, ele esquentava muito. Steve Jobs então é afastadode sua própria empresa no ano seguinte por não cumprir as regras de vendas.A EmpresaApple vinha numa decadência quando Jobs saiu que parecia não ter solução. Não tinha mais ideias inovadoras e não era mais a mesma empresa ousada como era antese, para não piorar a situação, eles recorrem a Steve Jobs pedindo para voltarparaApple. E logo na sua volta ele laça o iMAC, uma inovação onde os componentes já eram num monitor dedesign único. E assim foi aumentando sua gama de criação tecnológica.Jobs sofria de um câncer, e no dia 05 de outubro de 2011, Jobs faleceu deixando uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com