TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da TAM

Pesquisas Acadêmicas: História Da TAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 6

1. Descrição Da Organização

1.1 Denominação e forma de constituição

TAM Linhas Aéreas

A TAM Linhas Aéreas é uma companhia aérea brasileira, marca da LATAM Airlines Group, holding formada após a fusão da TAM com a chilena LAN Airlines, completada em 22 de Junho de 2012. É a maior do Brasil e depois da fusão, tornou-se a maior da América Latina, sendo uma das 20 maiores do mundo e a líder no Hemisfério Sul em número de passageiros transportados. A companhia é membro da aliança aérea Oneworld, aliança da qual fazem parte a LAN Airlines e American Airlines. Sua sede está localizada em São Paulo, igualmente com seus dois principais centros de operações, Aeroporto de Congonhas e Aeroporto Internacional de Guarulhos. Além destes, o Aeroporto Internacional de Brasilia-Presidente Juscelino Kubitschek, e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão também servem como principais centros de distribuição de voos da companhia.

Sua frota é composta por 158 aeronaves Airbus (A319-100, A320-200, A321-200 e A330-200 ) e Boeing (767-300ER e 777-300ER) e operam na malha aérea que voa para países na América do Norte, América do Sul e Europa, contabilizando os 20 destinos internacionais e 42 destinos em todo Brasil.

A TAM S.A. ainda possui uma companhia aérea, a subsidiária paraguaia TAM Paraguai. Além dessas duas, outras empresas pertencem ao grupo: TAM Cargo, Centro Tecnológico TAM (TAM MRO) , Condomínio Industrial TAM, TAM Viagens e a Multiplus Fidelidade.

1.1 Dados e fatos relevantes da origem da organização

1.2.1 A História

Na cidade de Marília, interior de São Paulo a TAM – Táxi Aéreo Marília surgiu em 21 de fevereiro de 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de mono-motores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os estados de São Paulo e do Mato Grosso com quatro Cessna 180 e um Cessna 170. Após seis anos o grupo é comprado pelo empresário Orlando Ometto, o qual muda a sede para São Paulo e também muda o perfil ao começar a transportar apenas malotes.

Em 1971, o comandante Rolim Amaro, que já havia trabalhado na companhia em seus primeiros anos de funcionamento, é convidado por Orlando Ometto para ser sócio minoritário da empresa, com 33% das ações. No ano seguinte, o piloto adquire metade das ações da TAM e assume a direção da empresa.

O ano de 1976 marca o surgimento da TAM – Transportes Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM Linhas Aéreas. Rolim detém 67% do capital da nova empresa, que teve atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

A década de 80 marca um período de crescimento. A mudança começa com a chegada dos turboélices Fokker F27, substituindo os aviões bimotores. Em 1981, a TAM comemora a marca de um milhão de passageiros transportados.

O primeiro grande salto da malha da empresa vem em 1986, com a aquisição da companhia aérea Votec. Com a medida, a TAM estende as suas atividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.

O ano de 2012 registrou um marco para a história da TAM: a união da companhia com a LAN e a formação do Grupo LATAM Airlines, efetivada em 27 de junho. Esta associação gerou um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo, que oferece serviços de transporte de passageiros para cerca de 150 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 169 destinos, em 27 países. Ao fim de 2012, a frota do grupo era composta de 320 aviões. A união das operações das duas empresas permite oferecer mais e melhores voos e conexões no Brasil, no Paraguai e nos países-sede da LAN (Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru). Em fevereiro de 2012, Marco Antonio Bologna reassumiu a presidência da TAM Linhas Aéreas, depois de um intervalo de mais de quatro anos.

No ano, a pontualidade média dos voos foi de 90,6%. Em novembro, a companhia registrou um recorde de aproveitamento dos voos, com ocupação de 80,6% no mercado doméstico. A frota da empresa se manteve como uma das mais modernas e eficientes do mundo, e fechou o ano com 162 aeronaves, entre elas quatro novos Boeing 777-300ER. Em market share, a TAM encerrou o ano como líder do segmento doméstico (40,79%) e participação de 89,44% entre as companhias aéreas brasileiras que voam para o exterior.

Com novas tecnologias, foi possível oferecer aos passageiros uma experiência de viagem ainda mais ágil e confortável, desde o momento da compra até a chegada ao destino final. Em agosto de 2012, a companhia lançou seu portal para smartphones, acessível a partir das principais plataformas mobile. Com ele, a TAM foi a primeira companhia área a oferecer a opção de compra de bilhetes pelo celular no mercado brasileiro. Naquele mesmo mês, a companhia também foi a primeira a implantar o serviço de check-in pelo celular para todos os 42 aeroportos brasileiros servidos por seus voos domésticos, o que dispensa a impressão do cartão de embarque.

Ao longo do ano, instituições nacionais e internacionais reconheceram a qualidade dos serviços prestados pela TAM. Pela segunda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com