TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico e Conceito de Armazenagem e Distribuição

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Histórico e conceito de Armazenagem e distribuição (Rodolpho

 

          A ideia de armazenagem é um conceito muito antigo, há relatos que em 1800 A.C, no Egito, as civilizações egípcias construíram armazéns para estocar o excedente de trigo e papiro. No império romano, período em que houveram muitas guerras, os batalhões construíam pequenos armazéns nas zonas de batalha para armazenar armas, material bélico, água e comida. No século XV a coroa portuguesa, com as grandes navegações, colocou entrepostos comerciais em diversos pontos da rota.

        No século XIX a Revolução industrial introduziu mudanças impactantes na indústria de bens de consumo, que passou a contar com fabricas substituindo o trabalho de artesanato. O volume de produção aumentou consideravelmente, se fazendo necessário estoques, principalmente de minério e carvão, devido a distância geográfica entre as minas e as fabricas.

        Hoje já na era da indústria 4.0, conciliar a transformação, o estoque e a informação são os grandes desafios do mercado. O atual ambiente competitivo coloca as empresas em uma crescente pressão para fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades específicas de clientes individuais, com rapidez e baixo custo (SHAHIN e AZAR, 2013).        

        Atender a demando do cliente hoje não é somente atender as necessidades por algum item especifico mas também se tornou uma experiência que, no final, se torna uma vantagem sobre a concorrência aquele que consegue trazer a melhor experiência.

        Todos os processos são desenvolvidos para fornecer o produto correto no menor tempo possível ao consumidor final e as empresas tentam fazer isso reduzindo custos, operando com o mínimo de estoque, para suprir a demanda. A armazenagem é um dos quesitos essenciais que compõem a logística dentro do processo para atender ao cliente.         

        Segundo BALLOU (1978) o uso extensivo de estoques resulta no fato de que, em média, eles são responsáveis por aproximadamente um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma atividade-chave da logística.

        A gestão do armazenamento de estoque desde a entrada de materiais até a saída do material transformado é objeto de estudo dentro da logística, pois seu foco passou a ser estratégico visando qualidade, rapidez e ganho de produtividade.

        A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semiacabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de lhes acrescentar valor (Dias, 2005, p. 189).

        Após a escolha do local do armazém é necessário determinar o tamanho e como será distribuído visando melhor aproveitamento do espaço físico, movimentação eficiente, aumento da produtividade, alocação correta dos materiais visando o menor esforço possível e ganho de eficiência favorecendo o processo de Picking (atividade de separação e preparação de pedidos).

        Deve-se separar, distribuindo de forma sequencial, as áreas de carga e descarga, recebimento, armazenagem, preparação de pedidos e expedição. Nas áreas de carga e descarga, geralmente situadas no exterior do armazém, é onde se recebe os caminhões e movimentam-se as mercadorias. A zona de recebimento é onde se recebe a mercadoria e é feita seu controle de qualidade e sua referida classificação. A zona de armazenagem é onde se armazenam as mercadorias que podem ser armazenadas em pilhas ou estantes. As zonas de preparação dos pedidos é onde se separa e classifica o pedido para expedição. A zona de expedição são destinadas a embalagem dos pedidos preparados na zona anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (441.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com