TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhação: desrespeito pela produção moral

Projeto de pesquisa: Humilhação: desrespeito pela produção moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.268 Palavras (34 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 34

Humilhação: o desrespeito no rebaixamento moral

Humiliation: disrespect on moral degradation

Heloisa Moulin de Alencar I; Yves de La TailleII

IUniversidade Federal do Espírito Santo (UFES)

IIUniversidade de São Paulo (USP)

Endereço para correspondência

RESUMO

A proposta do presente trabalho é abordar o tema da humilhação, que é definido como um rebaixamento moral. Trata-se da intenção de tornar inferior, de diminuir. É, portanto, um tema de interesse da moral. Dividimos o artigo em três grandes seções. Na primeira, mencionamos alguns exemplos de humilhação e ressaltamos a importância de se estudar este tema. Na segunda, tratamos de alguns conteúdos teóricos relacionados ao tema em questão, a saber: a noção do respeito, tipos de humilhação quanto à forma e o conteúdo e, por último, as relações do conceito de humilhação com o de vergonha e honra. Na terceira seção, temos o objetivo de apresentar uma revisão da literatura de pesquisas realizadas no Brasil relacionadas ao tema ora proposto. Por fim, a seqüência que finaliza este trabalho versa sobre algumas características que podem ser analisadas nos estudos a respeito da humilhação. De forma preliminar, porém incisiva, evidenciamos a necessidade de novas pesquisas..

Palavras-chave: Moralidade; Humilhação; Rebaixamento moral.

ABSTRACT

The proposal of the present work is to approach the theme of humiliation, defined as moral degradation. It is about the intention of making someone feel inferior, of diminishing someone. It is therefore, a theme of moral interest. We divided this article into three big sections. On the first one, we shall mention some examples of humiliation and we shall emphasize the importance of studying this theme. On the second one, we shall deal with some theoretical concepts related to the pertaining theme, that is: the notion of respect, kinds of humiliation as to their form and content and, finally, the relationship of the concept of humiliation with that of shame and honor. On the third section, our objective was to present a review on the literature of researches made in Brazil related to the theme in question. Finally, the sequence which finalizes this work, deals with some characteristics which can be analyzed on studies about humiliation. In a preliminary but instigating way we make evident the need for new researches.

Keywords: Morality; Humiliation; Moral degradation.

EXEMPLOS DE HUMILHAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO TEMA

Todos nós poderíamos relatar exemplos de acontecimentos em que a humilhação está ou esteve presente em nossas vidas. Essa prática pode ser constatada de várias maneiras, até mesmo uma “simples” crítica pode caracterizá-la. Há, sem dúvida, muitas maneiras de uma pessoa ser humilhada. Observamos tais fatos em nossas relações diárias com as pessoas, nos mais diversos contextos. Destacamos que algumas de suas várias faces parecem ainda ser justificadas por alguns educadores e instituições. Pedimos licença para relatar alguns fatos no passado que mais marcaram um dos autores do presente trabalho.

Durante os anos de escolaridade do ensino fundamental e médio, pudemos perceber que muitos professores, orientadores educacionais, supervisores e diretores agiam de forma a humilhar os alunos, no propósito de os “corrigir” ou de os tornar “pessoas melhores”. Esses objetivos tinham a pretensão de serem atingidos tanto com castigos corporais quanto com insultos ou difamações orais.

Temos a recordação de um aluno que foi obrigado a ficar o recreio inteiro de braços abertos, e todos os estudantes que passavam pelo pátio podiam vê-lo. Desse acontecimento, queremos ressaltar tanto o castigo corporal de ficar de braços abertos, durante tão longo tempo, quanto a humilhação de ficar exposto diante dos olhos de todos. Este menino se suicidou algum tempo depois. Isso ocorreu, não diretamente pelo fato de ter sido exposto diante dos colegas na ocasião mencionada, mas porque acreditava ter sido o responsável pela morte de um amigo, que estava com ele em um acidente de carro (o que de fato não ocorreu). Dessa forma, ele não suportou a possibilidade de ser visto como “causador” ou “responsável” pela morte do amigo.

Em uma outra escola, na mesma época, uma garota sempre era chamada para ir ao quadro-negro resolver um problema de matemática. Isso não causaria problema algum, caso não fosse sabido por todos que a menina não conseguia resolver a tarefa. Na ocasião em que ela estava na frente de todos, a professora insultava a aluna e dizia que ela nunca saberia resolver o problema solicitado pois era “burra” e “sem capacidade”. Essa menina abandonou a 5ª série do ensino fundamental. Hoje, ela esconde de todos o seu grau de escolaridade.

Naquele tempo, era comum ouvir a frase “quem não pensa com a cabeça sofre com o corpo”. E que dor! Na maioria das vezes, não era o corpo físico que doía. Somente hoje sabemos que o que doía era sentir vergonha, era a honra e a dignidade feridas. Era ver exercido o direito de humilhar por quem não o possuía, uma vez que ninguém o possui.

Nos dias atuais, pelo visto, diminuíram os castigos corporais, mas não tanto outras formas de humilhação, como o insulto, a difamação etc. No entanto, a maior parte das práticas de humilhação não são divulgadas. Em uma busca que realizamos na Internet, em vários jornais importantes no Brasil, verificamos que, na maioria das vezes em que a palavra “humilhação” aparece, ela está relacionada às notícias que versam sobre humilhações sofridas por um time ter perdido um jogo, especificamente jogo de futebol; assim, perder de cinco a zero seria uma “derrota humilhante”. Por outro lado, muito pouco foi encontrado no que diz respeito à humilhação no seu sentido moral ou mesmo em relatos de exposição ao olhar do outro. Como exemplo, destacamos o fato de que foi divulgado em um alto-falante, no momento em que sua mãe estava na escola, que um aluno havia colado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com