TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE ROCHAS, MINERAIS, INTEMPERISMO E SOLOS DA CIDADE DE BALSAS E REGIÃO.

Por:   •  11/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-CAMPUS BALSAS

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA: ESTUDO DA LISTOFERA I

PROFESSORA: GISLANE OLIVEIRA

5° PERÍODO-NOTURNO

IDENTIFICAÇÃO DE ROCHAS, MINERAIS, INTEMPERISMO E SOLOS DA CIDADE DE BALSAS E REGIÃO.

BALSAS, MA/2016.2

AURIO FERNANDO NASCIMENTO DOS SANTOS

EIMAR JÚNIOR VIEIRA

SAMANTHA DE SOUSA SOARES

SAMARA LOPES

IDENTIFICAÇÃO DE ROCHAS, MINERAIS, INTEMPERISMO E SOLOS DA CIDADE DE BALSAS E REGIÃO.

Relatório apresentado à disciplina Estudo da Litosfera I do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, como requisito para obtenção de nota.

Professor: Gislane Oliveira

BALSAS, MA/ 2016.2

1.INTRODUÇÃO:

    O Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localiza-se no extremo oeste da região Nordeste, sua área é de 331.937.450 km², possuindo 217 munícipios, sendo o segundo maior estado da região Nordeste, tem uma população de 6.574.789 habitantes, é o quarto estado mais rico do nordeste e o 17° estado mais rico do Brasil.

     No Maranhão, existem três tipos distintos de clima, o tropical superúmido de monção, o tropical com chuvas de outono e o tropical com chuvas de verão, são apresentados pelos três às semelhanças que existem entre os três regimes térmicos, com elevação das temperaturas médias anuais, que oscilam perto de 26 ° C, mais são diferentes quanto ao comportamento das chuvas, o relevo apresenta costa recortada na porção noroeste que configuram as reentrâncias maranhenses, planície litorânea com dunas a nordeste e planaltos no interior.           O município de Balsas está localizado na porção sul do Estado do Maranhão, integrando a microrregião dos Gerais de Balsas, sendo Balsas a cidade principal.        O município se destaca pela agricultura mecanizada, sendo responsável por grande parte dos produtos agrícolas (principalmente a soja) que são levados para Porto Franco (MA) e Uruçuí (PI) para "esmagamento" da soja. Limita-se ao norte com os municípios de: Nova Colinas, Fortaleza dos Nogueiras e São Raimundo das Mangabeiras; ao sul, com Alto Parnaíba; a leste, com os municípios de Sambaíba e Tasso Fragoso e a oeste com Riachão. Em 2013, seu PIB foi o 3º maior do estado, equivalente a R$ 2.513.786.000, atrás apenas de São Luís e Imperatriz. Balsas insere-se no domínio florístico do Bioma do Cerrado. Segundo Brasil (1991, p. 42), o Cerrado é caracterizado por árvores e arbustos com troncos retorcidos e galhos curtos, tortos e revestidos por uma casca grossa, que se distribui em três gradientes denominados Campo Cerrado, Cerrado e Cerradão.

     De acordo com o Sistema Brasileiro de solo, a definição para solo é: “uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos que ocupam a maior parte do manto superficial das extensões continentais do nosso planeta, contém matéria viva e pode ser vegetado na natureza onde ocorrem e, eventualmente, terem sido modificados por interferências antrópicas.” Considerando a grande extensão territorial do Maranhão, e observando o mapa dos solos do Brasil é possível perceber o quanto é significativa à variedade de solos desse estado, devido sua posição geográfica predominam solos tropicais, é dominantemente composto por rochas sedimentares que são compostas por sedimentos transportados pela água, gelo ou vento e acumulados em depressões na crosta terrestre.

      Maranhão (2002, p. 19), afirma que os solos da área da região de Balsas, são dos seguintes tipos: Latossolo Amarelo, Podzólico vermelho Amarelo Concrecionário, Areias Quartzosas e solos Litólicos, o que confere as seguintes características: solos arenosos, muito drenados, erodíveis, com baixa fertilidade natural, baixa retenção de umidade associada à acidez e alta porosidade, apresentando grau de fragilidade à erodibilidade variando de médio á forte. O grupo Balsas é composto por rochas das formações Piauí, Pedra de Fogo, Motuca e Sambaíba. Essas formações afloram na porção central e em todo o sul do estado do Maranhão.

2.OBJETIVO

  • Percorrer a cidade de Balsas-Ma e região á procura de rochas ou solos expostos, de maneira que seja possível seu registro digital e identificação.
  • Observar no dia-a-dia a atuação do intemperismo e da erosão atuando nas rochas, solos e construções civis.

3. METODOLOGIA

3.1. Métodos

Para  a realização do presente relatório foi utilizado:

  • Celular para registro digital
  • Apostila da Geodiversidade do Maranhão

3.2. Processo Metodológico:

O presente trabalho foi realizado dia 09 de janeiro de 2017, onde percorremos  a cidade de Balsas  para observar as rochas, minerais, intemperismo e analisar o solo da cidade.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES:

   Os elementos que compõe o meio podem influenciar direta ou indiretamente os solos podendo constituir agentes ativos ou passivos no processo erosivo. Como agente ativo, pode-se considerar a água, temperatura, insolação, vento, gelo, ação de microrganismos e ação humana. Como passivos considera-se a topografia, gravidade, o tipo de solo e a cobertura vegetal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (518.7 Kb)   docx (421.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com