TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Exames: IDENTIFICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  3.088 Palavras (13 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

Anderson Eduardo Araújo dos Santos

Luís Marcos Sene

Marco Rogério Melo Oliveira

Regina Helena Ferraracio

Ricardo Alexandre de Castro

Rodrigo Nunes Lima

PAP – PROJETO DE AÇÃO PROFISSIONAL

IDENTIFICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

GUARATINGUETÁ, 2014

IDENTIFICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS: OPORTUNIDADES PARA A PEQUENA OU MÉDIA EMPRESA

Anderson Eduardo Araújo dos Santos

Luís Marcos Sene

Marco Rogério Melo Oliveira

Regina Helena Ferraracio

Ricardo Alexandre de Castro

Rodrigo Nunes Lima

Resumo

O presente artigo apresenta um referencial teórico sobre as possibilidades de Identificação, Captação de Recursos, Inovação e Tecnologia. O Objetivo geral é identificar quais são as fontes disponíveis para captação de recursos para um produto ou serviço inovador disponível a uma pequena e média empresa.

Como objetivo específico o artigo apresenta uma proposta de viabilidade financeira para uma solução elaborada a partir de identificação de um produto ou um serviço inovador. A trajetória metodológica é composta por uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Os resultados do estudo indicam que o tempo de retorno do investimento seria de 3,23 anos, o que seria aceitável devido aos benefícios futuros que o investimento em um sistema informatizado traria para a empresa em curto espaço de tempo.

Palavras-Chave: Identificação e Captação de Recursos. Inovação e Tecnologia. Transporte.

INTRODUÇÃO:

Identificação e Captação de Recursos se faz necessário para direcionar o crescimento da empresa, são traçadas metas (objetivos) nos quais o projeto de financiamento dos investimentos faz parte.

Apresentamos a oportunidade de um sistema informatizado em uma Central de Aluguel de Veículos com Motorista, diante da percepção dos problemas alarmante existentes a nível do transporte em nosso país, tendo em vista o evento Copa do Mundo FIFA 2014 como grande oportunidade para PME sugerimos o serviço para amenizar o problema de transporte no Brasil.

Abordamos as possibilidades de Identificação e Captação de Recursos, Inovação e Tecnologia para o crescimento de uma empresa.

O estudo apresenta um referencial teórico sobre as possibilidades de Identificação de Captação de Recursos, Inovação e Tecnologia e Comportamento Empreendedor.

O objetivo geral é identificar quais são as fontes disponíveis para a captação de recursos para um produto ou serviço inovador disponível a uma pequena e media empresa.

Como objetivo específico apresenta uma proposta de viabilidade financeira para uma solução elaborada da Identificação de um serviço inovador.

Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo.

O capítulo a seguir tratará da Identificação e Captação de Recursos identificando as fontes de captação.

O capítulo 2 aborda o conceito de Inovação e Tecnologia e sua importância.

O 3º capítulo descreve a oportunidade para a PME.

O capítulo 4 relata a viabilidade financeira.

Por fim os resultados da pesquisa indicam que o tempo de retorno do investimento seria de 3,23 anos, o que seria aceitável devido aos benefícios futuros que o investimento em um sistema informatizado traria para a empresa em curto espaço de tempo.

1 IDENTIFICAÇÃO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Identificação: Ação de identificar, de buscar a natureza das coisas; Tornar idêntico.

Aplicação: Ação de aplicar, de se colocar em prática. Destinar; Empregar.

Recurso: Ato de recorrer, de procurar auxílio; Meio ao qual se destina um fim.

A identificação e captação de recursos parte da necessidade de adequação de uma determinada realidade organizacional, dessa forma recorrem a uma série de meios para alcançar tal objetivo, utilizando-se de capital.

Serve para empresa ter um direcionamento de seu crescimento, além desta meta constar no planejamento, deve desenvolver um projeto de crescimento (objetivos) que englobe entre outros o projeto de financiamento dos investimentos necessários.

Para uma empresa, a identificação e captação de recursos representam sua capacidade de fomentar o crescimento da organização. As alternativas existentes, relativos à identificação e aplicação desses recursos, devem ser mensuradas e para tal, as observações e percepções do profissional atuante, deve permear uma situação favorável à criação de possíveis vantagens. Essas vantagens são geradas pelo formato da estrutura de capital da empresa e o posicionamento do investimento em um grau de maior liquidez ampliando as possibilidades de ganho da organização e a sua consolidação para um crescimento sustentável, ou seja, um crescimento adotado em: Lucro, Homem e Natureza.

Como forma de captação de recursos podemos citar:

1.1 Bancos Públicos – Estes são os principais financiadores para as microempresas.

São bancos controlados e bancados pelo governo ou estado. Logo, é um órgão público, onde para trabalhar numa instituição dessa, deve se fazer prova.

Em momentos de crise, os bancos de varejo (Banco do Brasil e Caixa) são aqueles que mais aumentam a oferta por crédito. Os bancos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com