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IHC - Introdução A Interação Humano-Computador

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Por:   •  15/5/2014  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  1.035 Visualizações

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• 1. IHC - Introdução a Interação Humano-Computador

• 2. Visão Geral • Do Termo em inglês: Human-Computer Interaction – Significados: • Literal: Processo pelo qual os humanos interagem com os computadores • Técnico: Modos, meios e processos pelo qual os seres humanos interagem com dispositivos de computadores. • O design de sistemas interativos preocupa-se com o desenvolvimento de sistemas interativos de alta qualidade, produtos e serviços que combinam com as pessoas e com seus modos de vida.

• 3. Visão Geral • Dispositivos de computação e comunicação estão incorporados a todos os tipos de aparelhos do dia a dia, presentes em vários ambientes e cada vez mais potentes. • Interagir significa relacionar-se, compartilhar, dialogar, impactar o outro, etc.. • E se pudéssemos interagir com os computadores assim como interagimos com as pessoas?

• 4. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) • São sistemas computacionais compostos por – Hardware – Software – Meios de comunicação • São desenvolvidos especificamente para interagir com pessoas – Computadores, Televisores, celulares, raio, internet, Pdas, ...

• 5. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) • As Tics estão incorporadas em nosso cotidiano, ocupando um espaço importante nas nossas vidas, modificando assim as definições de – Quem pode / Quem deve – Como – Quando – Onde – Por que

• 6. • O presidente da empresa se exercita • Enquanto isso, ele esta disponível para: – Receber ligações de negócios – Noticias de seus filhos na escola – Propostas de novos empregos – ... Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Quem Por queO que Onde e quando

• 7. Exemplos de Impacto das TICs • Global – Mobilizações por causas comuns, como exemplo Tsunami, terremoto no Haiti, queda de governos árabes.. – Imprensa de todo o mundo na tela de seu PC ou TV – Conhecimento difundido a todos (inclusão digital?) • Nacional – Votação eletrônica – Projetos de inclusão social – Controle maior sobre governo(?)

• 8. Exemplos de Impacto das TICs iPhone® • Permitiu novos métodos interativos, como exemplo sensores que registravam como o telefone estava sendo segurado com ajuste automatico do modo de retrato para o de paisagem. • Em 2008, a “App Store” foi lançada, transformando o iPhone® em uma plataforma aberta para programadores projetarem e produzirem seu próprio software.

• 9. Exemplos de Impacto das TICs Wii® • Em 2007. a Nintendo® introduziu o Wii® no mercado. • O Wii® era um conceito novo e revolucionário de videogame que usava sensores infravermelhos ligados a uma TV ou outro tipo de monitor para rastrear um bastão que transmitia sinais infravermelhos. • O novo sistema poderia, portanto, registrar vários gestos, como jogar uma bola de boliche, balançar uma raquete de tênis e muitos outros movimentos.

• 10. Exemplos de Impacto das TICs Second Life® • O Second Life é uma imensa comunidade on-line, povoada por animações de pessoas virtuais (chamadas avatares). • Ela consiste em milhares de prédios, parques, praias, fábricas, universidades e tudo que se poderia encontrar no mundo real (e muito mais). • As pessoas criam avatares para representarem a si mesmas nesse mundo virtual.

• 11. Mas por que devemos estudar IHC? Porque computadores estão em todos os lugares!

• 12. Por que estudar IHC? • Sem que existam pessoas para criar soluções ou usar os computadores, eles não existiriam •Para usar algo, precisamos de uma interface * Se a interface não for boa, ficamos estressados e tendemos a não mais utilizar o computador (Falaremos mais sobre interfaces nas próximas aulas)

• 13. Por que estudar IHC? • Ao estudar e entender IHC, estamos nos preparando para: – Desenvolver tecnologias que realmente ajudem • Construir sistemas computacionais que sejam: –Seguros –Produtivos –Práticos –Agradáveis –Estimulantes –Confiáveis

• 14. Diferentes visões sobre sistemas interativos • Fabricantes de Hardware • Desenvolvedores de Software • Vendedores • Equipe de Suporte • Empresas • ... • Usuários • .. CADA ATOR ENXERGA A MESMA TECNOLOGIA SOB UM PONTO DE VISTA COMPLETAMENTE DIFERENTE!

• 15. Exemplo: Software especializado para uma determinada empresa Imagem Disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184

• 16. Diferentes visões sobre sistemas interativos • Como evitar conflito entre o que uma parte deseja e a outra executa? • Identificar os diferentes atores envolvidos e seus reais interesses e pontos de vistas é um grande desafio durante o desenvolvimento de tecnologias • Se é muito fácil haver mal-entendidos na interações pessoas-pessoas, imagine na interação pessoas-computadores...

• 17. Abordagens de Desenvolvimento • Grande parte da computação costuma conceber sistemas interativos de “dentro para fora”, ou seja: – Maior ênfase nas representações de dados, algoritmos de processamento, arquitetura do sistema e tudo o mais envolvido no “funcionamento do sistema” – Costuma-se acreditar que tudo o que for externo ao sistema, vai, de alguma maneira, se ajustar a ele e tirar o melhor proveito de toda a sua capacidade... • Mas , e se isso não acontecer???

• 18. Abordagens de Desenvolvimento • Pensando nisso, a área de IHC busca seguir uma abordagem de “fora para dentro” – Neste modelo, o projeto do sistema interativo procura primeiro conhecer as partes envolvidas, descobrindo: • Seus interesses • Objetivos • Atividades • Responsabilidades • Motivações • Artefatos utilizados • Contexto de uso • Etc... Feito isso, é possível identificar oportunidades de intervenção na interface , tendendo a privilegiar os critérios de qualidade no uso do sistema.

• 19. Abordagens de Desenvolvimento DADOS DADOS CONVENCIONAL IHC Usuários Usuários

• 20. Objetos de estudo em IHC • Natureza da interação • Contexto de uso • Características humanas • Arquitetura de sistemas computacionais • Processo de desenvolvimento

• 21. Objetos de estudo em IHC • Investigar o que ocorre enquanto as pessoas utilizam sistemas interativos, nos permitindo: –Descrever e explicar fenômenos e consequências na vida das pessoas –Prever consequências que a utilização deste sistema trará a pessoa. Natureza da Interação H-C

• 22. Objetos de estudo em IHC • As pessoas possuem modos próprios de interagir, devido ao ambiente social, cultura e contextos a que estão inseridas. –Nem sempre os desenvolvedores/projetistas estão inseridos neste mesmo ambiente/contexto • Estas pessoas trazem consigo conhecimentos e concepções próprios, que com certeza serão refletidos na utilização de determinado sistema interativo. Contexto de uso e características Humanas

• 23. Objetos de estudo em IHC • Também devemos levar em conta características físicas, como visão, audição, tato, limite de movimentação e raciocínio , por exemplo. – Lembre-se, queremos criar sistemas que ajudem, e não que frustrem pessoas! • Mas afinal, o que sabemos sobre nossos usuários? Características Humanas

• 24. Objetos de estudo em IHC Características Humanas • Segundo o IBGE, no Brasil existiam em 2000 aproximadamente 27 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 14,5% da população. • Também tem-se o levantamento de que em 2009, quase 1/3 da população brasileira era analfabeta ou semianalfabeta. Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/00000009352506122012255229285110.pdf A pergunta é: Ao desenvolver um sistema, você tem levado isso em consideração?

• 25. Objetos de estudo em IHC • Mantenha em mente: Devemos sempre construir sistemas que favoreçam a experiência de uso • Dispositivos de E/S são responsáveis por mediar o contato físico entre a pessoa e o sistema, utilizando técnicas como: – Diálogos, formulários, menus, reconhecimento de voz, Entrada de teclado, Etc... • Procura-se aproveitar conceitos já conhecidos pelos usuários, para tornar o aprendizado mais fácil e prazeroso. • Utiliza-se também recursos de computação gráfica, inteligência artificial e diversas outras técnicas para construir interfaces mais poderosas. Arquiteturas de sistemas computacionais

• 26. Objetos de estudo em IHC • Influencia diretamente a qualidade do produto final. – É importante conhecermos os tipos de abordagem de design de IHC, seus métodos, técnicas e ferramentas de construção de interface com o usuário. • Procure conhecer e estudar casos de sucesso e de insucesso de interfaces com usuários o porque isso ocorreu. – Cite alguns casos que você considera sucesso e algumas que considera fracasso Processos de desenvolvimento

• 27. Objetos de estudo em IHC Processos de desenvolvimento Fonte das imagens: stuffthathappens.com (Eric Burke)

• 28. Objetos de estudo em IHC • Cite um sistema com interface simples que seja capaz de: –Calcular expressões aritméticas –Informar a previsão do tempo –Mostrar as horas de qualquer cidade –Converter temperaturas Processos de desenvolvimento

• 29. Objetos de estudo em IHC

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