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Interação Humano-Computador (IHC) E Usabilidade

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Por:   •  16/5/2014  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  688 Visualizações

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Interação Humano-Computador (IHC) e Usabilidade

A Usabilidade é considerada tanto como um campo de estudo como

também um atributo usado para definir a facilidade de uso de um Sistema de

Interação Humano-Computador. Neste capítulo veremos cada um desses itens.

3.1

IHC - Interação Humano-Computador

O interesse em Interação Humano-Computador tem crescido na mesma

proporção que amplia o número de pessoas que utilizam computadores para

realizar as mais diversas tarefas. Segundo HELANDER et al (1997), “IHC tem

sido, por alguns anos, a maior área de pesquisa em ciência da computação,

ergonomia, psicologia da engenharia, e outras disciplinas relacionadas.”(...) Os

autores acreditam que pesquisas neste campo possuem efeitos significativos

no design, por revelar aspectos de tarefas e atividades humanas em termos de

argumentação e descoberta de caminhos efetivos que o provem e justifiquem.

O desenvolvimento de aplicações em computador não pode ocorrer

simplesmente por intuição ou tentativa e erro.

Os autores prevêem que “a facilidade e a qualidade de uso individual à

rede, frente à quantidade crescente de acessos, talvez seja o grande desafio da

pesquisa de Interação Humano-Computador no futuro próximo. Esse estudo

passará a ser fundamental e surgirá inicialmente como grande diferencial em

sites de diversos tipos e finalidades. Análises de modelos mentais de usuários,

através de pesquisas com grupos afins com aplicações de testes de

usabilidade, tornam-se ferramentas indispensáveis no desenvolvimento de

produtos”.

Para PADOVANI (2002), “Interação Humano-Computador é um campo de

estudo interdisciplinar que tem como objetivo geral entender como e porque as

HCI e Usabilidade 31

pessoas utilizam (ou não utilizam) a tecnologia da informação”. A autora nos

lembra que o termo surgiu na década de 80 para descrever um novo campo de

estudo “cuja principal preocupação era como o uso de computadores poderia

enriquecer a vida pessoal e profissional de seus usuários”.

A autora destaca duas definições para IHC:

• Conjunto de processos, diálogos e ações através dos quais um usuário

humano interage com um determinado sistema computadorizado;

• Uma disciplina que se dedica ao design, avaliação e implementação de

sistemas computadorizados interativos para o uso humano, e ao estudo

dos principais fenômenos que circundam essa interação.

WINOGRAD (2003) aponta para uma abordagem mais humana do

assunto, mostrando que “a grande maioria da interação humano-computador é

um passo em algum processo de interação humano-humano”. E acrescenta

ainda que “de ferramentas de busca web a processamento de palavras até a

computação ubíqua, as possibilidades e mudanças tecnológicas derivam de

caminhos onde o computador possa exercer uma função de enriquecer as

formas de comunicação humana”. O autor sugere, desta forma, algumas

implicações para pesquisas futuras, numa perspectiva de Interação Humano-

Computador-Humano.

Hoje o termo aponta outros focos de interesse, “preocupando-se com

todos os aspectos relacionados com a interação entre seres humanos e

computadores”, incluindo a configuração física dos equipamentos (não apenas

computadores propriamente ditos) e o próprio ambiente informatizado. É

importante lembrar que sistemas computadorizados são quaisquer sistemas

tecnológicos com algum tipo de processamento de informação e interação,

como interfaces PDA (personal digital assistance), caixas eletrônicos, máquinas

ou robôs que contenham algum tipo de interface de controle.

3.1.1

O Modelo de Interação Humano-Computador

A Figura 01 apresenta o modelo de MAYHEW (1992) de um sistema

interativo baseado em computadores, composto pelo homem, pelo

computador e pelos limites do sistema. A interseção dos dois círculos

representa a interface humano-computador: “os meios pelos quais cada um

HCI e Usabilidade 32

desses dois subsistemas se comunica com o outro”. (Outros subsistemas

também estão presentes e interferem neste processo, como o ambiente físico,

o ambiente organizacional e o ambiente social).

Figura 01: O modelo de três fases da Interação Humano-Computador (MAYHEW, 1992)

Segundo MAYHEW (1992) e PADOVANI (1998), a Interação Humano-

Computador se dá por um revezamento do domínio do controle da situação,

hora pelo usuário, hora pelo computador, em três fases: Ler-Examinar,

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