TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUÊNCIA DO LENÇOL FREÁTICO NA EXECUÇÃO DE FUNDAÇÃO DIRETA PARA UMA RESIDÊNCIA

Por:   •  14/6/2021  •  Artigo  •  3.679 Palavras (15 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 15

INFLUÊNCIA DO LENÇOL FREÁTICO NA EXECUÇÃO DE FUNDAÇÃO DIRETA PARA UMA RESIDÊNCIA

Eliezio Hungaro de Brito

Douglas

RESUMO

Considerando o tamanho das cidades e o ritmo de crescimento delas, é natural que métodos sejam desenvolvidos e aprimorados para facilitar ou até mesmo tornar possível a execução de uma obra em locais onde alguns fatores não sejam tão favoráveis. O nível d’agua em um terreno com certeza é um fator que se encaixa nessa descrição, já que ele pode interferir na maneira como será conduzido o projeto e principalmente a execução de uma edificação.

Diante disso, o objetivo deste artigo é mostrar como a presença do lençol freático pode interferir na execução da fundação de uma edificação, exigindo interferências na forma convencional de executar a fundação.

Serão descritos quais as interferências e métodos para contorná-las levando em conta principalmente o aspecto de segurança tanto para edificações vizinhas já existentes quanto para os trabalhadores envolvidos.

Palavras-Chave:, nível d’agua, execução de uma edificação, segurança

ABSTRACT

The size of cities and their growth rate, it is natural that methods are developed and improved to facilitate or even make it possible to carry out a work in places where some factors are not so favorable. The water level in a land is certainly a factor that fits this description, as it can interfere in the way the project will be conducted and especially the execution of a building.

Therefore, the objective of this article is to show how the presence of the water table can interfere in the execution of the foundation of a building, requiring interference in the conventional way of executing the foundation.

The interferences and methods to circumvent them will be revealed, taking into account mainly the safety aspect both for existing neighboring buildings and the workers involved.

Key-Words: water level, execution of a building, security

INTRODUÇÃO

Como tantos projetos no Brasil são executados sem supervisão, às vezes passa despercebido a importância de fazer uma análise bem detalhada do projeto de fundação. O tipo de fundação a ser escolhida é um ponto muito importante, mas tão importante quanto, é a análise do solo onde será executada essa fundação devido à variedade de solos e de elementos que podem interferir no momento da execução do projeto.

Neste trabalho serão apresentadas informações relacionadas diretamente a execução de uma fundação direta para uma residência, levando em conta a influência do nível d’agua no momento da execução.

Serão descritos alguns possíveis impedimentos causados pela presença de água e também as soluções que são utilizadas para contornar essas adversidades e possibilitar a execução do projeto de maneira segura tanto do ponto de vista estrutural da edificação quanto do ponto de vista de segurança dos trabalhadores. Os procedimentos descritos neste artigo são normatizados, portanto todas as atividades envolvendo eles são regulamentados e seguros, segundo as respectivas normas.

Levando em conta que a maioria das obras, principalmente na região de Colatina, são obras de pequeno porte que adotam a solução de fundação direta, levantar informações sobre este tópico tem uma grande relevância, já que se trata de um tema onde são levantadas e explicadas questões que fazem parte do dia a dia de grande parte das obras locais e às vezes ignoradas.

1 EXECUÇÃO DA FUNDAÇÃO

A presença de água no local da execução de uma obra é um fato corriqueiro que exige estudo e mão de obra qualificada para dar continuidade ao projeto de forma correta e segura. Encontrar o lençol freático em uma cota alta pode ter várias consequências, desde exigir que sejam feitos procedimentos para possibilitar a execução até inviabilizar dependendo do caso.

É através de sondagens que são obtidas as informações necessárias para realizar o projeto e então executar uma edificação. O método de sondagem mais comum, principalmente em obras de pequeno porte é o Índice de Resistência à Penetração (SPT), que é a sondagem a percussão. A partir desse ensaio, obtém-se a resistência a penetração que o solo apresenta por camadas, extraindo ainda classificações e a profundidade exata em que se encontrou água, como exemplificado na figura 2, um laudo de ensaio SPT.

Figura 2 (NF Soldas, 2014)

Salomão e Jahel dizem que:

A Sondagem a percussão do tipo SPT vem sendo cada mais utilizada entre os canteiros de obra devido a sua grande facilidade de uso, e baixo custo de execução. Mesmo não sendo a opção que proporciona os detalhes mais precisos quanto à informação do solo, esse tipo de sondagem atende na maioria das vezes a demanda de grande parte das obras espalhadas pelo território nacional.

(EMÍLIO AMADOR SALOMÃO, Pedro; SAÚDE JAHEL, Rafael, 2019)

Figura 3 (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Tendo reconhecida sua importância, a análise de solo é uma das etapas que são exigidas pelas normas brasileiras e, dentre os estudos de solo, no mínimo uma sondagem a percussão deve ser realizada.

Executar uma fundação requer condições propícias, além de materiais e mão de obra qualificada. Condições propícias são alcançadas com métodos específicos de construção, obtendo boas condições do solo e tornando o processo de execução seguro. As condições buscadas são obter um solo que seja possível cavar onde será concretado e a cava se mantenha seca e segura para um colaborador trabalhar sem risco de desmoronamento.

Como descrito na NBR 9061, norma que rege as escavações a céu aberto:

É indispensável o levantamento topográfico do terreno, o levantamento das edificações vizinhas (tipo de fundações, cotas de assentamento das fundações, distância à borda da escavação) e das redes de utilidades públicas, não só para a determinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com