TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Casos: INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO:

Este artigo discute a relação entre a educação e a tecnologia, analisando a complexibilidade dos novos desafios pedagógicos para as escolas, onde os professores precisam aprender a gerenciar os vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. Pois muitas instituições exigem mudanças dos professores sem dar-lhes condições para que as efetuem. O objetivo deste trabalho consiste em mostrar como é a realidade das escolas com relação ao uso dos laboratórios de informática, bem como destacar os vários desafios para a execução do processo, onde muitas vezes, as organizações introduzem os computadores, conectam as escolas com Internet e esperam que só isso melhore ou resolva os problemas do ensino. A pesquisa foi realizada através da investigação por meio de questionário e entrevistas, com questões abertas e fechadas, onde foram entrevistados 125 professores da rede pública estadual de Curitiba e Região Metropolitana Norte. Os resultados indicam um grupo de profissionais da educação preocupados com a realidade atual do ensino, com objetivos, propostas e disposição para a melhoria do mesmo. Indica também a necessidade de um melhor acompanhamento do Programa por parte do sistema educacional de ensino. Acredita-se, que os resultados obtidos poderão servir de embasamento para que os coordenadores alisem a eficácia ou não do Programa, na forma como está sendo posto.

Palavras-Chave: Tecnologia, Educação, ensino-aprendizagem

1 INTRODUÇÃO

O período atual está sendo marcado por uma sucessão de transformações em vários setores da sociedade, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das tecnologias da informação, que vem ocorrendo de forma cada vez mais rápida.

A educação vem utilizando a expansão e o barateamento dessa tecnologia em seu favor, através de programas do Governo Federal, em convênio com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), vem implementando o Programa Nacional de Informação na Educação. No Estado do Paraná, foi criado o Paraná Digital que está atuando nas escolas, com a implantação de laboratórios de informática.

Essa disseminação do computador e de todos seus acessórios está provocando uma grande mudança social. O impacto dessa nova tecnologia tem provocado mudanças na educação. Todo esse processo de imbricação entre Educação e Informática no Brasil, tem inicio na década de 70, quando o setor educacional é mobilizado a fim de desenvolver e capacitar recursos humanos necessários ao desenvolvimento da base tecnológica sobre a qual estava se assentando o modelo econômico e social brasileiro Bonilla( 1997).

É dentro desse contexto que foi desenvolvido o trabalho, objetivando relatar a experiências dos professores com relação aos laboratórios de informática, detectando os anseios, dúvidas e sugestões para o bom desempenho do Programa do Paraná Digital. Objetiva também destacar a realidade sobre o uso das ferramentas tecnológicas dispostas nas escolas, bem como a sua importância e a relação do professor com a ferramenta.

A finalidade do trabalho consiste em informar sobre a realidade do uso dos laboratórios de informática nas escolas, bem como detectar as necessidades para o bom desenvolvimento do Programa.

A pesquisa realizada trouxe à tona, uma série de informações, indicando como o professor percebe as necessidades do uso, bem como os vários desafios enfrentados para a sua utilização efetiva dentro do espaço escolar.

O desenvolvimento da pesquisa ocorreu no período de agosto a dezembro de 2008, onde foram entrevistados 125 professores de escolas públicas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana Norte, escolhidos aleatoriamente. Para a coleta de dados foram utilizados questionário e entrevistas, com questões abertas e fechadas, onde as mesmas foram tabuladas analisadas e contextualizadas.

2- O PARANÁ DIGITAL

O governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, está buscando através do Paraná Digital e do Portal Dia a Dia Educação, difundir o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com a ampliação das Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação e com repasse de computadores, com conectividade e a criação de um ambiente virtual para a criação, interação e publicação de dados provenientes das Escolas Públicas do Estado do Paraná. Sendo assim, a Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da Secretaria de Estado da Educação (SEED) está desenvolvendo ações que visam levar por meio de uma rede de computadores, o acesso às tecnologias da informação e comunicação aos professores e alunos da Rede Pública.

Para tanto, se faz necessário a atualização e expansão dos laboratórios de informática educativa, com a adequação do seu espaço físico para a instalação de uma infra-estrutura de alarme, lógica e elétrica para a rede local de informática.

O Paraná Digital é um dos projetos de inclusão digital do Governo do Estado do Paraná, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (SEED), seu objetivo é levar o acesso a Internet, através de uma rede de computadores, aos professores e aos alunos de escolas publicas do Paraná. Com o Paraná Digital, professores, alunos, escola e comunidade terão acesso ao Portal Dia a Dia Educação, que disponibiliza conteúdos de forma pedagogia, auxiliando os professores no preparo das aulas, além de fornecer varias informações administrativas para as escolas.

Percebe-se através desse projeto, que a preocupação com a melhoria da educação, em especial do Estado do Paraná, está cada vez mais acentuada, e diante do atual estágio de desenvolvimento que estamos vivendo, esta , é uma oportunidade que não se pode deixar passar despercebida, pois será de grande valia para o desenvolvimento educacional. Assim, o uso da informática como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizagem poderá apresentar resultados bastante positivos.

Porém a introdução da informática na educação, deverá ocorrer de tal forma, que possa ser utilizada no processo de ensino aprendizagem, trabalhando os conhecimentos através de programas que possibilitem ao aluno a construção do conhecimento. Porém, para que isso ocorra, é necessário um projeto de aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com