TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS DA MADEIRA PARA A UTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  10/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS DA MADEIRA PARA A UTILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Eduardo M. Freitas 

Farley L. Rocha

Matheus A. Costa

Matheus de B. Avelino

Sueydilla G. S. Porto

Rondinelly Geraldo Pereira

Resumo

Utilizada como material de construção através dos séculos, a madeira continua a provocar fascínio, e como material de construção possui características técnicas, econômicas e estéticas que dificilmente se encontra em outros materiais.

Mesmo possuindo todas essas características, a madeira ainda é muito pouco utilizada na construção civil num contexto de paradigma de construção, sendo utilizada quase que exclusivamente para construção de formas para concreto armado ou treliças para telhado.

Entretanto pesquisas estão sendo feitas para melhorar ainda mais as características desse material e algumas para a utilização do mesmo onde menos se espera como na confecção de células fotovoltaicas. O presente trabalho visa demostrar algumas pesquisas que estão sendo feitas com esse material.

Palavras Chave: Madeira, madeira transparente, célula fotovoltaica, madeira plástica.

INTRODUÇÃO

A madeira é um dos materiais de construção mais versáteis, possuindo características que não se encontram ao mesmo tempo em muitos materiais como: apresenta resistência a esforços de compressão e tração na compressão; possui resistência mecânica elevada, sendo superior ao concreto; reduzido peso especifico e uma resistência muito boa a impactos e choques e apresenta boas características térmicas.  Mesmo com todas essas características a madeira somente começou a ser largamente utilizada quando pesquisas foram feitas para reduzir ou anular certas características negativas como: degradação das propriedades e o surgimento de tensões internas que são anuladas por secagem artificial controlada e o controle dos seus principais predadores através de tratamentos de preservação.

Entre aos avanços em tecnologia de madeira, algumas recentes estão sendo pesquisadas como as madeiras plásticas, também conhecida como madeira ecológica e a madeira transparente.[a]

   A madeira plástica é produzida a partir de resíduos sólidos plásticos ou de resíduos da agroindústria como casca de arroz (AMARAL, 2009). A madeira transparente é um desenvolvimento de pesquisadores suecos onde um pigmento da madeira é removido por um processo químico deixando a madeira com uma aparência transparente. Essa tecnologia possui aplicações em estruturas de fachadas e janelas e na produção de células fotovoltaicas (BBC, 2016).

 

METODOLOGIA

 

Foi realizada uma analise descritiva exploratória das principais características desses tipos de madeira (plástica e transparente)[b]. A reciclagem de resíduos plásticos é um grande problema atual o que levou pesquisadores do Instituto de macromoléculas professora Eloisa Mano – IMA, a desenvolverem um tipo de madeira plástica através da reciclagem de polietileno, o IMAWOOD, composto de 75% de polietileno de baixa qualidade e 25% de polietileno de alta densidade (GUAMÁ, 2008). Outra característica muito importante da madeira plástica é sua resistência a praga que normalmente atacam a madeira como cupins. Esse tipo de material possui aparência de madeira natural e pode ser utilizada na fabricação de cadeiras, mesas, armários e, com aplicação direta na construção civil, ser utilizado em pisos, treliças, telhas, janelas, rodapés. Outra característica importante é a possibilidade de receber pregos e parafusos sem apresentar fissuras e quebras.[c]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (223.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com