TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSPEÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Por:   •  29/9/2015  •  Dissertação  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUIÇÃO : FACULDADE ESTACIO DE SÁ

MATERIA: FISICA EXPERIMENTAL I

PROFESSOR (A): ELLEN CONCEIÇÃO

ALUNO: RAFAEL CARVALHO BARBOSA

MATRICULA: 201202053688

PALESTRA: O DESAFIO DA AUTOVISTORIA.

PALESTRANTE: MARCUS POSSI – ENGENHEIRO ELETRECISTA

RESUMO DE PALESTRA

No dia 10 de Setembro de 2014, ás 19h30min no auditório da Estácio em Campos dos Goytacazes, foi ministrada uma palestra para os alunos dos cursos de Engenharia, baseada no tema INSPEÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, com o titulo O DESAFIO DA AUTOVISTORIA.

Também estiveram presente e contribuíram para o tema os Senhores, Sr. Sebestião Petrucio, (Presidente da ANFEA) e o Sr. Luiz Gonzaga (Presidente do Sindicato dos Engenheiros de Campos Goytacazes).

A palestra foi iniciada com os comentários do Sr. Sebestião Petrucio, (Presidente da ANFEA), que enfatizou sobre a importância do evento e abordou informações sobre o lançamento do Guia de inspeção. Logo após o Sr. Luiz Gonzaga (Presidente do Sindicato dos Engenheiros de Campos Goytacazes), comentou sobre a importância do evento e o campo de aplicação das informações que estariam por serem repassadas pelo palestrante principal.

O Sr. Marcus Possi iniciou seu desenvolvimento comentando sobre como iniciou a necessidade de um Guia para Inspeção e emissão de relatórios técnicos da área de elétrica.

A partir de investigação de acidentes que tenham o sinistro como causa principal, chegou se ao dado de que de 90 a 95% dos acidentes acontecem por falta de manutenção no sistema elétrico de empreendimentos que são classificados da seguintes forma;

- Residenciais.

- Comerciais

- Mistos (residencial e comercial).

A falta de manutenção nos sistemas elétricos causam principalmente o curto circuito, que pode ocorrer por diversos fatores como, mal dimensionamento, aquecimento, sobrecarga, falha de projeto, falha de construção entre outros.

Citou também alguns acidentes que repercutiram na mídia nacional como;

- Bonde de Santa Tereza – Descarilhamento.

- Menina que foi eletrocutada em parque de diversão em Minas Gerais.

- Queda e falta de energia no estádio do Engenhão construído para os jogos pan-americanos do Rio de Janeiro.

- Explosão de boeiros na cidade do Rio de Janeiro, em locais sob responsabilidade da concessionária Light.

- Incêndio na Boate Kiss no estado do Rio Grande do Sul.

A partir desses pontos de discursão a prefeitura do Rio de Janeiro, decidiu por elaborar uma Lei onde os prédios (condomínios) terão a responsabilidade por lauda suas instalações elétricas garantindo a segurança de suas instalações e possíveis atingimentos dos vizinhos.

A partir da criação da Lei, o mercado de compra de laudos se aqueceu, provocando um efeito reverse da situação onde engenheiros, técnicos e arquitetos passaram emitir relatórios evasivos que muita da vezes não constavam um mínimo necessário para garantir a credibilidade do laudo.

Diante dessa situação caótica o sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro, tomou a iniciativa de elaborar um guia onde pudesse tanto orientar os clientes que precisam lauda seus imóveis, assim como mencionar parâmetros mínimos para os profissionais da área de elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com