TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARA

Por:   •  23/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARA

ALUNOS:

Ensaio: Equivalente de Areia

Curso: Tecnologia em Estradas.

Fortaleza

2016

Objetivo

Essa norma fixa os requisitos para a determinação do equivalente de areia de solos ou de agregados miúdos. Ela é basicamente a relação volumétrica entre a quantidade de areia e a quantidade de partículas argilosas de um solo.

MATERIAIS

Peneira n°4, proveta cilíndrica, tubo de cobre ou latão de 6,4mm de diâmetro externo e 50cm de comprimento. Um garrafão de 5 litros vedados com rolha de borracha de dois furos e de um tubo de cobre dobrado. O garrafão é colocado 90cm acima da mesa de trabalho. Um tubo de borracha de 5mm de diâmetro interno com uma pinça. Um funil e um pistão de 1kg constituído por uma base metálica de 46cm de comprimento, tendo na extremidade uma sapata cônica de 25,4 de diâmetro, a sapata possui três pequenos parafusos que permitem centra-lo na proveta. 5 litros de solução concentrada (agua destilada, 557g de cloreto de cálcio anidro, 2510g de glicerina U.S.P e 37,5g de formaldeído a 40% de volume.

MÉTODOS

A amostra é obtida com o material que passa na peneira 4,8mm. O ensaio começa com o sifona-se da solução de trabalho para a proveta, até atingir o traço de referência a 10cm da base depois transfere para a proveta com o auxílio do funil o conteúdo do recipiente de medida cheio de amostra, cerca de 110g de material solto, é imprescindível que se bata no fundo da proveta com a palma da mão para deslocar as bolhas de ar e ajudar a molhar a amostra, depois desse procedimento deixa a proveta com a amostra em repouso por 10 minutos. Logo após o repouso tampa-se a proveta com uma rolha de borracha e agita-se em movimentos horizontais, o deslocamento da proveta não deve passar de 20cm, executando assim 90 ciclos completos de vaivém em 30 segundos, retira-se então a rolha da proveta de referência superior a 38cm da base, suspende-se levemente o tubo lavador, logo após isso, deixa-se repousar por mais 20 minutos sem que achar qualquer deslocamento na proveta por esse determinado tempo. Após esse período determina-se o nível superior da suspensão, com precisão de 2mm, se a proveta não for graduada faz-se a leitura com o auxílio de uma régua milimetrada e para finalizar introduz-se o pistão cuidadosamente na proveta, até assenta-lo completamente na areia, gira-se a haste ligeiramente, sem empurra-la para baixo, até que um dos parafusos na sapata se torne visível. O nível do centro do parafuso corresponde ao nível superior da areia.

RESULTADOS

O equivalente de areia varia de 0% a 100%. Acima de 30% é um solo satisfatório, abaixo de 20% é um solo ruim e entre 20% e 30% tem-se que recorrer aos ensaios clássicos de caracterização. Formular para se calcular o equivalente de areia (E.A) é:

                                     E.A: Leitura no topo da areia x100

                                             Leitura no topo da argila

Em nossa primeira amostra a leitura no topo de areia foi de 6,2cm e a leitura no topo de argila 16,8cm e com esses dados aplicamos a formula acima e chegamos em um resultado de 36,90%. Em nossa segunda amostra a leitura no topo de areia foi de 2cm e de argila 20,7cm e posteriormente aplicando a formula acima mais uma vez chegamos ao resultado de 9,6%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com