TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENSINO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA

Por:   •  7/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENSINO

 CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA

Daiane da Silva Moreira

Prática 00 – Preparo de Soluções

Boa Viagem, 2018

Daiane da Silva Moreira

Prática 00 – Preparo de soluções

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Laboratório de Química Inorgânica, no Curso de Licenciatura Plena em Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Prof. Dr. Felipe Domingos de Sousa

Boa Viagem, 2018

RESUMO

Solução é uma mistura homogênea entre duas ou mais substâncias, é formada por  um soluto e um solvente. Na maioria das soluções em que se estuda em química o solvente é a água. A  diluição consiste em adicionar solvente a uma solução, sem modificar a quantidade do soluto. Em que, a quantidade de solvente e o volume da solução aumentam, enquanto a quantidade de soluto permanece igual. O objetivo desse experimento foi colocar em prática a definição de preparo de soluções e diluição de misturas. Através do preparo de soluções concentradas e de soluções-tampão. Para isso foi necessário desenvolver cálculos usando alguns dados como, massa molar, porcentagem, densidade, molaridade, volume e fórmulas como a da diluição de soluções. Como materiais utilizou-se balança, reagentes, balões volumétrico, béqueres, agitador magnético e pipetas. A partir da solução de ácido clorídrico (HCl)  37% preparou-se soluções 1 M e 0,5 M. Com a massa do hidróxido de sódio (NaOH) foi possível preparar soluções 6 M, 1 M, 0,5 M.  E para se preparar uma solução concentrada de cloreto de sódio, foi necessário que calculássemos a massa de (NaCl), podendo produzir uma solução 0,6 M.

Palavras-chave: Soluções, massa, diluição.

Sumário

  1. Introdução..........................................................................................................5
  2. Desenvolvimento...............................................................................................6
  1. Objetivo geral...............................................................................................6
  1. Objetivos específicos...................................................................................6
  1. Materiais utilizados.......................................................................................6
  2. Procedimento experimental..........................................................................7
  3. Resultado e Discussão.................................................................................9
  1. Conclusão........................................................................................................14

Referências....................................…..............................................................15


  1. INTRODUÇÃO

        Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de dois ou mais componentes. Esses componentes é dividido em: soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto. Essas substâncias se encontram distribuídos de  maneira uniforme no sistema. (Carmo, 2005).

          Devido a capacidade de dissolver uma grande quantidade de substâncias, a água é denominada de solvente universal. Em determinadas situações podem surgir dúvidas quanto à determinação do soluto e do solvente. Na maioria dos casos, porém, é possível identificar quem atua como soluto e quem atua como solvente.

          Segundo Pauling (1966), solução é uma mistura homogênea que apresenta composição variada e não pode ser classificada como uma substância.

        É possível classificar as soluções químicas de acordo com sua saturação, ou seja, de acordo com a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvido em uma quantidade especifica de solvente. Essas soluções podem ser classificados em:  

Solução saturada= São aquelas que atingiram o coeficiente de solubilidade. Está no limite da saturação. Contém a máxima quantidade de soluto dissolvido, está em equilíbrio com o soluto não dissolvido em determinada temperatura.

Solução insaturada= São aquelas que contêm menos soluto do que o estabelecido pelo coeficiente de solubilidade.

Solução supersaturada= São aquelas que contêm mais soluto do que o necessário para formar uma solução saturada, em determinada temperatura.

          Russell (1994) define solubilidade com a concentração da solução saturada em um dado solvente. Para o autor, a palavra saturada remete a quantidade de soluto que uma solução pode ter.

          Os laboratórios são equipados com vários recipientes de vidro que indicam volume, no entanto nem todas as vidrarias apresentam a mesma precisão. Entre os materiais encontrados em laboratório para a aferição de volume, pode-se citar: béquer, proveta, balão volumétrico, Erlenmeyer, bureta e pipeta.

        O preparo de uma solução exige atenção a alguns passos, quais sejam: o cálculo da quantidade de soluto a ser utilizada, a medição desse soluto, a sua diluição no meio solvente e homogeneização, seguida de armazenagem. O cálculo da molaridade das soluções é definido como: M= n1/V ou M = m/MM x V

        O cálculo mais comumente empregado na diluição de uma solução é o que relaciona a molaridade e o volume das duas soluções.

M1 x V1 = M2 x V2

        Ao final do preparo de uma solução sempre deve-se etiquetá-las  de forma correta. Colocando o nome da solução, concentração, a data, e o responsável pelo preparo.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1.      Objetivo Geral

Preparar soluções concentradas através de diferentes reagentes

      2.1.1 Objetivos específicos

Preparar uma solução concentrada a partir de um soluto sólido;

Preparar uma solução concentrada a partir de um soluto líquido;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com