TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERDISCIPLINARIDADE E MATRIZ CURRICULAR DE ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  27/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

PROJETO INTERDISCIPLINAR

ATIVIDADE 4: INTERDISCIPLINARIDADE E MATRIZ CURRICULAR DE ENGENHARIA CIVIL

Salvador

Junho, 2017.

ATIVIDADE 4 - INTERDISCIPLINARIDADE E A MATRIZ CURRICULAR DE ENGENHARIA CIVIL

 

Trabalho apresentado a como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Interdisciplinar componente curricular do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica do Salvador.

 

 

 

 

 

 

Salvador

Junho, 2017 

1.0 INTRODUÇÃO

 

         Para uma boa execução de um empreendimento de construção civil, o empreendedor deve-se se atentar desde a escolha e análise do terreno, elaboração do projeto arquitetônico e estrutural e a fase final acompanhada da limpeza e entrega dos imóveis. O importante é que durante o desenvolvimento da obra não ocorram imprevistos que possam atrasar a execução ou atrapalhar o progresso da obra, para isso, é fundamental ter um conhecimento geral de todos os processos que compõem a construção bem como possuir domínio de planejamento e administração do empreendimento.

 

                Normalmente as execuções de construção civil seguem um modelo, a depender da obra, onde se tem  noção de como realizar um cronograma para melhor planejamento e desenvolvimentos dos projetos. É de extrema importância que o processo de construção seja bastante organizada e definida, caso contrário o empreendimento a ser construído poderá acarretar custos extras que não serão interessantes para o empreendedor.

                

                Durante a graduação no Curso de Engenharia Civil na Universidade Católica do Salvador, encontra-se na matriz curricular disciplinas que auxiliam os alunos a como executar uma obra de construção civil. O objetivo da Universidade é tornar os estudantes capacitados para enfrentar o mercado de trabalho com um conhecimento amplo gerado pela introdução de disciplinas de eixo e conhecimentos da engenharia trazidos pelas matérias específicas do curso.

 

                As disciplinas de eixo geral tem sua importância em trazer para o estudante conhecimento além daqueles envolvidos na construção civil. É necessário que além de profissionais, o aluno saia tendo conhecimento de como se comportar em uma sociedade, seus direitos e deveres como cidadão. As disciplinas específicas trazem a teoria necessária para se graduar em engenharia civil, conhecimentos que devem ser adquiridos para capacitar-se em ser engenheiro envolvendo toda parte executiva, administrativa e de planejamento que encabe a profissão.

  2.0  PROCESSOS CONSTRUTIVOS

Por trás de uma obra de construção civil existem muitos processos e etapas para que se tenha o empreendimento pronto e adequado para uso. Etapas essas que precisam ser bem planejadas para que não se tenha prejuízos e atrase o andamento da obra,  além disso, é de extrema importância se ter um conhecimento amplo e geral de todo o processo construtivo. A seguir será abordado de forma sintética as etapas gerais de uma obra.

O primeiro passo para se iniciar uma obra é a escolha e compra do terreno, dentro dessa etapa são envolvidas muitas outras como o preço do terreno, a característica do solo, que se faz necessária uma análise se precisa de aterro ou compactação, fornecimento de água e energia, infraestrutura sanitária do bairro, segurança, posição nascente e as condições de acesso ao transporte público. E não pode esquecer de verificar toda a documentação do terreno antes de começar a construção.

A próxima etapa é a elaboração do projeto arquitetônico, de extrema importância em qualquer empreendimento pois é a partir disso que serão desenvolvidas as outras etapas da obra. É necessário a contratação de um bom arquiteto para o anteprojeto para não se ter problemas futuros. Após a aprovação do projeto, ele tem que passar pela prefeitura para a verificação do código de obras do município.

Feito e aprovado o projeto arquitetônico, vem a fase dos projetos complementares que são: projeto estrutural, de execução, instalações elétricas, hidro-sanitárias (esgoto, água fria e quente), telefonia, internet, gás. Fase que requer muita atenção no serviço contratado para se ter uma obra de qualidade e segurança.

A fase da elaboração do orçamento da obra é uma das mais importantes para o sucesso de um empreendimento, visto que para obter o lucro é necessário a análise dos mínimos detalhes no planejamento dos gastos. Verificar todos os materiais necessários e os seus respectivos quantitativos é imprescindível. Feito isso, não pode deixar de levar em consideração o planejamento da obra, pois sem ele não se tem um controle das atividades que estão sendo executadas e nem o seu prazo de término.  

Após todas essas etapas citadas anteriormente para que a obra de fato se inicie, são necessários alguns serviços preliminares como a limpeza e fechamento do terreno, marcação do gabarito, montagem do canteiro de obras, definição dos eixos da fundação e serviço de terraplanagem. O tipo de fundação a ser utilizado é definido no projeto de cálculo estrutural. A etapa de estrutura ou superestrutura é onde se constrói a sustentação da edificação formada por pilares vigas e lajes, feito isso vem a etapa de paredes e vedações onde se separa os ambientes com paredes externas e internas. Para fechar esse processo vem a cobertura que são os telhados ou laje superior.

As instalações começam a ser feitas quando mais de cinquenta por cento da obra já está em andamento. É uma fase que requer muitos cuidados e atenção nas especificações nas normas de cada uma delas, como a instalação hidrossanitárias, instalações elétricas e também as instalações de TV, ar condicionado, gás, telefonia, internet que são chamadas de instalações complementares. Assim, como a fase de acabamento e revestimentos, junto com a parte estética que vão envolver as esquadrias, pinturas e texturas, louças e metais sanitários e o paisagismo, para por fim, com todas estas etapas concluídas vir a limpeza geral da obra e  posteriormente a entrega da construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com