TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  18/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PITÁGORAS

RAIMUNDA MIGUELINA CORREIA SOUSA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA CIVIL

RAIMUNDA MIGUELINA CORREIA SOUSA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM ENGENHARIA CIVIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia Civil da IES Faculdade Pitágoras, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Engenharia Civil.

Coordenador de Curso: Luciana Protazio Dias Araújo

SÃO LUÍS

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO 6

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS 7

4 DISCUSSÕES 8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Realizou-se o estágio com o a pessoa física João Pedro Costa de Sousa Nascimento o escritório fica localizada, rua i, quadra 21, nº42, bairro Cohatrac, São Luis.

No Brasil, a Engenharia é indispensável para o desenvolvimento na infraestrutura, procurando melhorar os serviços prestados à sociedade e para a resolução de problemas de caráter econômico e social.

De acordo com Rohan et al (2016) A Engenharia Civil evoluiu de forma acelerada, modificando seus próprios conceitos e modernalizando-se mediante o desenvolvimento de novas tecnologias, novos paradigmas. Dentre esses, as novas concepções gerencias, técnicas e, em especial, as novas discussões e exigências relativas aos impactos causados no meio ambiente, bem como, os relacionados à responsabilidade social e aos aspectos econômicos. Essa nova realidade em constante transformação exige que os profissionais de engenharia civil se adéquem, se capacitem, se qualifiquem permanentemente, para atender a esse mercado cada vez mais competitivo e sempre em renovação.

A construção civil para CAVALCANTI (2011) é um dos setores do mercado produtivo que se faz presente em todos os locais. É uma atividade de grande importância, pois é geradora de emprego para a sociedade, visto que absorve grande número de mão de obra em diversos setores, e, além disso, faz com que o país alcance níveis superiores com a participação no PIB (Produto Interno Bruto) e redução no déficit habitacional com a construção de novas moradias.

A construção civil engloba muitas atividades de produção de obras. Algumas áreas exercidas são planejamento e projeto, execução e acompanhamento, manutenção e restauração de obras. O Planejamento e Projeto envolvem as atividades ao anteprojeto, diagnósticos e viabilidade econômica. O objetivo do planejamento de obras é prognosticar os riscos os impactos positivos e negativos da construção do projeto. A Execução é uma grande responsabilidade, pois nela deve-se ter cuidado para evitar transtorno na obra é na execução que inicia as contratações de serviços e mãos de obras.

O engenheiro civil é um profissional que destaca o seu cargo da engenharia, para o desenvolvimento tecnológico, são profissionais associados á melhoria nos produtos, gestão, atividades inovadoras e produção. O profissional habilitado pode enfrentar projetos de construções como edificações de edifícios, casas, hidrelétricas, túneis, metrôs, portos, barragens, estádios, aeroportos, ferrovias e até mesmo propor novas soluções tecnológicas para o melhor bem-estar da sociedade.

O engenheiro João Pedro trabalha acompanhando obras, ele segue algumas etapas para desempenhar sua função, primeiro ele faz o planejamento como compra de matérias estocagem e o desdobramento do processo da construção.

Este trabalho tem como objetivo de desenvolver e aplicar o conhecimento adquirido durante este tempo que se esteve na faculdade e também colocar em prática a participação, em situações reais no campo de trabalho da vida profissional utilizando as informações teóricas e técnicas adquiridas em sala de aula.

Relatar todas as experiências acontecidas durante as atividades proposto na disciplina estágio supervisionado. Essas atividades desenvolvidas relatam sobre os acontecimentos que ocorreram no canteiro de obras, execução de projetos e acompanhamento de alvenaria o engenheiro tem uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados e qualificados para prestar serviços na construção civis.

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO

O engenheiro João Pedro tem a missão de promover a satisfação dos seus clientes, colaboradores e a comunidade através da execução de atividades planejadas no segmento da construção civil, colocando em pratica a inovação, a qualidade do produto, a melhoria contínua dos processos e a responsabilidade social. A visão é ser conhecido pelo mercado e pela indústria da construção civil ser referência em qualidade e eficiência. Os valores é a responsabilidade profissional, responsabilidade socioambiental, inovação, ética profissional, agilidade, segurança e transparência.

O Estágio foi realizado com atividades práticas em algumas obras localizada nos bairro Alto do Turu e Jardim Turu em São José de Ribamar/Ma e uma reforma de uma escola no bairro Cohatrac em São Luis. Em campo, possui um Engenheiro e mais três pedreiros além de um encarregado de obras. No local possui um espaço para a criação de uma área de lazer e uma reforma na área de serviço. Todo ambiente da obra era limpo diariamente para não gerar incômodo.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com