TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO SOBRE VISCOSIMETRO COPO FORD

Por:   •  3/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  1.949 Visualizações

Página 1 de 2

  1. INTRODUÇÃO

O estudo apresentado consiste em analisar a viscosidade cinemática em sistemas hidráulicos para movimentação de máquinas, onde se empregou a utilização de um dispositivo denominado “Viscosímetro do Tipo Copo Ford”.

Atualmente no mercado existem vários tipos de instrumentos para medir viscosidade cinemática de produtos com propriedades newtonianas. Um desses instrumentos é o viscosímetro do tipo copo Ford, figura 1, sendo de fácil manuseio e utilização e que será estudado de forma minuciosa neste estudo em questão.

[pic 1]

Figura 1. Viscosímetro copo Ford.

O viscosímetro do tipo copo Ford é um tradicional instrumento, frequentemente utilizado no controle de viscosidade cinemática de fluidos, tais como tintas, vernizes, óleos, resinas, etc. Neste trabalho, sua utilização será para medir o Óleo ISO VG 68, usado especificamente neste estudo, em sistemas hidráulicos para movimentação de máquinas.

O viscosímetro copo Ford é fabricado normalmente em alumínio polido e possui um orifício, por onde escoa o fluido, feito em aço inoxidável e polido por dentro, com nível ou não, e pés niveladores que asseguram leveza e exatidão durante as medições. A utilização dos Copos Ford é extremamente simples e permite ao usuário efetuar medições em qualquer local, desde que estejam de acordo com as condições das normas existentes.

De acordo com a norma NBR 5849, o viscosímetro do tipo copo Ford deve ser calibrado utilizando-se, no mínimo, três óleos de viscosidade cinemática conhecida, de tal modo que seja abrangida a faixa de medição do viscosímetro, de 20s a 100s. Devem ser determinados e comparados os desvios dos valores, obtidos dos três óleos em relação aos valores de um gráfico ou equação padrão definida pela norma. Para desvios de até 3%, o viscosímetro será utilizado sem correção; para desvios de 3% a 10 %, deverão ser corrigidos através da curva de calibração e para desvios acima de 10%, recomenda-se a troca do orifício e uma nova calibração do viscosímetro.

Portanto, em aplicações e sistemas hidráulicos que exigem uma medição precisa da viscosidade do fluído, torna-se aconselhável o uso de dispositivos de medição, neste caso o Viscosímetro do tipo copo Ford, para assegurar-se o bom funcionamento do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com