TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO SUSTENTABILIDADE ESTÁGIO

Por:   •  25/11/2018  •  Seminário  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

                 A evolução da sociedade e sua modernização levaram às transformações nos espaços da natureza. O processo de industrialização e urbanização frutos da expansão do capitalismo só foram possíveis devido à ação e produção humana sobre o mundo. Dentro desse contexto, surgiu-se o tema sustentabilidade.

                 Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Pode-se dizer, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

A preservação ao meio ambiente tem sido um tema recorrente em todo o mundo, no qual a construção civil tem sido apontada como entre os principais setores que agridem o meio ambiente (FRANCE, 2013 apud NOVIS, 2014).

A constituição das cidades exigiu qualificação e técnicas mais apropriadas e vantajosas para se construir edifícios cada vez mais sustentáveis. Surgem as edificações concebidas com responsabilidade social.

É urgente a identificação das características técnicas que propiciem a execução de um edifício ecologicamente correto tais como: condicionamento de ar, posicionamento de fachada em relação ao nascente/poente do sol, destinação de resíduos sólidos, reuso de água dentre outros. Encontra-se no exterior e no Brasil exemplos de empreendimentos sustentáveis como: Bank of America, Nova Iorque – EUA; Crystal Island, Moscou – Rússia; Bairro Jardim das Perdizes, São Paulo – Brasil; Edifício Eco Berrini, São Paulo – Brasil.

Dessa forma, o seminário apresentado tem por tema a discussão da sustentabilidade na construção civil. Com isso, o trabalho aprofundará sobre, sistema construtivo, fornecimento de água, eletricidade, iluminação e tratamento de esgoto em um projeto de construção de uma residência sustentável, a ser determinada no decorrer do desenvolvimento da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com