TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO DE MAPEAMENTO

Tese: INVESTIGAÇÃO DE MAPEAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1- MAPEAMENTO DA PESQUISA

* ESTRUTURA

* LOGISTICA DE ABASTECIMENTO

2- CONTEXTUALIZAÇÃO

* PROBLEMATICA

3- FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

4- ANÁLISE E INTERPRETAÇÕES

* MÉTODOS APLICADOS

* MELHORIAS NA LOGISCA

REFERÊNCIAS

Mapeamento de Pesquisa

Auto Posto Mercosul.

CNPJ: 106965530001-84.

Endereço: Rua José Clodoaldo Palma, nº52 Santos Dumont- Três Lagoas/MS

Contato no posto: Luana

A estrutura do posto é composta por 02 atendentes de balcão e 2 operadores de caixa que atende a conveniência, 01 gerente de pista e1 geral e 05 frentistas e 1 trocador de óleo.

Logística do abastecimento

* Abastecimento

O caminhão-tanque que traz o combustível da distribuidora ao posto tem até quatro compartimentos - um para gasolina, um segundo para álcool e um terceiro para diesel, a capacidade máxima é de 15 mil litros e a descarga, que rola em média a cada dois dias, dura 15 minutos.

* Aterramento

A descarga de combustível exige cuidados como o aterramento, que serve para descarregar a eletricidade acumulada na carroceria por causa do atrito do ar com a superfície metálica do caminhão, que pode dar choque, para fazer a operação, um cabo de cobre (o famoso fio terra) é ligado a uma haste também de cobre no solo do posto.

* Linhas de abastecimento

São canos que interligam as bombas de combustível e os tanques, desde o recebimento de produto do caminhão-tanque até o abastecimento dos carros, são feitos de materiais flexíveis, resistentes à corrosão e inertes - ou seja, não reagem com os combustíveis.

* Tanque

O tanque subterrâneo é um reservatório de aço carbono, com capacidade para até 15 e 20 mil litros, os tanques tem três compartimentos internos para armazenar gasolina, álcool e diesel e subcompartimentos para as variedades comuns aditivadas e Premium.

* Sensores

O posto possui um equipamento de monitoramento eletrônico que mostram o volume e a altura do combustível no tanque, a temperatura, o quanto foi vendido, permitindo o controle de estoque etc. São os sensores instalados dentro do tanque que transmitem todas essas informações a um computador.

* Tanque vazio

O bico da bomba "descobre" que o tanque está cheio graças a um pequeno tubo que corre dentro do cano de combustível. Ligado a um sistema de sucção, esse tubo "suga" ar do tanque de gasolina. A chave de seu funcionamento é um diafragma flexível que tem um buraquinho para o ar exterior

* Filtro de diesel

Entre todos os combustíveis utilizados pelos veículos, o óleo diesel é o que tem o menor grau de pureza. Por isso, antes de ir para o motor dos caminhões, ele passa por filtros de papel prensado, que retêm do lado de fora as impurezas (partículas microscópicas) mais grosseiras.

* Tanque cheio

Quando o tanque enche, o combustível bloqueia a entrada do tubo de sucção. É como sugar um canudinho com a ponta tampada - as paredes do canudo se contraem pela queda de pressão interna. No tubo de sucção, a queda de pressão faz o diafragma expandir, tocando o gatilho da bomba e "travando" o fluxo de combustível.

* Limpeza

Para impedir que o líquido que sai dos carros suje a cidade, os postos são rodeados por uma canaleta que leva os óleos e a água para uma caixa de separação. Como óleo e água têm densidades diferentes (eles não se misturam, o óleo fica por cima), fica fácil recolhê-los em caixas diferentes.

* Bomba

A bomba "de verdade" não está na parte que a gente vê: ela fica no nível do solo, e utiliza um motorzinho para sugar a gasolina direta dos tanques subterrâneos. Na parte superior, um sensor medidor de vazão transmite a um microprocessador a quantidade de combustível e o valor total que o cliente deve pagar.

Contextualização da pesquisa

A finalidade de pesquisar este estabelecimento é apresentar um estudo sobre a satisfação do consumidor final de combustível desde o atendimento ate a finalização dos professores e até mesmo a pós-venda através dos melhores clientes em carteira (em banco de dados), e usando também a uma melhoria de uma mudança acompanhada pelos clientes exigentes. Portanto, o mérito é apresentar a importância de aplicar no posto um controle de qualidade, buscando a excelência no atendimento e satisfação de seus clientes.

Fundamentações teóricas

A história da distribuição de combustível no Brasil esta entrelaçada com a criação da estatal Petrobras, em 1953. Com a criação desta a União monopolizou o controle da extração do petróleo em território Nacional.

Atualmente contamos com um complexo sistema de distribuição de combustíveis. Dados registram que no país existem 201 distribuidoras de combustíveis, 391 TRR (TRANSPORTADOR REVENDEDOR RETALHISTA) e 37.257 Revendedores de Combustíveis (postos), dentro desses 16.233 são bandeiras brancas. O consumo médio brasileiro equivale a 108.803 bilhões de litros de combustíveis anuais. ANP (2010).

A cadeia de suprimento do setor de combustíveis é formada por: refinarias, bases distribuidoras, transportador revendedor retalhista – TRR e postos revendedores. A produção dos combustíveis é de responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com