TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLES INTERNOS: UTILIZAÇÃO NA GESTÃO DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.417 Palavras (14 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDUARDA THAÍS MACHADO DA SILVA

CONTROLES INTERNOS: UTILIZAÇÃO NA GESTÃO DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA NO RIO GRANDE DO SUL

VACARIA

2015

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VACARIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDUARDA THAÍS MACHADO DA SILVA

CONTROLES INTERNOS: UTILIZAÇÃO NA GESTÃO DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA NO RIO GRANDE DO SUL

Monografia apresentada como requisito para a obtenção do Grau de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul

Orientador: Prof. Prof. Ms. – Marco André Pegorini.

VACARIA

2015

SUMÁRIO

 

1 INTRODUÇÃO        4

2 TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA        5

2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA        5

2.2 MOTIVAÇÃO DA ESCOLHA DO TEMA        6

2.3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA        6

3 HIPÓTESES OU PROPOSIÇÕES        7

4 OBJETIVOS        7

4.1 OBJETIVO GERAL        7

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

5 JUSTIFICATIVA        7

6 REFERENCIAL TEÓRICO        9

7 METODOLOGIA        13

7.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA        13

7.2 PROCEDIMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS _        14

8 CRONOGRAMA        14

 REFERÊNCIAS         15

 REFERÊNCIAS         16


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade identificar como os empreendedores rurais estão gerindo seu negócio, ou seja, quais os controles internos são utilizados por eles em suas pequenas propriedades rurais.

Cada vez mais o produtor rural necessita de uma gestão eficiente. Vemos que não significa, necessariamente, que quem tem uma maior produção se sobressaia em um maior lucro, sendo assim é preciso gerir com uma maior qualidade, planejando e organizando desde o plantio à situação financeira.

Acredita-se que quem não possui nenhum tipo de controle interno tem dificuldade para administrar sua organização, pois há necessidade de conhecimento, organização e estratégias para que consiga alcançar um produtor diferenciado com qualidade e para que na hora da venda não haja prejuízos.

O empreendimento rural bem administrado obtém melhores resultados, ou seja, quando bem utilizadas às praticas de gestão nas propriedades contribui positivamente para o desenvolvimento das mesmas. Sendo assim será estudado o controle interno como ferramenta de gestão em pequenas propriedades rurais dos campos de cima da serra.


TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA

DELIMITAÇÃO DO TEMA

O Brasil tem grande força para o agronegócio, tanto com clima como com o solo, “nos dias de hoje, o agronegócio tornou-se uma opção de desenvolvimento econômico para o agricultor, oportunizando uma melhor qualidade de vida na zona rural do RS, através da produção agrícola” (Vieira 2000 aput Ruas et al, 2008),

Agribusiness, ou Agronegócio pode ser definido como:

O conjunto de todas as operações e transações envolvidas desde a fabricação dos insumos agropecuários, das operações de produção nas unidades agropecuárias, até o processamento e distribuição e consumo dos produtos agropecuários “in natura” ou industrializados (ARAÚJO, 2003, p.28).

Antigamente não havia a necessidade de usar tecnologias ou gestão “o sistema de produção agrícola há alguns anos, consistia na não especialização de uma só cultura dentro das propriedades, ou seja, produziam e processavam vários produtos dentro da propriedade” (Pereira, de Paula 2009). Porem, muitos agricultores ainda não se atualizaram assim não sabem qual o custo teve seu produto vendido e muito menos seu lucro, mas em função da competividade esses pequenos erros não podem continuar acontecendo, o mercado pede profissionais na área e não aceitam mais “amadores”.  Segundo o SENAR (2015),

Algumas fontes consideram o Brasil como um dos únicos países do mundo com quantidade de terras agricultáveis capaz de enfrentar o grande desafio dos próximos anos para alimentar toda a demanda da população mundial, mas isso só será possível com as devidas adequações no sistema agrícola atual. (SENAR 2015),

Por esses motivos o planejamento de uma boa gestão é indispensável, Marion e Segatti, (2005) citam que é fundamental um conjunto de informações gerenciais, que são definidos como controles que garantam a precisão e a veracidade dos registros, englobando o todo da empresa, para que todos os setores sejam analisados.

Contudo podem ser resolvidos alguns problemas desses pequenos empreendimentos rurais, com controles internos aplicados adequadamente em sua gestão para que eles possam obter a melhor eficiência.

MOTIVAÇÃO DA ESCOLHA DO TEMA

Na atual situação econômica onde se encontra o pais com o desenvolvimento e o avanço tecnológico é de suma importância que pequenas propriedades rurais tenham uma gestão adequada para se destacar em meio as outras. Entende-se que é um tema importante para todo o setor do agronegócio regional, tendo em vista que esta atividade econômica é a mais importante da região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.  

Existem várias áreas para pesquisas sobre o agronegócio Brasileiro, mas para fins do estudo aqui proposto, entendeu-se que a melhor forma de uma pequena propriedade rural obter melhorias em sua gestão é possuir um bom controle interno. Para que possa controlar as despesas e lucros, planejar suas atividades diárias e ter mais qualidade tanto nas suas atividades diária quanto no produto oferecido.

Assim, definiu-se como delimitação do tema para pesquisa o uso de controles internos como uma ferramenta fundamental para um empreendimento rural crescer, se organizar e melhorar sua produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (474 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com