TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO/IEC 9126

Trabalho Escolar: ISO/IEC 9126. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Esta parte da NBR ISO/IEC 9126 descreve um modelo de qualidade do produto de software, composto de duas partes:

a) Qualidade interna e qualidade externa e b) Qualidade em uso. A primeira parte do modelo especifica seis características para qualidade interna e externa, as quais são por sua vez subdivididas em subcaracterísticas. Estas subcaracterísticas são manifestadas externamente, quando o software é utilizado como parte de um sistema computacional, e são resultantes de atributos internos do software.

A segunda parte do modelo especifica quatro características de qualidade em uso, mas não apresenta o modelo de qualidade em uso além do nível de característica. Qualidade em uso é, para o usuário, o efeito combinado das seis características de qualidade do produto de software.

Iremos focar no modelo de qualidade externa e interna. Ele categoriza os atributos de qualidade de software em seis características (funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade) as quais são, por sua vez, subdivididas em subcaracterísticas. As subcaracterísticas podem ser medidas por meio de métricas externas e internas.

2. Abordagens para qualidade

A qualidade de processo (a qualidade de qualquer processo do ciclo de vida como definido na NBR ISO/IEC 12207) contribui para melhorar a qualidade do produto e a qualidade do produto contribui para melhorar a qualidade em uso.

Por isso, avaliar e melhorar o processo são um meio de melhorar a qualidade do produto, assim como avaliar e melhorar a qualidade do produto é um meio de melhorar a qualidade em uso. De forma similar, avaliar a qualidade em uso pode fornecer feedback para melhorar um produto e avaliar um produto pode fornecer feedback para melhorar um processo.

Os requisitos de qualidade externa os requisitos de qualidade externa são usados como meta para validação em vários estágios de desenvolvimento.

Os requisitos de qualidade interna os requisitos de qualidade interna são usados para especificar as propriedades dos produtos intermediários.

Qualidade interna é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista interno.

Qualidade externa estimada (ou prevista) é a qualidade estimada ou prevista para o produto final de software, em cada estágio de desenvolvimento e para cada característica de qualidade, baseada no conhecimento da qualidade interna.

Qualidade externa é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista externo.

Qualidade em uso estimada (ou prevista) é a qualidade estimada ou prevista para o produto final de software, em cada estágio de desenvolvimento e para cada característica de qualidade em uso, baseada no conhecimento da qualidade interna e externa.

Qualidade em uso é a visão da qualidade do produto de software do ponto de vista do usuário, quando este produto é usado em um ambiente e um contexto de uso especificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com