TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 9000

Pesquisas Acadêmicas: Iso 9000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO

Nos dias atuais, torna-se necessário que as empresas adotem um sistema de gestão da qualidade, pois fornece aos seus clientes uma evidência tangível da sua preocupação com a qualidade, principalmente no que diz respeito em manter a qualidade alcançada e organização de seus produtos. Para tal, em 1947 surge a sigla “ISO” 9000, que refere à denominação de igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças. A função é promover a normatização de produtos e serviços para que as qualidades dos mesmos sejam permanentemente melhoradas.

INTRODUÇÃO

Na gestão de qualidade, a ISO 9000 é um conjunto de normas e técnicas para os diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins. O International Organization for Standardization (ISO) foi criado em Genebra, na Suíça, em 1947. Uma instituição sem vínculos governamentais, que atua na área de qualificação dos produtos, processos, materiais e serviços.

Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos,processos e serviços.

DESENVOLVIMENTO

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

O ISO 9000 tem várias versões. Essas, que expõem os fundamentos de sistema de gestão de qualidade. No Brasil, está associada à Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e forma as siglas ABNT NBR ISO 9000. O conjunto de normas e técnicas é de aplicação em instituições que buscam a gestão de qualidade; confiança nos fornecedores, qualidade do produto, satisfação do cliente e etc.

Em sua essência, a ISO 9000 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, através de uma série de ações, que podemos destacar: Empresa Totalmente comprometida; Adequado gerenciamento; Existência de procedimentos; Monitoramento dos processos.

A implantação da ISO 9000 dentro da organização

Quando falamos nos processos da série ISO 9000, não significa somente alcançar os quesitos exigidos pelos órgãos certificadores de qualidade total, mas sim fazer com que as empresas certificadas apresentem produtos e serviços com credibilidade a seus clientes externos e fornecedores. Dentro deste enfoque destaca – se a área de Recursos Humanos como sendo uma das que mais participam do processo com um grande envolvimento, principalmente no que diz respeito à capacitação e desenvolvimento de pessoas.

Passo a passo para uma implantação de sucesso:

• Criar um ambiente propício - Os colaboradores precisam se sentir motivados a realizar as atividades de natureza diferentes e complexas.

• Escolha do método de Implantação - Qual recurso será utilizado como apoio (empresa de consutoria, novos colaboradores especializados, etc)

• Pessoa responsável pela certificação dentro da organização - Escolha de um representante dentro da organização, que irá ficar responsável por esta implantação, normalmente é escolhida alguém da área da qualidade ou representante da direção.

• Diagnóstico e planejamento - Traçar muito bem todo o trabalho que será realizado para a implantação, pois são muitos processos detalhados e a partir destes projetos escritos, precisam ser seguidos por todos.

• Envolvimento dos colaboradores - O envolvimento das pessoas da organização é o principal percalço para se conseguir o certificado ISO. E, muitas vezes, elas não são as culpadas. Isso porque é da natureza humana algum temor quando mudanças estão a caminho. Em uma empresa, somente a notícia do processo de implementação já pode gerar desconfiança e boatos sobre demissões e questões sobre a saúde financeira da companhia. Por isso, cabe à alta direção manter uma comunicação eficiente com os colaboradores sobre

essa grande decisão: a implementação da ISO. Explicar os benefícios, a necessidade de colaboração mútua e até enumerar os desafios que serão enfrentados pode ajudar a criar um clima melhor durante o processo.

• Criação de documentos e processos - Nessa fase os esforços devem ser concentrados para a criação e alteração de todos os documentos e processos que guiarão o sistema de gestão da qualidade e a melhoria contínua da sua empresa.

• Auditoria Interna - Terminado o processo de implementação, é realizada uma pré-auditoria ou auditoria interna, para serem verificados possíveis erros do processo, pontos em que é necessária alguma mudança ou até mesmo a inclusão de dados complementares. Esta avaliação não é oficial, por isso qualquer não conformidade não é sinal de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com