TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade Visual: A Personalidade Representativa Da Empresa.

Artigos Científicos: Identidade Visual: A Personalidade Representativa Da Empresa.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 3

dentidade Visual: a personalidade representativa da empresa.

Na criação de uma identidade visual, a tarefa principal é definir um conceito adequado à representação da marca, caracterizando a personalidade da empresa em um símbolo.

Trata-se da representação gráfica da identidade corporativa, mesclado aos conceitos e valores da empresa.

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente e de forma sistematizada, um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base uma logomarca integrada a um logotipo. Em alguns casos, a base pode ser simplesmente a logomarca ou o logotipo.

A logomarca faz parte da identidade visual. É um símbolo perceptivo, uma "expressão" simbólica associada a um conjunto de cores. Representa a "personalidade" da empresa.

Portanto, a identidade visual trata-se unicamente de uma representação gráfica da identidade corporativa, mesclado aos conceitos e valores da empresa. Por mais que possa parecer simples, o processo de criação de uma identidade visual pode ser bem complicado. Tudo depende do momento e da situação dos profissionais envolvidos, agregado aos fatores do mercado atual, marcado pelas nuances econômicas.

Diversos fatores estão envolvidos na metodologia da criação, merecendo destaque:

A cultura da empresa

O seu posicionamento no mercado

A imagem perante o público

Objetivos

Foco

Missão

Identidade Visual: a personalidade representativa da empresaMuitas vezes, definir o conceito adequado torna-se moroso. Existe certa dificuldade na elaboração inicial. A saturação do mercado gera um fator denominado "saturação informativa". Nesse momento, a cautela e o cuidado são primordiais para que a criação possa ter um diferencial frente às existentes no mercado.

Depois de criada passa a ser o alicerce, a base de toda identidade do negócio. Toda credibilidade, confiança e respeito que uma empresa, produto ou serviço possam recebem inicialmente, estão associados diretamente ao seu visual criativo.

O impacto que a logomarca causa frente à concorrência e ao público consumidor se deve a associação da criação com as características intrínsecas do negócio. É um casamento e para que seja duradouro, existem regras a serem seguidas.

Identidade Visual: a personalidade representativa da empresaO processo de criação é minucioso e rodeado de inúmeros critérios. Para que o conceito não se desvie quando utilizado no meio externo (gráfico e eletrônico), causando "ruídos" e "interferências", é criado um documento técnico que estabelece as normas e os critérios técnicos de reprodução da marca, denominado manual de identidade visual. Esse documento é fundamental e sempre é definido depois da etapa criativa.

Uma questão muito importante é ter ciência de que marca não é sinônimo de logomarca. Logomarca é a representação gráfica de um negócio. A marca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com