TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIDADE Visuals

Tese: IDENTIDADE Visuals. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 2

Contextualização

ELEMENTOS DE IDENTIDADE VISUAL

Elementos básicos da identidade visual: o logo tipo, o símbolo, a marca, as cores institucionais e o alfabeto institucional, além de outros eventuais elementos acessórios, que são aplicados em itens específicos (material de papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, embalagens, gráfica ambiental etc). Estes veículos são chamados de aplicações (PEÓN,2003, p. 13).

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual

MARCAS

As organizações usam marcas para que funcionem como elementos representativos de sua identidade, da natureza e características de seus produtos. Essas marcas assumem várias formas, a partir de nomes, dos símbolos visuais figurativos ou emblemáticos e dos logotipos, composições gráficas fixas que estabelecem fácil identificação das empresas e entidades junto a consumidores e usuários (TORQUATO, 1992, p. 269).

Os logotipos e as marcas, em geral, exercem a importante função de chamar a atenção dos consumidores e públicos-alvo para produtos, idéias e valores defendidos pelas organizações.

Ao lado, portanto, de uma contribuição para as vendas, oferecem um suporte de imagem

institucional, que, em ambientes de turbulência, é extremamente útil para as empresas.

(TORQUATO, 1992, p. 261).

TORQUATO, Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação e imagem: fundamentos da nova empresa.

Aplicação da Identidade Visual

A criação e implantação de um projeto de identidade visual é um negócio sério que demanda tempo e persistência. Não basta que o logotipo tenha um bom desenho, que o símbolo seja a ‘cara’ do produto. É necessário estabelecer todo um conjunto de relações na aplicação destes elementos (STRUNCK, 1989, p. 40).

As identidades visuais são um instrumento fundamental nas políticas de marketing das

empresas. São a expressão de sua individualidade e a garantia de responsabilidade perante a sociedade. Cuidadosamente criadas e implantadas, traduzem exatamente a forma pela qual as empresas gostariam de ser vistas por seus públicos externo, seus clientes e fornecedores, e interno, os que nela trabalham (STRUNCK, 1989, p. 44).

STRUNCK, Gilberto Luiz. Identidade Visual: a direção do olhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com