TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar Descrever e Analisar o Evento da CCC sob a Ótica da Gestão de Projetos

Por:   •  4/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento de Projetos

Módulo: I

Aluno: Marcelo Lucas Gonçalves – A57562070

Turma: 3

Tarefa: Identificar, descrever e analisar o evento da CCC sob a ótica da Gestão de Projetos

Características do projeto 

Como aprendemos no módulo Fundamentos de Gerenciamento de Projetos, as empresas sempre estão buscando estratégias para se diferenciar e manter se competitiva no mercado em que atua. Com isso, o tema sobre Gestão de Projetos ganha força dentro das organizações, com a necessidade ou não em ter um Escritório de Projetos (EP). Um projeto pode surgir dentro de uma organização por diversos motivos, na CCC, o principal motivo foi enxergar a oportunidade de obter vantagem competitiva no mercado, através do marketing cultural.

A empresa CCC optou em adquirir uma empresa especializada de eventos (DT Produções) para realizar o seu plano de fortalecer o nome da marca com o marketing cultural.

Conforme Maximiano (2002, p.26), a definição de projeto é “um empreendimento temporário de atividade com início, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto singular e dentro das restrições orçamentárias”.

Mas o que caracteriza esse plano da CCC ser um projeto?

Trata-se de um projeto, porque será um evento temporário, com data de início e término, já definido que será realizado ao final do ano, como é um evento musical, terá o término ao final da apresentação da última banda a se apresentar. Singular, pois é um show musical que possuem características únicas, como exemplos, nenhum evento musical é igual ao outro e ter bandas de rock dos anos 80. É progressivo, adquirindo a DT Produções com o intuito de ser a executora desse evento, convidar empresas de fast food a e definição do local. Tem uma premissa orçamentária, como definido que a CCC será a principal fornecedora dos recursos.

O objetivo principal da CCC, assemelhasse muito com um dos aspectos de um projeto, que é ser único, assim como um show de rock sempre será único.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Iniciação: Para dar início ao projeto, devemos formalizar o termo de abertura do projeto (TAP), que é um documento oficial e que dá autoridade ao gerente de projeto. Esse documento tem que ser aprovado pela CCC (patrocinadora do projeto) e conter as necessidades do negócio, as restrições, os riscos, fazer entender a necessidade do sponsor (cliente), mostrar a viabilidade do projeto em termos financeiros e mercadológico, que é o caso da CCC.

Após a aprovação do termo de abertura do projeto (TAP), propor uma reunião de abertura (kick-off) com as partes interessadas. É muito importante identificar todos os stakeholders (partes interessadas).

A reunião de abertura será conduzida pelo gerente de projeto e deve apresentar as principais entregas do projeto e os responsáveis dessas entregas baseado na matriz de responsabilidade.

Planejamento: Processo de planejamento nas palavras da professora Lorena Benchimol de Veloso (VIDEOAULA FGV 2020) “Tem o papel de definir e refinar os objetivos e planejar a ação necessária para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi realizado”.

Esta fase vai ajudar a gerenciar o tempo, custo, qualidade, mudanças, riscos e problemas relacionados. Importante ressaltar alguns objetivos do planejamento do projeto, como: Requisitos de negócios, custo, cronograma, lista de entrega, planos de recursos, obter aprovação do gerente de projeto para avançar a próxima fase.

Podemos citar alguns tópicos do planejamento desse projeto:

- Definição do local a ser realizado o evento: Centro de Eventos FIERGS

- Definição do estilo do evento: Musical, com bandas de rock dos anos 80

- Definição do objetivo do projeto: Fazer parte de um programa de âmbito nacional e fortalecer a marca da empresa

Observa se que temos algumas áreas do conhecimento neste projeto, conforme abaixo:

  • Escopo: O objetivo da CCC em consolidar sua marca nos eventos culturais;
  • Aquisição: A compra da DT Produções pela CCC para “tocar” o projeto;
  • Recursos: Fornecidos pela CCC, através de convite a empresas de fast food, escolha do local para contar com tecnologia, banda larga, iluminação cênica e etc;
  • Cronograma: Foi definido que acontecerá no final de ano, data base final para programar as fases de entrega do projeto;
  • Stakeholders: São a CCC, DT Produções, empresas de fast food e a FIERGS;
  • Recursos: Com a aquisição da DT Produções, todo know-how da equipe dessa empresa será utilizado no projeto;
  • Riscos: Por ser o primeiro projeto com a DT, a CCC pode não alcançar o resultado esperado, apesar de ser uma empresa do mesmo grupo.

Execução: A DT produções será a empresa responsável em coordenar todas as fases de execução do projeto, se baseando no planejamento e estar atenta aos obstáculos que podem acontecer no transcorrer do projeto. O gerente de projeto tem que garantir que as entregas estejam em harmonia e as tarefas estão sendo executadas corretamente aos integrantes do projeto conforme as suas funções.

Monitoramento e Controle: Assim como os outros processos podem acontecer simultaneamente, esse processo normalmente ocorre simultaneamente ao processo de execução, é uma forma de assegurar que tudo está ocorrendo conforme o plano do projeto. Nesta fase é importante realizar reuniões para verificar o cumprimento das ações. Com o registro das reuniões, é possível ter uma visão geral das atividades e no surgimento de imprevistos por parte de algum membro, fazer a troca desse membro para garantir o prazo de entrega das fases do projeto.

Encerramento: Consiste em formalizar o encerramento do projeto, dar o reconhecimento do aceite final por parte da CCC, para avaliar e aprovar a qualidade do serviço prestado.

Recomenda-se realizar o registro dos ensinamentos nas diversas fases do projeto, através do relatório de lições aprendidas.

Realizar o encerramento de contrato das empresas envolvidas no projeto, como as empresas de fast food e FIERGS.

 

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Conforme definição da FGV (2019) “A estrutura de uma organização deve ser estabelecida de acordo com os objetivos e as estratégias determinadas pela alta administração. Além disso, outros aspectos devem ser levados em conta, como os procedimentos que darão suporte às atividades ou elevarão a maturidade da companhia em relação à sua gestão de projetos”.

Com base na premissa acima e analisando a empresa CCC, chego a definição que trata se de uma empresa matricial, apesar de não ter uma definição do seu organograma que represente a sua estrutura organizacional e funcional. A aquisição da empresa DT Produções por parte da CCC, corrobora com a minha afirmação, pois a empresa DT Produções é uma empresa projetizada, com expertise em eventos. A DT Produções me pareceu um sistema de funcionamento organizacional voltado para projetos, razão principal da escolha por parte da CCC, para economizar com tempo e recursos.

Referências bibliográficas

MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração de Projetos. 2ª edição. São Paulo:

Atlas, 2002.

DE VELOSO, Lorena Benchimol. Grupo de Processos. Disponível em <https://ls.cursos.fgv.br/d2l/lor/viewer/viewFile.d2lfile/237844/540569/downloads/grupo_processos.pdf

FGV. As Diversas Formas de Estrutura Organizacional. Rio de Janeiro. 2019 (Apostila do Curso de Gerenciamento de Projetos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (391.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com