TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Evento da CCC - Gestao de projetos

Por:   •  23/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de projetos

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa: Análise do Evento da CCC, sob a ótica de gestão de projetos

Características do projeto 

Temos a empresa CCC atuante há décadas no mercado brasileiro de atacado de roupas, que para obter uma maior vantagem competitiva no mercado quer utilizar a estratégia de marketing cultural. No ano anterior, realizou um programa de ambito nacional patrocinando eventos culturais para fortalecer a marca. E adquiriu uma empresa com Know-how na área a DT Produções, afim de realizar um evento musical com as principais bandas de rock da década de 80. Que acontecerá na cidade de Porto Alegre no Centro de Convenções FIERGS, no final do Ano. Irá contar com parcerias e apoio de empresas no ramo de fast food, para a praça de alimentação do evento.

Citando a definição de projeto: “Processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para ínicio e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.” (ABNT, 2000:2). A partir da definição acima, sabemos que o evento da CCC e da DT produções tem as características de um projeto, pois, possui:

  • Temporalidade: Por se tratar de um show, projeto possui data e horário para ínicio e término, será realizado no final do ano.
  • Singularidade: É um projeto exclusivo, por se tratar de um evento com bandas de Rock dos anos 80, é bem específico e singular.
  • Progressividade: O projeto será desenvolvido de forma gradativa, foi adquirido a DT Produções para realizar o planejamento (pré show, com divulgação e contratação das bandas e estruturas necessárias.), a execução (o dia do evento), e a finalização do evento.

 

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

 

Através do gerente de projeto ou da própria organização, são definidos os ciclos de vida do projeto. Podemos ver um ciclo com as fases mais comuns ou usuais na figura abaixo: 

[pic 3]

  1. Início do projeto:

É quando se formaliza o projeto e são definidos a missão e objetivos. Deverá ser realizado um estudo de viabilidade do projeto, para verificar se o mesmo é viável ou não e definir um gerente de projetos. Após aprovação, o TAP deve ser encaminhado a todos os steakholders, propondo uma reunião de abertura ou Kick-off meeting.

No caso da CCC é o objetivo do projeto seria associar a sua marca a eventos culturais, e realizar o festival de rock.

  1. Organização e preparação:

Nessa parte serão definidos o que será feito, e como será feito. A Equipe de projetos da CCC e DT Produções deverá definir dia e local do evento, serviços que irão ser prestados, qual será o público alvo, qual a capacidade de público  e quem serão seus parceiros entre outros. Deve-se detalhar tudo o que será necessário para que o projeto ocorra, para isso pode considerar alguns pontos de apoio a serem utilizados como:

  • Plano de projeto;
  • Declaração de escopo;
  • Plano de gerenciamento da qualidade;
  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos;
  • Cronograma;
  • Custos e orçamentos;
  • Plano de gerenciamento das comunicações;
  • Plano de gerenciamento de riscos;
  • Controle de mudanças;
  • Plano de aquisições.
  1. Execução do trabalho:

Na fase de execução é quando se coloca em prática tudo que foi planejado, na fase anterior. As vezes pode ter alguma mudança no escopo, então a comunicação entre as partes é essencial nessa etapa para que tudo saia como planejado. A Etapa de execução do projeto do Festival de rock, vai desde a finalização do planejamento, com o começo da divulgação do evento e venda de ingressos, até o encerramento das apresentações no festival.

  1. Encerramento do projeto:

O encerramento é quando ocorre a entrega do serviço ou do produto, do projeto. Nessa última fase é muito importante, saber se o projeto cumpriu com o seu propósito. Para isso a DT Produções deverá entregar a CCC um termo de aceite, para avaliação do serviço que foi prestado e se o objetivo de vincular a marca a eventos culturais foi atingido ou pelo menos está no caminho para que ocorra. Se o objetivo não for atingido, pode se realizar uma análise das informações com os erros e falhas, e quais as soluções para corrigi-lás.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

A Estrutura Organizacional de uma empresa pode influenciar como será a conduta de direcionamento do projeto, podemos citar três tipos de estruturas:

  1. Estrutura Projetizada: Seu foco é o projeto, tem uma equipe especializada e dedicada e um gerente de projeto na hierarquia mais alta, a frente de tudo.
  2. Estrutura Funcional: É a forma mais tradicional organizada por setores, e cada funcionário tem um superior hieraquico direto.
  3. Estrutura Matricial: É uma combinação das duas estruturas citadas acima. Os funcionários trabalham nas suas atividades diárias e também no projeto.

A DT Produções é uma empresa projetizada, pois é especialista em planejamento e execuções de projetos e tem uma equipe especializada nesse tema. Já a CCC é uma empresa funcional, como teve que adquirir a DT para a execução do projeto e por se tratar de uma empresa, que é familiar, deve ter seu escopo hierárquico bem definido.  

Referências bibliográficas

ITM PLATFORM – “As estruturas organizacionais e gerenciamento de projetos”, disponível em:

<http://www.itmplatform.com/br/blog/as-estruturas-organizacionais-e-gerenciamento-de-projetos/>

ARTIA – ”Ciclo de vida dos projetos”, disponível em:

https://artia.com/blog/ciclo-de-vida-de-projetos/ 

DO VALLE, André Bittencourt...[et al]. Fundamentos do gerenciamento de projetos – 3. ed. – Rio de Janeiro, RJ : Editora FGV, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (346.2 Kb)   docx (831.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com