TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO EVENTO CCC SOB A ÓTICA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  7/11/2018  •  Dissertação  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  1.516 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina:FUNDAMENTOS E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Módulo:

Aluno: DIENIFAN PINHEIRO LIMA

Turma: MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Tarefa: ANÁLISE DO EVENTO CCC SOB A ÓTICA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Características do projeto 

IIi

   Inicialmente, trazemos à luz a definição de projeto como sendo um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço. Oportunamente, podem-se delimitar três atribuições básicas dos projetos:

  • Temporariedade: por tratar-se de um evento, tem início, meio e fim, com prazo de encerramento;
  • Singularidade: caráter de exclusividade, por exemplo, construção de um porto, uma estrada, uma pequena central hidrelétrica (PCH). Todos os estudos e planejamentos realizados para um local específico;
  • Progressividade: evidentemente, os projetos são realizados por pessoas e devidamente planejados e controlados, havendo fases para diversas entregas, até que, enfim, o projeto seja completado.

Prosseguindo, faz-se necessário a transcrição das informações apresentadas sobre a empresa, ora analisada, sendo assim:

Há muitos anos, a CCC atua no ramo brasileiro de atacado de roupas. Fundada por uma família de italianos que migraram para o Brasil e aqui se estabeleceram como comerciantes, a empresa, em poucas décadas, tornou-se uma forte rede de lojas de roupas com diversos representantes no País.

Em decorrência do maior aproveitamento do marketing cultural como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva no mercado, muitas empresas de diferentes setores têm seguido a tendência de associar as suas marcas a eventos culturais, de modo a ganhar destaque.

Nesse cenário, a CCC, que sempre investiu em marketing para manter-se em evidência, criou, no ano passado, um programa de âmbito nacional a fim de patrocinar eventos culturais que fortaleçam a sua marca. Além disso, adquiriu a DT Produções com o intuito de usá-la como incubadora e executora de eventos.

Aproveitando desde já o know-how da equipe da DT Produções, o plano atual da CCC é promover um grande evento musical em Porto Alegre com as principais bandas de rock da década de 80, no final do ano. Os recursos do evento serão fornecidos, principalmente, pela própria CCC. Algumas empresas foram convidadas a apoiar o evento, em especial, as do ramo de fast food, para servir a praça de alimentação que existirá junto ao palco. O local escolhido para sediar o evento foi o Centro de Eventos FIERGS, que já conta com tecnologia em equipamentos para iluminação cênica, sonorização de ambientes e multimídia, além de internet banda larga, videoconferência e telefonia digital.

Sendo assim, vemos que o plano de promover um grande evento cultural em Porto Alegre, é fruto da campanha de investimento em marketing da empresa CCC para manter-se em evidência no mercado. Sendo claramente um projeto, como qualquer evento cultural, aliás, visto que tem prazo determinado, temporário (previsto para acontecer no final do ano).

As fases distintas do evento, desde a escolha da empresa para realização do evento, o local adapatado para atender às necessidades peculiares do mesmo e a parceiria com uma rede de fast food para servir alimentação, qualificam esse evento como um projeto.

O atributo da singularidade é destacado por ter como programação a promoção de um evento musical com as principais bandas de rock da década de 80.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Conceituar o ciclo de vida dos projetos consiste em dividi-lo em fases distintas, além de obtermos um controle gerencial, essa divisão permite conectarmos o inicio ao fim das atividades de um projeto.

A cada período que corresponda a uma fase, o projeto pode sofrer incrementos e alterações significativas que ditarão o ritmo das atividades que devem ser desenvolvidas.

Didaticamente, vamos fazer um paralelo entre as fases do evento que será promovido pela da empresa CCC e as caraterísticas próprias de cada fase.

O Processo de iniciação representa a fase preliminar de identificação da necessidade em questão. Nesse momento, a situação alvo do projeto é mais bem estruturada para que a elaboração do mesmo seja mais assertiva. É nesta etapa que a missão e os objetivos do projeto são definidos.

Trazendo para realidade da empresa CCC, a necessidade é identificada como alvo a manutenção da empresa em evidência no mercado, visto que, foi observado o fato de que quem investe em marketing cultural, obtém vantagem competitiva no mercado. Delimitando, no escopo do projeto, a missão e os objetivos traçados.

Por conseguinte, tem-se a figura do planejamento como uma etapa de organização e preparação, definindo, então, uma metodologia de gestão de projetos a ser utilizada. Isso significa escolher as melhores estratégias tendo em vista os recursos mobilizados e os objetivos que devem ser perseguidos.

            Desta forma, seria coerente dispor de uma ordem de encaminhamentos para pormenorizar os detalhes dessa fase, tais como previsão de recursos, dimensionamento de custos, quadro de pessoal disponibilizado para o projeto, definição de competências, elaboração de um cronograma.

Portanto, planejar é desonvolver o plano com sequência de atividades à serem implentadas, definir as tais atividades, estimar duração do evento, estimar custos operacionais, planejar o gerenciamento de qualidade, estabelecer uma comunicação entre as partes envolvidas, identificar os riscos possíveis (quantitativos e qualitativos, sob o enfoque de tolerância), planejar respostas aos riscos, planejar o engajamento dos envolvidos, planejar o gerenciamento de aquisições. Frisando que é possível voltar á fase anterior e refazer o escopo do projeto.

Já, logo em seguida, vem a fase de controle e execução do projeto, onde todas as etapas do planejamento são colocadas em prática. Com isso, qualquer equívoco no momento de planejar as ações ficará exposto — o que demanda um constante esforço de monitoramento.

Assim, durante a fase de execução, é que serão adquiridos recursos para consecução do evento, desenvolvimento da equipe envolvida, implementando respostas aos riscos, bem como, gerenciamento da qualidade.

Nesse ponto que a empresa adquirida para promover as campanhas de marketing validará o escopo do projeto, promovendo o controle do mesmo. Entende-se que o foco nessa fase está em controlar o cronograma, controlar custos, qualidade e recursos, bem como, monitorar a comunicação entre as partes envolvidas, o riscos do projeto, e o engajamento das pessoas envolvidas. Tudo isso como forma de realizar o controle integrado de mudanças advindas durante a execução, tornando o evento um sucesso.

Por fim, não menos importante, temos o encerramento que envolve a entrega do produto, ou serviço, desenvolvido no projeto. No ciclo de vida dos processos, o encerramento pode se dar em fases, como exemplo os projetos de contrução civil.  

 No caso em tela, o evento cultural em Porto Alegre com a participação das principais bandas de rock da década de 80, deve gerar relatórios finais apontandos acertos e erros durante a entrega do serviço, promovendo uma avaliação e consolidação dos resultados alcançados.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Primeiramente, vale destacar as caracteristcas das estruturas organizacionais mais conhecidas, portanto, façamos abaixo:

  • Organizações matriciais: é um dos estilos mais antigos de organização, centrada em especialização e agrupada por função, sendo organizadas por setores. Exige-se, então, pessoas com conjuntos de habilidades e experiências nessas funções especializadas, realizando tarefas especificas dos departamentos.
  • Organizações projetizadas é o oposto das funcionais, pois seu foco é o próprio projeto, com o ideário de cultivar lealdade ao projeto, não a um gerente funcional. Nessas organizações. Os recursos são dedicados aos projetos e suas metas, com gerentes de projetos dotados de total autoridade sobre o projeto e subordinado direto da diretoria.
  • A organização matricial surgiu para se obter o melhor dos dois mundos, organizações projetizadas e organizações funcionais, onde os objetivos dos projetos são atendidos, com técnicas eficientes de gerenciamento de projetos aplicadas ao mesmo tempo em que se mantem a estrutura hierárquica da organização. Caraterística salutar é a possibilidade de estruturas que giram em torno de projetos coexistinto dentro das organizações funcionais, com um grupo estruturado fora dos limites da organização funcional, com um gerente detendo autoridade máxima sobre o projeto.

Delineada as características de cada uma, vamos à analise da estrutura das empresas CCC e DT Produções.

A DT Produções é puramente uma organização projetizada, pois possue enfoque no próprio projeto, sendo leal e totalmente direcionado para sua execução. Característica que atraiu a empresa CCC durante sua aquisição.

Já a atacadista de roupas, empresa CCC, é exemplo de uma organização matricial, com projetos atendidos com técnicas eficientes, ao mesmo tempo em que se mantém a estrutura hierárquica organizacional, própria das organizações funcionais. De fato, são dois mundos coexistindo dentro da mesma organização.

Vale destacar que a empresa CCC adiquiriu a DT produções, especializada em projetos, servindo de exemplos de composição organizacional de estruturas fora dos limites da organização funcional, com uma autoridade máxima nos projetos designados.

Referências bibliográficas

CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS. Disponível em:

<https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/139212/Home> Acesso em: 18 set 2018.

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO E CICLO DE VIDA DOS PROCESSOS. Disponivel em:

< https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/139212/Home> Acesso em 18 set 2018.

METODOLOGIA AGÉIS. Disponível em:

< https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/139212/viewContent/1593979/View> Acesso em 18 de set 2018.

PMBOK: GUIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: CICLO E VIDA DOS PROJETOS. Disponível em:

< https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida> Acesso em 18 set 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (279.4 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com