TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do evento da empresa CCC sob a ótica da Gestão de Projetos

Por:   •  31/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  3.366 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Módulo: 06

Aluno: Roseane Fernandes dos Santos

Turma: ONL017AN-ZOGELD4T1

Tarefa: Análise do evento da empresa CCC sob a ótica da Gestão de Projetos

INTRODUÇÃO

Projetos sempre foram realizados desde muito antes de serem entendidos como ferramentas para o alcance de objetivos organizacionais, como podemos citar a invenção do telefone e do avião, porém, a abordagem científica dos conhecimentos acerca do Gerenciamento de Projetos são relativamente recentes e caracterizam projetos como um conjunto específico de operações que são realizadas em etapas, que podem ser revisitadas e reformuladas, à medida que são executadas e avaliadas, com a finalidade de alcançar um objetivo específico, em um tempo determinado.

Processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos (ABNT, 2000:2).

Além da definição estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), existem outras que contemplam perfeitamente a teoria de gerenciamento de projetos, apresentando as características fundamentais da gestão, entre elas, a estabelecida pelo PMI (Project Management Institute), que define como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (PMI, 2013a:3).

Todas as definições conhecidas na literatura, apresentam as mesmas características comuns ao conceito de projetos: temporalidade, singularidade e progressividade.

São temporais, visto que possuem tempo determinado para começar e terminar. Sua finalização ocorre quando os objetivos são alcançados;

Singulares, pois os resultados obtidos através do seu conjunto de especificidades os torna único;

São progressivos por ser desenvolvidos de forma gradativa e permitirem a readequação de suas etapas caso se faça necessário.

Diversas metodologias são utilizadas atualmente no gerenciamento e projetos, para que cheguem a resultados eficazes, dentre elas podemos citar o PMBOK, o PRINCE 2, ICB, ISO 21.500 e PMCD framework, estudados em nosso curso. Todas agregam valor ao gerenciamento de projetos, no entanto, a mais utilizada atualmente é o PMBOK.

O processo de gerenciamento de projetos é dividido em fases. São elas: iniciação/definição, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento, sendo o planejamento a etapa mais extensa, dada a sua importância para o sucesso do projeto.

Para entender porque o evento da CCC é um projeto, vamos analisar suas características sob o olhar de um gestor de projetos.

ANÁLISE DO CASO DA EMPRESA CCC SOB A ÓTICA DA GESTÃO DE PROJETOS

A CCC tem o plano de promover no final do ano, um grande evento musical em Porto Alegre, com as principais bandas de rock da década de 80. Analisando esse plano, podemos considerar que ele apresenta as principais características de um projeto.

Temporalidade: O evento possui data prevista para entrega que ocorre quando o objetivo (realização do evento) for alcançado;

Singularidade: o evento musical idealizado pela CCC apresenta aspectos singulares, pois o que é visto no mercado, que também vem sendo feito pela CCC, é a associação da marca a eventos culturais já existentes através de patrocínios, enquanto sua iniciativa diferencial foi criar um evento próprio para associar sua marca, a fim de manter-se em evidência no mercado;

Progressividade: a CCC desenvolveu o evento de forma gradativa, iniciando pela aquisição da DT Produções, para ser a incubadora e executora de eventos, definiu o escopo do projeto, especificou as ações para alcançar os objetivos do projeto (escolha do local para realização do evento com infraestrutura  e tecnologias adequadas, definição dos serviços a ser oferecidos no evento, convite a empresas para participarem do evento, especialmente as do ramo de Fast Food para compor a Praça de Alimentação que haverá próximo ao palco).

Podemos também observar que houve um processo para o gerenciamento do projeto do evento, composto por iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e, encerramento, o que remete a acreditar na utilização de alguma metodologia para o gerenciamento de projetos para a realização do evento. Além disso, é claramente expresso no enunciado que esse projeto fará parte do portfólio da CCC, que atualmente é composto por um programa de patrocínio a eventos em âmbito nacional para fortalecimento de sua marca e grande evento musical em Porto Alegre. Com relação ao grande evento musical, podemos observar os aspectos do processo de gerenciamento de projetos, conforme segmentado abaixo:  

Processo de iniciação:

A ideia de criar um grande evento musical de Rock em Porto Alegre, pode ser considerada a formalização do projeto para a CCC;

Definição do escopo do projeto (os trabalhos que serão necessários para a realização do evento, como o convite a empresas do interesse da CCC para a prestação de serviços no evento, a escolha do local, a definição de que haverá uma praça de alimentação, etc.).

Nomeação da DT Produções como Gestora do Projeto;

Autorização para busca de outros patrocinadores, já que a CCC será o principal fornecedor e recursos, mas não o exclusivo;

Planejamento: 

Escolha de um local que já possui toda uma infraestrutura para a realização do evento, o que ajudará a reduzir os custos com sua realização;

Definição de que a Praça de Alimentação do evento ficará próxima ao palco;

Escolha das empresas que serão convidadas para prestar serviços ao público do evento;

Definição do tema do evento (Rock, com bandas dos anos 80);

Execução:

O local escolhido para a execução do evento possui as tecnologias necessárias em equipamentos para iluminação, sonorização de ambientes, multimídia, internet banda larga, videoconferência e telefonia digital.

Monitoramento e controle:

O monitoramento será feito na entrega do evento, momento em que será possível analisar se os resultados obtidos com o evento foram satisfatórios, se os fornecedores foram eficazes na prestação do serviço, se o público que compareceu ao evento foi o esperado em características e volume, entre outras avaliações e controles;

Encerramento:

O encerramento é a própria realização do evento, no final do ano, momento em que serão finalizadas todas as atividades dos processos e ocorrerá a desmobilização da equipe do projeto.

Estrutura organizacional:

De acordo com o PMBOK, existe pelo menos três tipos de estrutura organizacional, que são, funcional, matricial e projetizada. No entanto, não podemos eleger uma estrutura como mais ou menos eficaz visto que cada organização adota ou deveria adotar aquela que mais se alinha com os seus objetivos.

A estrutura funcional, é dividida por funções e não apresenta indícios de gestão de projetos, embora possa realizar projetos de forma aleatória. Os setores são muito especializados, o que pode acarretar dificuldades com a comunicação;

A estrutura matricial apresenta um desenho de organograma similar à estrutura funcional, porém, já apresenta algum órgão de gerenciamento de projetos. Esse modelo pode ser classificado em três níveis: fraca, balanceada e forte, dependendo da autonomia do gestor de projetos na organização.

Na matriz fraca, o gestor de projetos tem menos autonomia que os gestores funcionais, na matriz balanceada, ambos possuem a mesma autonomia, enquanto na matriz forte o gestor de projetos tem maior autonomia que os gestores funcionais.

A estrutura projetizada é aquela em que a empresa tem projetos como seu output principal. Nesse modelo, as pessoas são alocadas por projetos, não por funções. Podem ser citados como exemplo empresas de consultoria das mais diversas áreas, indústria naval e de aviação, agências de publicidade, entre outras.

A empresa CCC, aparentemente tem estrutura matricial. Embora seu output principal seja a venda de roupas no atacado e a empresa seja familiar, o que normalmente remeteria a um modelo de gestão funcional, nota-se que ela se preocupa com o desenvolvimento de projetos para manter-se em evidência no mercado, tendo, inclusive criado um programa de âmbito nacional para patrocinar eventos culturais a fim de fortalecer sua marca e adquirido a DT Produções, que pode ser considerada seu PMO, já que foi adquirida com a intenção de ser uma incubadora e executora de eventos para a CCC. Não foi possível perceber em qual nível ela está, pois, o enunciado não apresentou informações através das quais pudesse ser identificado esse nivelamento.

A empresa DT Produções apresenta estrutura organizacional projetizada, visto que seu output principal é a produção de eventos e empresas desse ramo de atividade, geralmente trabalham com projetos. Apesar de poder contar com áreas funcionais, a Gerência de Projetos é quem tem voz mais forte nas tomadas de decisões.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O evento da CCC contempla as características fundamentais para que seja considerado um projeto. Notam-se aspectos de temporalidade, singularidade e progressividade, além de serem observados elementos dos processos de gerenciamento de projetos, o que mostra a provável utilização de uma metodologia de gestão de projetos em sua realização.

As metodologias de Gestão de Projetos são processos “orgânicos” e precisam acompanhar as mudanças que ocorrem nas organizações em resposta a um clima empresarial que se encontra em constante evolução. (KERZNER, Harold. 2017, 192)

A utilização de uma metodologia de gestão é fundamental para a eficiência do projeto, porém, saber identificar em qual tipo de estrutura organizacional a empresa está inserida e alinhar as estratégias a esse tipo de estrutura é de importância similar, pois projetos alinhados a objetivos e estratégias empresariais possuem maiores chances de colocar a organização em uma condição mais competitiva no mercado.

A CCC já deu um passo muito importante para seu fortalecimento em relação ao mercado, que foi a implantação de um PMO, através do qual já iniciou a criação de um projeto diferencial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI). Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos: Guia do PMBOK, 3. Ed., 2004, PMI. Acesso em 26/08/2017.

MIZZIN. Fernanda. Etapas de um evento, o que ocorre em cada uma delas? Disponível em: <https://www.eventbrite.com.br/>. Acesso em 30/08/2017;

KERZNER, Harold. Gestão de Projetos – As Melhores Práticas – 3. Ed.– Porto Alegre, RS: Brookman, 2017.

DO VALLE, André Bittencourt...[et al]. Fundamentos do gerenciamento de projetos– 3. ed. – Rio de Janeiro, RJ: FGV IDE, 2014.

RAMOS, Robson. Tipos de estruturas organizacionais e sua relação com projetos. Disponível em: <https://brainstormdeti.wordpress.com>. Acesso em: 09/09/2017.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escopo_(gerenciamento_de_projeto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com