TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de Materiais Poliméricos

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

ENGENHARIA DE MATERIAIS – LABORATÓRIO DE MATERIAIS I

[pic 3]

Carolina Follmer

Letícia Pereira Cardoso

Lisiane Diehl

Samuel Silva Oliveira


Sumário

Introdução        

Objetivos de Estudo        

Metodologia        

1)        Seleção das amostras a serem identificadas        

2)        Verificação do aspecto superficial        

3)        Observação do nível de transparência        

4)        Observação do comportamento mecânico        

5)        Teste de densidade        

6)        Teste de chama        

6.1) Teste do fio de Cobre        

Resultados Finais        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        


Introdução

Os polímeros correspondem ao agrupamento de monômeros que ao se ligarem formam macromoléculas, caracterizadas pela repetição de grupo de átomos (unidade constitucional) ligados covalentemente entre si, em quantidade suficiente para produzir um conjunto de propriedades que praticamente não variam com a adição ou remoção de uma ou poucas unidades constitucionais.

Eles são capazes de adquirir condições plásticas, por ação de calor e pressão. Quimicamente, eles podem ser naturais (presentes na natureza) ou sintéticos, (produzidos de forma artificial) geralmente de origem orgânica, compostos por cadeias com altos pesos moleculares.

Atualmente, sua utilização é indispensável em diversas áreas tanto industriais, como no dia-a-dia das pessoas. A produção de polímero vem substituindo peças metálicas, de fibra de vidro e até de madeira. Essa expansão se deve ao baixo custo, leveza, resistência e fácil moldagem dos materiais, que possibilitam sua utilização em quase tudo, apresentando muitas vezes um desempenho superior aos demais.

A divisão dos polímeros pode ser realizada de diversas formas, seja em relação à sua estrutura final, à disposição espacial de seus monômeros, à natureza de sua cadeia, à reação entre seus monômeros (formam os polímeros de adição, formados a partir de um único monômero, e de condensação, gerados pela reação entre dois monômeros diferentes) porém, a mais usual, divide-os em conforme suas características mecânicas, que está relacionada à configuração específica das moléculas do polímero. Sob este aspecto, os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termorrígidos e elastômeros.

Os termoplásticos são constituídos a maior parte dos polímeros comerciais. A principal característica desses polímeros é poder ser fundido diversas vezes e são altamente recicláveis, característica bastante desejável atualmente. Suas propriedades mecânicas variam conforme o plástico: sob temperatura ambiente, podem ser maleáveis, rígidos ou mesmo frágeis.        Sua estrutura molecular é composta por moléculas lineares dispostas na forma de cordões soltos, mas agregados, como num novelo de lã.        Exemplos: poliéster (PET), polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS), policloreto de vinila (PVC), polietileno de baixa ou alta densidade (PEBD E PEAD).

Os termorrígidos (termofixos) são rígidos e frágeis e são muito estáveis a variações de temperatura. Uma vez prontos, não mais se fundem. O aquecimento do polímero acabado a altas temperaturas promove decomposição do material antes de sua fusão, logo, sua reciclagem é complicada.        A estrutura molecular se faz pelos cordões que estão ligados fisicamente entre si, formando uma rede ou reticulado. Eles estão presos entre si através de numerosas ligações, não se movimentando com alguma liberdade como no caso dos termoplásticos. Pode-se fazer uma analogia com uma rede de malha muito fina. Exemplos: baquelite, poliuretano.

Os elastômeros (borrachas) são um intermédio entre os termoplásticos e os termorrígidos. Podem ser reaproveitados, apresentam alta elasticidade, porém, não são fusíveis, A estrutura molecular é similar à do termorrígido, mas, neste caso, há menor número de ligações entre os “cordões”, ou seja, é como se fosse uma "rede" com malhas bem mais largas que os termorrígidos. Exemplos: borracha estireno butadieno (SBR), borracha de acrilonitrilo butadieno (NBR).

Objetivos de Estudo

O seguinte trabalho tem como objetivo fundamental estudar e analisar identificar os tipos de polímeros, seja de forma de análise de superfície, de comportamento na queima, da reação

Este trabalho tem como objetivo fundamental estudar e avaliar as características físico-químicas, as propriedades dos materiais poliméricos e o comportamento destes, ao serem analisados com outros materiais (água e fogo).

 Ao decorrer, será descrito detalhadamente os procedimentos realizados nos polímeros como análise superficial, comparativos de densidade em contato com a água, reação dos materiais durante e após a queima, descrevendo cada etapa desenvolvida no laboratório de materiais, ilustrando os procedimentos com imagens, para maior esclarecimento.

Especificamente, almeja-se, através da observação rápida, de testes simples e de análises físicas do material (flexibilidade, transparência, textura), classificar os tipos de polímeros a serem estudados.

Metodologia

  1. Seleção das amostras a serem identificadas

Inicialmente, selecionou-se vários tipos de polímeros termoplásticos de acordo com sua classificação já presente no material como PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS, e separou-os para análise. Os tipos de materiais eram tampa de garrafa, garrafa plástica, copo descartável, pedaço de tubo de encanamento, plástico de embalagem, pote de guardar alimentos, cartão bancário, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (208.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com