Impactos Das Tecnologias No Mercado De Trabalho
Por: Lourenama • 30/11/2025 • Trabalho acadêmico • 476 Palavras (2 Páginas) • 19 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
ANDERSON DO NASCIMENTO
IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS NO MERCADO DE TRABALHO
RIO DE JANEIRO 2025
ANDERSON DO NASCIMENTO
IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS NO MERCADO DE TRABALHO
Dissertação apresentada à Universidade Veiga de Almeida, disciplina: Tecnologia emergente e protagonismo.
Avaliação AV2.
Prof.ª Itala Freire de Macedo
RIO DE JANEIRO 2025
IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS NO MERCADO DE TRABALHO
A inteligência artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial para a otimização de processos em empresas de diversos setores. Ao automatizar tarefas repetitivas, analisar grandes volumes de dados e fornecer insights valiosos, a IA permite que as empresas operem de forma mais eficiente, estratégica e competitiva. A nova ferramenta, está revolucionando a telemedicina, trazendo melhorias significativas em diversas áreas. Ela está tornando os serviços mais acessíveis, precisos e eficientes, o que beneficia tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde.
A parceria entre a Conexa Saúde, maior ecossistema de saúde digital da América Latina, e a Sofya, uma startup de inteligência artificial (IA) na área de saúde, representa um avanço significativo para a otimização dos serviços de telemedicina.
A Sofya desenvolveu uma IA que atua como um assistente virtual, otimizando o fluxo de trabalho dos profissionais de saúde. No contexto da Conexa Saúde, essa inteligência artificial (chamada Sofia) trabalha para auxiliar os médicos antes, durante e depois das consultas, automatizando tarefas burocráticas e rotineiras. Como: pré-consulta, durante e pós a consulta, coletando informações preliminares sobre o paciente, como histórico de sintomas e queixas,auxiliando o preenchimento do prontuário eletrônico de forma automática, convertendo a conversa em texto e organizando as informações. Isso reduz o tempo gasto com digitação e permite que o profissional se concentre mais no diálogo com o paciente e gerando documentos como atestados e receitas, baseados nas informações do atendimento. Isso agiliza, o processo e garante a precisão dos dados, liberando o médico para mais atendimentos.
Correlacionado a este cenário e métrica do Apriori, que identificar padrões de comportamento médico, sintomas, diagnósticos e tratamentos. Ele poderia analisar o vasto volume de dados de prontuários eletrônicos e consultas para extrair insighs valiosos. O Apriori poderia analisar milhares de prontuários para identificar quais sintomas frequentemente aparecem juntos, ajudando os médicos a considerarem diagnósticos mais prováveis. Exemplo: O algoritmo poderia descobrir que pacientes com "dor de cabeça" e "fadiga extrema" frequentemente recebem um diagnóstico de enxaqueca ou anemia. Essa informação poderia ser sugerida ao médico, agilizando o processo de diagnóstico diferencial.
Portanto a IA não necessariamente tirará o emprego do médico ou até mesmo o substituirá, mas mudará o escopo da função. A isenção do trabalho repetitivo dando espaço para busca de resoluções que demandam de um pouco mais, pode se dizer criatividade e desenvoltura. Pois Todas as atividades que são pouco intelectuais, no sentido de pouco criativas, que dependam de poucos processos decisórios, elas podem ser automatizadas porque elas seguem um padrão. A IA possibilita uma medicina muito mais personalizada
...