TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia das Águas

Por:   •  11/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 7

Importância das águas e situação atual: abastecimento com agua de boa qualidade: desenvolvimento das sociedades modernas, controle e eliminação de doenças, aumento da qualidade de vida das populações.  Escassez hídrica: uso indiscriminado, má gestão dos recursos hídricos e questões climáticas. Realidade brasileira: 90% da população já tem acesso ao sistema de água. 20 a 40 milhões de brasileiros ainda não tem acesso a um sistema de abastecimento de água. Perda de agua: 40% da agua tratada se perde no trajeto. Região norte 50%, nordeste 44%, sudeste 35%, sul 32%, centro-oeste 37%.  Abastecimento de agua e saúde publica: expectativa de vida aumentou a partir de 1850 qdo começou saneamento (diminuição de doença, higiene, melhor qualidade de agua).

Tratamento de água: Manancial -> captação -> EEAB -> AAB -> ETA -> EEAT -> reservatórios -> rede de distribuição

Capitação: capta a agua do manancial e leva para adutora via estação elevatória.

EEAB: estação elevatória de agua bruta.

AAB: adutora de agua bruta

EEAT: estação elevatória de agua tratada.

Qualidade da agua: qualidade da agua e o uso e ocupação do solo, viabilidade técnico econômica.

Parâmetros Físicos – COR: Resultado principalmente dos processos de decomposição que ocorrem no meio ambiente. Unidade: UH (unidade Hazen). Constituinte responsável: matéria orgânica. Origem natural: decomposição da matéria orgânica, principalmente vegetais e pela presença de ferro e manganês.

TURBIDEZ: Grau de interferência com a passagem da luz através da água, conferindo uma aparência turva à mesma. Unidade: UT ou UNT.  Constituinte responsável: sólidos em suspensão. Origem natural: partículas de rocha, argila, silte, algas, etc. Origem antrópica: despejos domésticos, despejos industriais, erosão, etc. Utilização mais frequente par caracterizar a água de abastecimento bruta e tratada.

TEMPERATURA:  influencia outras propriedades: acelerar reações químicas, reduzir a solubilidade dos gases, acentuar a sensação de sabor e odor, etc. Origem natural: transferência de calor por radiação, condução e comecção. Origem antrópica: águas de torres de resfriamento, despejos industriais. Unidade: graus celsius. Utilização mais frequente é para a caracterização de águas residuárias brutas e de corpos de água.

CONDUTIVIDADE ELÉTRICA: Capacidade que a água possui de conduzir corrente elétrica. Está relacionado com a presença de íons dissolvidos na água.

SABOR E ODOR: nos sentidos humanos, a água não confere sensação de odor ou sabor. O que produz resulta de causas naturais (matéria orgânica, bactérias, fungos, etc)

Parâmetros Químicos – PH (potencial hidrogeniônico) termo usado universalmente para expressar a intensidade de uma condição ácida ou alcalina de uma solução. PH<7 = água ácida (gera corrosões), PH >7 = água básica (evita corrosões e incrustações).

ALCALINIDADE: causada por sais alcalinos, principalmente de sódio e cálcio. Encontrada nas águas na forma de carbonato ou bicarbonato. A alcalinidade mede a capacidade da água de neutralizar os ácidos. Em teores elevados, proporciona sabor desagradável. È determinação muito importante no controle da água, relacionada com a coagulação, redução de dureza e prevenção de corrosão nas canalizações de ferro fundido da rede de distribuição e incrustações.

ACIDEZ: representa teor de CO2 livre, ácidos minerais e sais de ácidos fortes. Importância vinculada a problemas de corrosão.

DUREZA: característica pela presença de íons metálicos, principalmente cálcio e magnésio. A dureza é reconhecida pela sua propriedade de impedir a formação de espuma e formar incrustações nas tubulações. Característica laxativa.

FERRO E MANGANÊS:  o ferro causa coloração marrom. Pode originar-se da dissolução de compostos do solo ou despejos industriais. Conferem um sabor metálico a água.

CLORETOS, SULFATOS E SÓLIDOS TOTAIS: conjunto de sais normalmente dissolvidos na água. Em grandes concentrações pode conferir água sabor salino e propriedades laxativas. A presença de cloretos em concentrações maiores que as normalmente encontradas, é uma indicação de poluição por esgotos domésticos.

Oxigênio Dissolvido (OD): presença de matéria orgânica. O conteúdo de oxigênio nas águas superficiais depende da qtde e tipo de mat.organica que a contenha. A matéria orgânica tem uma certa necessidade de oxigênio denominada demanda.

Demanda bioquímica de oxigênio (DBO) – 5 dias – O2 – T 20 graus. Qtde de oxigênio necessária ao metabolismo das bactérias aeróbicas que destroem a matéria orgânica.

Demanda química de oxigênio ((DQO): permite a  avaliação da carga de  poluição de esgotos domésticos ou industriais necessária para a sua total oxidação em dióxido de carbono (CO2) e água.

Metais pesados: são bioacumulativos ( o organismo não é capaz de eliminar), necessário aos seres vivos em pequenas concentrações: cobalto cobre, ferro, manganês, etc. Não necessário aos seres vivos: arsênio, cádmio, cromo, chumbo, mercúrio e prata. As principais origens antrópicas são despejos industriais, mineradoras, garimpo e agricultura. Utilizados mais frequentemente para caracterização de águas brutas e tratadas.

PARÂMETROS BIOLÓGICOS – Vegetal: algas. Animal: protozoários, vírus, bactérias e vermes.

Indicadores de contaminação hídrica: Coliformes fecais e escherichia coli – não é patogênico, salvo exceções, fácio detecção, indicação direta da contaminação por patogênicos (coliformes são mais resistentes que outros patógenos)

Classificação de corpos dágua (CONAMA 357/2005): para abastecimento o rio tem que ser no mínimo classe II.

Águas doces –
CLASSE ESPECIAL: destinadas ao: - abastecimento para o consumo humano, com desinfecção; - à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; - à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com