TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Digital

Dissertações: Inclusão Digital. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2-DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

3-AVALIAÇÃO...........................................................................................................6

4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................7

1-INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada a importância da inclusão digital e os efeitos da exclusão desta juntamente com o posicionamento que a educação deve ter frente ao assunto.

A inclusão digital é a busca por democratizar o acesso as novas tecnologias desejando-se a inserção de todos no avanço tecnológico, ou seja, é uma tentativa de facilitar o acesso principalmente a internet para que as pessoas sejam inseridas neste universo.

A inclusão digital geralmente é definida pela relação entre a porcentagem de pessoas do país que tem acesso ao computador e a internet e o total da população a estes, usando-se quase sempre o critério do número de computadores por residência ou do número de computadores com acesso a internet por domicílio.

Estar incluído digitalmente é uma poderosa ferramenta para ajudar a população a acompanhar o progresso na era digital advindo a partir do processo da globalização pois, no mundo atual torna-se indispensável a renovação constante do conhecimento e a interação com o que acontece ao redor do planeta, visto que a globalização procura promover a aproximação entre as nações.

Graças ao crescimento das novas tecnologias hoje podemos facilmente aprimorar nosso conhecimento sobre diversos assuntos e nos relacionar com pessoas do mundo todo. Mas, infelizmente esta facilidade é para poucos, pois paralelamente a inclusão surge o problema da exclusão tecnológica já que, ao contrário do que deseja-se a maioria da população, por motivos diversos, não consegue adentrar na modernidade digital.

Na era digital o acesso aos serviços de comunicação e da informação são fundamentais para que as pessoas não sejam excluídas e possam estar plenamente inseridas e munidas de seus direitos para exercer sua cidadania. Motivo este que tem levado o tema “exclusão e inclusão digital” a tornar-se alvo de políticas públicas e educacionais brasileiras.

Para evitar o aumento de pessoas excluídas no mundo tecnológico faz-se necessária a busca urgente por soluções efetivas para ampliar o acesso a internet.

2- DESENVOLVIMENTO

A inclusão digital é o processo de democratização da informação ou de universalização da tecnologia.

No mundo globalizado conhecer o funcionamento do sistema digital significa melhorar as condições de vida com a ajuda da tecnologia.

Para que uma pessoa seja de fato incluída no mundo digital é necessário que ela tenha muito mais que um computador, acesso a internet, aparelhos telefônicos de última geração e conhecimentos básicos de informática; ela precisa aprender a tirar proveito destas novas tecnologias em benefício próprio e usar estes artifícios para melhorar o seu quadro social, pois graças ao avanço tecnológico o homem vem melhorando sua qualidade de vida. Não basta acessar, é imprescindível que saiba-se utilizar todas as ferramentas colocadas ao dispor.

De acordo com o que podemos observar torna-se impossível falar em inclusão sem mencionar os problemas que a falta desta traz junto à si.

Um dos reflexos que a inclusão digital tem gerado é a realidade da exclusão digital no Brasil. Os excluídos digitalmente são aqueles que estão fora dos privilégios do mundo virtual. A exclusão digital diz respeito às camadas das sociedades que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da expansão das redes digitais.

Outro fato que desencadeia a exclusão digital é a exclusão sócio-econômica. A baixa renda dificulta o acesso e o afastamento da tecnologia impossibilita maiores perspectivas de renda: uma aprofunda a outra. Funciona como um ciclo vicioso difícil de ser combatido.

Escolhi este tema para meu trabalho por tratar-se de um assunto muito atual e pertinente para ser levado a sala de aula pois, debatendo sobre a importância do conhecimento tecnológico e incentivando os alunos a envolverem-se neste universo poderemos incentivá-los a buscar ampliar o aprendizado e prepará-los melhor para estarem aptos a utilizar as novas tecnologias e assim beneficiarem-se delas.

A educação é primordial na ajuda da inclusão pois, educar é um processo amplo e a necessidade da inclusão é uma realidade em nossos dias. O professor pode e deve trazer esta conscientização aos alunos.

Uma boa forma de abordar o tema em sala de aula é organizar os alunos em semi-círculo e levar matérias de jornais e revistas dos últimos dias falando sobre os últimos avanços tecnológicos e começar explanando sobre a velocidade do avanço da tecnologia e a necessidade de conhecer as últimas ferramentas para manterem-se atualizados pois, quem domina a informática certamente terá mais chance de obter sucesso.

O professor deverá deixar os alunos exporem seus domínios e incentivar que ajudem-se mutuamente explicando que a inclusão deve promover oportunidades iguais para todos os cidadãos, levando em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com