TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Digital Nas Escolas

Ensaios: Inclusão Digital Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz, pois hoje os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, e difícil por tanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa mais professor.

Os alunos gostam muito de aulas que utilizam a tecnologia, pois as aulas entusiasmam os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais. A escola precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar uma instituição desinteressante.

Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado, o trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas mas também uma revolução na capacitação docente.

Existe uma infinidade de programas disponíveis para montagem de exibições de slides, de atividades interativas e jogos; porém, alguns professores não sabem como utilizá-los, mas esse é o menor dos desafios do professor. Utilizar o computador de forma a tornar a aula mais envolvente, interativa, criativa e inteligente é que parece realmente preocupante para eles.

O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa , o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.

A inclusão digital se tornou por tanto muito importante no processo de ensino aprendizagem, mas infelizmente ainda existem pessoas que não tem essa disponibilidade a internet e acabam ficando excluídas nesse meio,por isso, a sociedade está dividida em dois lados: de um os digitalmente incluídos, detentores das tecnologias dominantes, e de outro os digitalmente excluídos, indivíduos que não possuem acesso ao recurso social primário (informação).

Nesse sentido, a inclusão digital deve ser um projeto estratégico, com o objetivo de integrar, coordenar e fomentar o desenvolvimento e a disseminação dos recursos tecnológicos em diferentes setores da sociedade possibilitando melhorias significativas para toda a população.

Para tentar reduzir a distância que separa quem tem mais, menos ou nenhum acesso às novas tecnologias, inúmeras iniciativas têm sido aplicadas e a disseminação de laboratórios e salas de informática nas escolas e bibliotecas da rede pública já é uma realidade em quase todos os países.

No Brasil, podemos citar como exemplo o ProInfo – Programa Nacional de Tecnologia Educacional, que busca enfrentar a infoexclusão a partir da dinâmica da vida escolar, com laboratórios de informática, capacitação de professores e produção de conteúdos digitais pedagógicos, nas escolas públicas de ensino básico.

Considera se muito importante a formação dos professores para que melhorem sua fluência digital e possam integrar as tecnologias digitais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com