TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Inclusão Digital nas Escolas

Por:   •  4/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso Pedagogia

Trabalho de Conclusão de Curso: Projeto Integrador I

A Importância da Inclusão Digital nas Escolas

Acadêmica

Laycillia Rodrigues Samaniego RA: 390806

Tutora presencial: Eugenia Alexandra Blacuth de Tomichá Vera

 

Corumbá, 09 de novembro 2016.

Tema

A Importância Da Inclusão Digital Nas Escolas

Justificativa

Acreditamos que a inclusão digital assim como os jogos e as brincadeiras devem estar diariamente inseridos nas escolas como instrumento diversificado de aprendizado nos dias atuais. Este projeto tem por objetivo abordar a importância da inclusão digital nas escolas. Para tanto, analisaremos como a criança irá conseguir ter o seu aprendizado através da inclusão digital para o seu desenvolvimento e se estruturando no decorrer dos anos e como o está TICs poderá ser utilizada nos dias atuais como ensino-aprendizagem dentro das instituições escolares.

Portanto tem-se falado e estudado muito sobre a utilização da inclusão digital dentro da escola assim para o aprendizado colocado na orientação para as crianças e da importância das crianças utilizarem as TICs para o seu desenvolvimento. É importante entender do que se fala quando se fala em utilizar a inclusão digital e perceber a relevância de um tempo no cotidiano das crianças destinada a um novo aprendizado através da tecnologia, mas explorando ainda o brincar dando-lhe qualidade de um ambiente adequado para este novo aprendizado, com conteúdos interessantes para as crianças e para que estimulem a sua criatividade. Tendo a mediação de um adulto, mostrando com que as crianças alcancem através do espaço e conteúdos próprios o conceito de um novo aprender e adquirir mais desenvolvimento através das TICs. Pois não basta deixar a criança utilizar e sim aos adultos é preciso olhar um pouquinho mais para as crianças, perceber suas necessidades e assim tentar entender e estimular o novo aprendizado.

Portanto vemos que a importância da inclusão digital tem um grande valor para que a criança aprenda e se desenvolva durante a sua vida, fazendo-se assim a sua construção de um ensino-aprendizagem de valores dignos para que essa criança mediante ao tempo cresça e veja o sentido da inclusão digital da qual é importante para o seu desenvolvimento juntamente com as instituições escolares, pois por isso é de suma importância no dia de hoje a inclusão digital nas escolas.

Problema

Perante esse tema e experiências obtidas com o estágio observei que partes dos educadores/as estão apenas focando o aprendizado nas atividades escritas, nas folhas xerocopiadas e não exploram a tecnologia, não aproveitam para inserir em suas aulas atividades em que a inclusão digital pode ser utilizada como maneira de aprendizado.

Referências

KHIPPAIZ, Ana Maria dos Santos Barbosa. RUSSAFA, Áurea Lúcia Isidoro. AUGUSTO, Laura da Silva. Inclusão Digital nas Escolas: O uso da Tecnologia na Educação. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/inclusaodigital-nas-escolas-o-uso-da-tecnologia-na-educacao/115144/. Acesso em: novembro de 2016.

LIMA, Maria Cilene de Sousa. Araújo. Fabricio Oliveira de. FRANÇA, Vinicius Abreu de. Projeto Inclusão Digital 2.0: Novos Olhares Sobre os Desafios Emergentes do Letramento Digital. Disponível em: http://www.coopex.fiponline.edu.br/pdf/1286337954.pdf. Acesso em: novembro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com