TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola atualizada no contexto digital

Por:   •  28/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAMENTO DIGITAL

Priscila Nadler

Sarah Kelley Gadelha

A Escola atualizada no contexto digital

Nos dias atuais, em meio às constantes transformações sociais, a globalização em si é um grande desafio que a humanidade enfrenta, dentro dos quais a educação e as políticas educativas.

Diante das exigências cada vez mais complexas de um mundo em continuo desenvolvimento, onde a tecnologia da informação cresce assombrosamente, não é mais possível ignorar que nossa formação educacional deve abranger muito mais que as matérias todas como tradicionais.

Temos que pensar em toda uma nova estrutura e política educacional a lousa já está sendo ultrapassada e não pode de forma alguma, ser a única ferramenta onde o professor trabalha a educação de nossos alunos. Portanto, acredito que é sim papel da educação formar o homem no seu todo, tanto nas questões morais e espirituais.

O papel da escola é socializar o conhecimento e atuar na formação moral dos alunos, essa forma soma de esforço que promove o desenvolvimento do indivíduo como cidadão. É na escola que o aluno encontra os meios para sua preparação para a vida, aprende responsabilidade e cultivar seu espaço perante a sociedade. É portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual, quanto moral. A comunidade escolar, são transmissores de normas e valores que norteiam e preparam o indivíduo para viver em coletividade, é importante que as questões de vida em sociedade faça parte com clareza da organização curricular, levando a ética ao centro da reflexão e só exercício de cidadania.

É desafio da escola instalar uma atitude crítica, que levarão o aluno identificar possibilidades de reconhecer seus limites nas ações e nos relacionamentos a partir dos valores que os orientam. Desta forma, a escola deve preocupar-se, em possibilitar condições para que a sociedade que o abriga a ingressar em seu meio, assumindo assim seu compromisso como local de transmissão de saber e construção do conhecimento.

O papel da escola neste cenário atual, é de transformação perante a corrida tecnológica. Assim, a escola em seu papel em preparar cidadãos tanto para desenvolver suas qualidades como para a vida em sociedade. Ao mesmo em tempos, deve exercitar sua função crítica ao estudar os principais problemas que interferem em sua localidade, devendo apontar soluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com