TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Social Nos Aspectos Ambientais

Por:   •  25/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 8

 

[pic 1] 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AMASSADOR DE LATINHAS

 

 

 

Vlademir marques Paladim

Ra 988360-6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SOROCABA

Maio – 2023

OBJETIVO DO TRABALHO

 

Este trabalho tem por finalidade mostrar o desenvolvimento e funcionalidade de um amassador de latinha. Desde seu cálculo, até sua funcionalidade e benefícios para o meio ambiente.

 

         


SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO        4

I – IMPACTO AMBIENTAL DAS LATINHAS        5

II – PORQUE RECICLAR LATINHAS?        5

III - COMO POSSO RECICLAR LATAS? ONDE DEVO LEVÁ-LAS?        7

IV – ECONOMIA DE ENERGIA        7

V – INCLUSÃO SOCIAL NOS ASPECTOS AMBIENTAIS        8

VI - EXISTE ALGUM PONTO NEGATIVO NA RECICLAGEM DE LATAS?        8

VII – DESENVOLVIMENTO DO AMASSADOR DE LATINHAS        9

VII – CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

 

INTRODUÇÃO

Pelo fato das pessoas estarem atualmente em constante agitação, seja no trabalho, com a família, educação ou com outros compromissos importantes, elas acabam não percebendo o que acontece no mundo ao seu redor e isso tem-se tornado um grande problema para o meio ambiente e para a própria sociedade, pois questões como desmatamento, poluição e outras degradações não são dada devida atenção.

Para fazer com que as pessoas comecem a ter essa noção da importância de preservar o meio ambiente, faz-se necessário educar a sociedade para mostra-la os perigos da não preservação ambiental. Ensinar que a natureza é o principal fornecedor de recursos e que sem ela não é possível a existência dos seres vivos.

Com as constantes e novas preocupações, observando algo corriqueiro no dia a dia das pessoas, atos tão simples passam despercebidos sem nenhuma conotação, mas vem auxiliando a aumentar e prejudicar o meio ambiente, como o descarte irresponsável das latinhas de refrigerantes, cervejas, outros itens confeccionados de alumínio.

         

         

I – IMPACTO AMBIENTAL DAS LATINHAS

 A primeira fábrica de latas de alumínio brasileira surgiu em 26 de outubro de 1989 e iniciou as atividades comerciais de latinhas do Brasil em Pouso Alegre (MG). Desde então, a lata de alumínio adquiriu espaço no mercado das bebidas com uma produção maior que 10 bilhões de unidades por ano. A partir dessa produção excessiva e da necessidade da preservação do meio ambiente, surgiu a preocupação com a reciclagem da lata de alumínio.  

II – PORQUE RECICLAR LATINHAS?

O processo de reciclar latas de alumínio torna-se cada vez mais popular entre a sociedade brasileira. Quase todas as pessoas que ajudam reciclar as latas de alumínio, tornam essa prática como forma de render dinheiro a elas, já uma pequena parte se preocupa com o bem-estar do meio ambiente.  

A reciclagem de latas traz muitos benefícios ao meio ambiente e ao país. Pois a casa quilo de latas recicladas, cinco quilos de minério bruto são poupados, sem dizer que de toda energia que é utilizada para produzis as latinhas, somente 5% de toda essa energia é utilizada para reciclá-las, outro ponto positivo é que se diminui o volume do lixo nos aterros sanitários.  

No Brasil, há muito tempo as latinhas são fundidas com outras sucatas de alumínio, dando origem a outros produtos, como panelas e utensílios domésticos. Em 1991 foi criado o primeiro programa brasileiro de reciclagem desse material, em cinco anos foram coletadas mais de 22 toneladas com a participação de mais de um milhão de pessoas, chegando ao total de 2,5 bilhões de lata por ano recicladas. Neste programa foram usadas maquinas conhecidas como papa-Iatas, que prensam o metal, reduzindo seu tamanho e formando fardos que, posteriormente são encaminhados para a reciclagem (INSTITUTO DE ECOCIDADANIA JURITI, 2002).

No ano de 2006, ocorreu um encontro entre diversos órgãos para uma discussão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi sancionada no ano de 2010 e contribuiu diretamente para uma maior valorização das cooperativas de catadores de materiais recicláveis (ABAL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALUMÍNIO, 2014).

Segundo (ABAL, 2015), a reciclagem da latinha tem levado o Brasil à liderança mundial na atividade por vários anos. Atualmente, em aproximadamente 60 dias, uma latinha de alumínio para bebidas pode ser comprada, utilizada, coletada, reciclada, envasada e voltar às prateleiras para o consumo.

Com o trabalho árduo de toda a cadeia de reciclagem de latinhas e também do governo, por meio da conscientização, o programa de reciclagem de alumínio no país é um sucesso e influencia não só o setor ambiental, mais social e econômico. Isso pode ser atingido através de uma junção de vários aspectos nacionais, a instalação de mercados de reciclagem em todas as regiões do estado, bem como a facilidade de coleta, reciclagem, transporte e venda associados ao alto valor da sucata e a disponibilidade grande. A importância da reciclagem de latas de alumínio no Brasil é evidente, já que além de desenvolver uma consciência ecológica leva a população a reciclar outros materiais.

Índice de Reciclagem das Latas de Alumínio (%)

[pic 2] 

Fontes: (ABAL; Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade; The Japan Aluminum Can Recycling Association; Cámara Argentina de la Industria del Aluminio y Metales Afines; The Aluminum Association; EAA - European Aluminium Association. Valor, 2015).

Só no ano de 2015, a etapa da coleta de latas de alumínio para bebidas (latas usadas) atribuiu R$ 730 milhões diretamente na economia brasileira. Esse valor corresponde a remuneração de 1 salário mínimo por mês para a população economicamente ativa de uma cidade com aproximadamente 78 mil pessoas. Caso fosse uma empresa, a coleta de latas estaria entre as 730 maiores do Brasil. Com liga metálica, já específica, grande parte dessa sucata volta em forma de chapas à produção de latas para bebidas ou destinada a outras aplicações, como fundição de autopeças, por exemplo (CEMPRE - COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (873.3 Kb)   docx (805.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com