TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indentificaçao De Vernizes

Artigos Científicos: Indentificaçao De Vernizes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 3

Identificação de vernizes

1. INTRODUÇÃO:

Segundo Faria et al. (2010) os vernizes possuem funções importantes nas embalagens metálicas e as principais são: proteção da superfície exterior da lata, evitando que ocorra o processo de corrosão devido a exposição do metal ao meio ambiente, protege o rótulo da lata contra depreciações além de conferir brilho, aumentando assim o poder de persuadir o consumidor. Além disso, os vernizes também agem como barreira inerte entre o produto e a embalagem evitando que compostos destes passem para o produto e que as características dos produtos, como acidez, danifiquem a embalagem obtendo-se assim uma vida de prateleira maior.

Os vernizes podem ser identificados na forma de filme seco aplicado às embalagens e essa identificação é muito importante, visto que, é através dessa que se analisa a natureza química do verniz e assim pode-se determinar se o mesmo é adequado para a aplicação em latas ou tem alguma possibilidade de gerar problema nos produtos como a diminuição da vida de prateleira.

As resinas mais tradicionalmente utilizadas são: óleo-resinoso, fenólico, vinílico, poli-butadiênico, epóxi-fenólico, epóxi-ureico e epóxi-vinílico. Esses podem ser identificados por ensaios químicos e físicos do filme seco como: teste com luz ultravioleta, teste com soda cáustica em ebulição, teste com soda cáustica em ebulição e solução celusolve, teste com ácido sulfúrico concentrado, teste com mistura álcool metílico-cloroformio, teste de Beilstein, teste com soda cáustica fria, teste com metil-etil-cetona.

Este trabalho tem por objetivo realizar os testes citados acima e diagnosticar a natureza química do verniz da lata de Doce de Leite Viçosa.

2. MATERIAL E MÉTODOS:

• Bico de Bunsen

• Fonte de luz ultravioleta

• Soda cáustica 10%

• Becker

• Pinça

• Folha de lata envernizada

• Tesoura para cortar latas

• Estilete

Utilizou-se uma folha da lata de Doce de Leite Viçosa para identificação do verniz. Para isso, ela foi cortada com auxílio de uma tesoura, em várias amostras, sendo uma para cada teste.

O primeiro teste realizado foi o ensaio com luz ultravioleta, onde uma amostra foi exposta a uma fonte de luz ultravioleta e então observou-se, com a presença da luz, se a amostra fluoresceu.

Realizado este teste, efetivou-se, a partir de outra amostra o ensaio com soda cáustica em ebulição. Para isto adicionou-se em um becker, soda cáustica 10%, e o colocou em cima de um suporte, mantendo em baixo do mesmo, um bico de Bunsen aceso, de modo a fazer com que a soda cáustica entrasse em ebulição. Quando entrou em ebulição, com auxílio de uma pinça a amostra foi introduzida na soda cáustica 10% e mantida por 30 segundos. Após esse período, a amostra foi retirada e observada para verificar se houve escurecimento e, ou dissolução do verniz.

Feito este teste, realizou-se o teste de Beilstein. Para isso, raspou-se um pouco o verniz da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com