TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verniz

Pesquisas Acadêmicas: Verniz. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  1.378 Visualizações

Página 1 de 7

Verniz

Os vernizes são soluções de gomas ou resinas, naturais ou sintéticas, em um veículo (óleo secativo, solvente volátil), soluções essas que são convertidas em uma película útil, transparente ou translúcida, após a aplicação em camadas finas. As propriedades do verniz dependem da natureza da resina e do óleo na qual ela se dissolve.

Historia do Verniz

Europa medieval:

Os manuscritos são a principal fonte de informação sobre tintas e vernizes usados durante a era medieval na Europa. Aetius, um medico escritor do seculo VI, foi um dos primeiros a sugerir o uso de óleos para vernizes. O manuscrito de Lucas, da catedral do mesmo nome, escrito muitos anos depois,indica que uso de cera e cola era um bom ligante para revestimentos. Teophilus, um monge do seculo XI, fez a primeira descrição sobre a preparação de um verniz óleo-resinoso, com base no cozimento de uma resina natural com oleo de linhaça. Albumina de ovo era um ligante tradicional entre os principais artistas desse período, inclusive no seculo XIV.

Renascença na Europa:

Após a renascença, cresceu o interesse pela utilização de óleos. Durante esse período cada artista era seu próprio fabricante de pigmento e veículos. Vernizes com base de breu e óleo de linhaça foram descritos por cennini, por volta do seculo XV, e alguns desses manuscritos estão preservados ate hoje no vaticano e em florença.

Artistas como Rembrandt e Cuyp, pintor holandeses do seculo XVII, usavam como ligantes vernizes óleo resinosos, Leonardo da Vinci, arquiteto, engenheiro, cientista e artista italiano do seculo XVI, também empregava um veiculo similar, substituindo os vernizes naturais por óleos. Petitot de Gênova foi um dos primeiros a sugerir, em 1644, que os secantes possuíam valor pratico nas tintas, embora o efeito dos secantes sobre óleos vegetais tenha sido mencionado por Glen, já no seculo II, e por Marcellus durante o seculo IV. Naquele período, os óleos eram purificados pelo cozimento com água, e os secantes usados como agente desidratados. Ofato de sulfato de cobre promover propriedades secativas devia-se, provavelmente, as impurezas que continha.

Revolução industrial:

Wtin, em 1773, foi o primeiro a descrever tecnicamente a industria de tintas e vernizes como a conhecemos hoje. Copal e âmbar eram as principais resinas durante a época da revolução Americana. As resinas e óleos eram fermentados antes de incorporar, para purificá-los. Turpenteno era empregado como diluente e os pigmentos eram moídos com uma grande pedra de forma cilíndrica.

As primeiras fabricas de verniz foram estabelecidas, em 1790; na frança, em 1820; na Alemanha, em 1830 e na Áustria, em 1843. Mas a Grã-Bretanha e a holanda foram as primeiras a produzir verniz com técnicas mais apuradas. J.Wilson Neil, em 183, foi o primeiro a fornecer detalhes para a produção de verniz. Um dos produtos por ele descrito era fabricado numa proporção de oito libras de resina para dois a três galoes de óleo de linhaça

Os vernizes são produtos majoritariamente à base de solventes orgânicos e caracterizam-se por permitirem um revestimento transparente, com diferentes brilhos e de grande dureza. Há também vernizes à base de água, mais fáceis de aplicar e limpar, e que levam menos tempo para secar. Alguns tipos são transparentes e outros coloridos, havendo também a variedade com corantes próprios para usar em madeira natural para imitar cores de diferentes madeiras, tais como mogno-escuro, pinho-antigo e teça.

Constituição do Verniz

Substância líquida, constituída por resinas, solventes e aditivos, que, após aplicação, sofre um processo de cura e se converte em uma película transparente, aderente e flexível.

Produção de Vernizes

Os vernizes clássicos, a óleo, comportam resina ou goma, óleo secativo, solventes voláteis e diferentes ativos. Quando o verniz seca, seu solvente evapora-se, e o produto que permanece oxida-se no ar ou sepolimeriza, formando um revestimento duro e contínuo. A resina pode ser agoma laca, o copal, a colofônia. Solvente é uma essência mineral, a essênciade terebintina, o tolueno, o álcool, etc. Os vernizes atuais são maisfreqüentemente à base de polímeros sintéticos, como as resinas uréia-formol,as resinas acrílicas e vinílicas.

Passo a passo:

Mistura – A produção de verniz é simples e não exige as etapas de dispersão e moagem.

O produto é feito em apenas uma etapa: a mistura. São homogeneizados em tanques

ou tachos, as resinas, solventes e aditivos.

Dispersão – Alguns tipos de vernizes necessitam, também desta etapa. Quando

algumas das matérias-primas são difíceis de serem incorporadas, é necessário aplicar

maior força de cisalhamento a fim de evitar grumos.

Filtragem– Concluída a mistura, o lote é filtrado para remover qualquer partícula do

tamanho acima do máximo permitido.

Envase - Depois de aprovado pelo Laboratório de Controle de Qualidade, o verniz é

então, envasado em latas, tambores ou containeres, rotulado, embalado e encaminhado

para o estoque.

Fluxograma

Tipos de Verniz

São encontrados dois tipos de vernizes: à base de óleo e à base de solventes. Os primeiros contêm uma resina e óleo secativo como elementos básicos paraformação de película, sendo transformados em película útil por reações químicas com O2 do ar, por exemplo. Os segundos são convertidos em película útilprincipalmente pela evaporação do solvente.As propriedades dependerão da natureza da resina e do óleo no qual ela sedissolve. Um verniz contendo uma alta proporção de óleo em relação à resina apresenta maior flexibilidade do que o que possui porcentagem menor de óleo (oscomponentes do veículo podem funcionar como plastificante), aliás o grande avanço apresentado na fabricação de vernizes lacas e esmaltes é decorrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com