TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores De Desempenho Logistico

Artigos Científicos: Indicadores De Desempenho Logistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 7

Indicadores de desempenho logistico

Os indicadores de desempenho, também chamados de Indicadores Chave de Desempenho servem para avaliar e medir o nível de desempenho de processos chaves para a empresa. São muito utilizados pela alta gerência para direcionar os esforços dos colaboradores, pois facilitam o direcionamento dos esforços para a melhoria dos índices mais importantes.

Os indicadores de desempenho são únicos para cada empresa, pois devem refletir a estratégia da mesma. Assim, na área de logística, para algumas empresas um indicador importante será relacionado ao tempo, enquanto para outras será o custo ou a qualidade. Além disso, os indicadores de desempenho devem ser usados não apenas para avaliar processos internos, mas também os processos externos, avaliando os parceiros da cadeia de suprimentos.

Manter um acompanhamento desses indicadores permite avaliar a performance ao longo do tempo, e assim compõem um benchmarking interno. Assim, a empresa pode comparar-se com ela mesma no passado. Além disso, através de estudos especializados é possível conhecer os valores dos indicadores para o setor de atividade e então comparar-se com os concorrentes.

Muitos indicadores são aceitos universalmente, como o tão utilizado OTIF (On Time, In Full – ou seja, o pedido atendido no tempo combinado, completo), enquanto outros precisam de ajustes para a utilização em casos específicos. Por fim, mais importante do que medir e acompanhar os números é agir para a melhoria dos mesmos e para a correção de eventuais falhas encontradas nos processos sendo avaliados.

Como melhorar suas operações usando indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (key performance indicators) são medidas de desempenho quantificáveis que ajudam as empresas a definir, avaliar, acompanhar e melhorar seu desempenho em áreas consideradas importantes para a organização.

Por refletirem aspectos estratégicos da empresa, devem ser cuidadosamente selecionados, para que os colaboradores possam olhar para o indicador, tentar melhorá-lo, e com isso, melhorar o desempenho geral da empresa. Assim, servem para direcionar os esforços da equipe para aquilo que a alta gerência considera importante.

Nao existe indicador mais adequado para cada empresa. Devemos customizar a seleção dos indicadores, para que eles reflitam uma situação que é única para cada empresa. Não se deve utilizar todos os indicadores disponíveis, isto seria uma enorme perda de tempo.

Outro aspecto importante é compreender a relação entre eles e com a empresa. Isto significa saber o que se passa por trás dos números apresentados. O número não pode ser um troféu, o processo por trás do número é o verdadeiro troféu a ser alcançado. Assim, quando a gerência lê o relatório com o KPI, é preciso que ela entenda o que ele significa, quais as implicações de cada alteração e como eles interagem. Por exemplo, se o giro de estoque aumentou mas o giro financeiro manteve-se igual, é possível que algo precise ser melhor explorado.

Uma vez que os indicadores estejam compreendidos e os número sendo avaliados, é hora de identificar os pontos fracos e fortes da organização, direcionando novamente esforços para melhorar os elos mais fracos. Isto pode ser obtido através de dois passos: criação de metas e de ações corretivas. Por fim, é preciso fazer um acompanhamento constante e uma comparação ao longo do tempo.

Indicadores de desempenho para movimentação e armazenagem

Depois do setor de transportes, o setor de movimentação e armazenagem é o mais conhecido dentro da logística. Envolve a parte de movimentação interna e a guarda dos produtos dentro do armazém. Fazer o controle efetivo destas atividades é, portanto, essencial para qualquer empresa que mantenha estoques de seus produtos.

Cada empresa deve adaptar os indicadores para suas necessidades particulares e nem todo indicador é apropriado para todas as empresas.

Indicadores de performance

Estes indicadores avaliam o desempenho em 3 diferentes áreas da logística interna da empresa.

• Produtividade no recebimento: este indicador avalia a quantidade de material que é recebida num intervalo de tempo. Obviamente, quanto menor, melhor, mas não é algo que seja fácil de comparar entre empresas de diferentes setores. Pode ser medido em unidades (quilos, pallets, itens, toneladas, caminhões) por hora (ou por dia, por semana). Idealmente, ao longo do tempo este indicador deve aumentar caso o processo esteja tornando-se mais ágil e produtivo.

• Produtividade na separação: este indicador é medido como no anterior, mas avalia a atividade de desova, separação, triagem dos materiais recebidos. Ao longo do tempo espera-se que este indicador também aumente.

• Produtividade no carregamento: também medido como o anterior, este indicador mede qual a agilidade da empresa em despachar os caminhões carregados. Quando mais rápido for feito o carregamento, mais cedo os caminhões podem sair para fazer entregas e outros caminhões poderão chegar para receber seus produtos. Com o processo de carregamento tornando-se melhor, este indicador aumentará (mais produtos carregados por dia).

Indicadores de custo

Avaliam o desempenho com relação aos custos destas atividades de armazenagem e movimentação.

• Custo mensal de armazenagem: o título deste indicador é bastante claro. Ele pode ser calculado em reais por unidade por mês, ou em R$ / tonelada (ou pallete) / mês.

• Custo de recebimento, separação e carregamento: assim como o anterior, este indicador medirá o custo associado a receber, separar e carregar os produtos. Também é calculado em reais por unidade por mês, ou em R$ / tonelada (ou pallete) / mês.

Indicadores de qualidade

Avaliam a qualidade (ou a falta dela) nestes processos internos.

• Índice de precisão no recebimento: avalia se aconteceram erros ou avarias no processo de recebimento. De nada adianta o custo ser baixo e o processo rápido se ocorrem perdas, erros e avarias. O indicador de precisão no recebimento é calculado como o percentual de erros sobre o total de itens recebidos.

• Índice de precisão na separação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com