TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Indicadores De Desempenho Na Cadeia Logística.

Monografias: Análise De Indicadores De Desempenho Na Cadeia Logística.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 8

Por Janine Zapata Paulino 2011

Introdução

Traçar estratégias e definir metas, sempre foi fundamental para as empresa conquistarem posicionamento competitivo no mercado corporativo.

No entanto para manter a qualidade da gestão, garantindo que os processos envolvidos nos resultados das conquistas das metas alcançadas, estejam em perfeito funcionamento, não basta a definição de objetivos, é necessário acompanhar os processos, monitorando os resultados orientando dessa forma, a tomada de decisões dos gestores.

A atividade em questão, visa entender o acompanhamento do desempenho logístico, com o uso de indicadores de desempenho. Para tanto, sera apresentada a identificação de indicadores de desempenho e sua correta utilização, analisando as etapas do processo em que o indicador é utilizado, bem como a possibilidade de trabalhar operacionalmente com eles.

Será também apresentado cálculos em um exemplo prático de sua finalidade e utilização, a fim de entender a importância e necessidade dentro da logística, além de todos os processos que envolvem e alimentam os dados para a aplicação e desenvolvimento das metas de cada indicador, a partir da necessidade de cada empresa. Veremos ainda a análise dos resutados apresentados, de acordo com as variações e desempenho demonstrado percentualmente, e comentários sobre os resultados obtidos.

Identificação dos indicadores – etapas do processo

Uma Cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM) pode ser vista como um conjunto de processos integrados, através dos quais matérias-primas são manufaturadas em produtos finais e entregues aos consumidores. “Beamon, 1999 (Apud Aravechia Sílvio e Pires)

Dessa forma, a SCM deve ser vista como um sistema que tem o objetivo de transformar insumos e matérias primas em produtos ou serviços, a fim de atender a necessidade do consumidor. E com a atual melhoria de processos e aumento de eficiência das organizações, acompanhar e avaliar a performance nas operações logísticas, com o intuito de facilitar as decisões estratégicas, são de extrema importância para se destacar no mercado cada vez mais competitivo.

Para tanto, a utilização de indicadores de desempenho na cadeia logística, se tornaram essenciais para garantir que mercadorias ou serviços atinjam e mantenham qualidade, preço e disponibilidade, garantindo a satisfação do cliente.

No entanto, não existe um padrão para utilizar os indicares, Beamon & Ware (Apud Aravechia Sílvio e Pires) afirmam que a adoção de indicadores de desempenho deve passar pelo seguinte questionamento inicial:

• Quais aspectos deverão ser medidos ?

• Como se pode medir tais aspectos ?

• Como utilizar as medidas para analisar, melhorar e controlar a qualidade da cadeia produtiva ?

Sendo assim, a utilização de Indicadores será baseada nas necessidades e metas de cada organização, pois são muitas as áreas que apresentam possibilidades de acompanhamento. No entanto usar indicares em todas as áreas e processos da empresa, dificulta a tomada de decisões geradas pelo excesso de informações, com consequente dificuldade de interpretação pelos gestores. Além disso, “verifica-se que alguns indicadores são importantes para algumas empresas, porém em outras são irrelevantes.” (Lóta e Marins)

Podemos citar dentro do desempenho logístico, algumas áreas fundamentais que requerem monitoramento de suas atividades e alguns dentre os muitos indicadores existentes para a área em questão:

• Indicadores de custos logísticos: custo total, custo unitário, custo como um percentual das vendas, custo de frete, custo de armazenagem, mão-de-obra direta, relação real/orçado e rentabilidade dos produtos;

• Indicadores de serviço ao cliente: taxa de disponibilidade, falta de estoque, erros de expedição, entrega no prazo (On-time delivery), pedidos pendentes, tempo de ciclo, feedback do cliente e feedback da equipe de vendas;

• Indicadores de produtividade logística: unidades expedidas por funcionário, unidade por unidade monetária (R$) de Mão-de-obra, pedidos por representante de vendas, comparação com padrões históricos e índice de produtividade;

• Indicadores de gerência de ativo da logística: giros de estoque, custo de manutenção de estoque, níveis de estoque, número de dias de ressuprimento, obsolescência do estoque, retorno sobre o Investimento (ROI) e retorno sobre o Capital Empregado (ROCE);

• Indicadores de qualidade logística: freqüência de avarias, valor da avaria, número de reivindicações de crédito, número de devoluções pelo cliente, taxa de reclamação dos clientes, custo da mercadoria devolvida e custo do frete de devolução;

• Indicadores do PCP: acuracidade da previsão de demanda, percentual de itens perfeitos, tempo de ciclo de produção, aderência do sequenciamento da produção, custo dos setups, número de setups, acuracidade da lista de materiais, taxa de utilização da capacidade produtiva, produtividade e percentual de refugos/retrabalho.

A escolha ideal dos indicadores, pode representar grande vantagem competitiva e excelentes nos resultados para as organizações.

Cálculos dos indicadores

Para calcular um indicador, devemos observar primeiramente o que a gestão empresarial deseja monitorar, pois “as empresas estão mais conscientes de que não é possível atender às exigências dos clientes e, simultaneamente, cumprir com os objetivos de custo da empresa sem trabalhar de forma coordenada com outros participantes da cadeia de suprimentos Fleury e Lavalle (Apud Ângelo).

Dessa forma, percebemos que a decisão dos gestores, deve englobar o pensamento sistêmico, mantendo as decisões integradas a todas as fases dos processos da cadeia de suprimento. A definição das melhores práticas – percentual de excelência – de cada indicador, deverá ser determinada por cada gestor, a fim de garantir a excelência nos processos, e acima de tudo a máxima utilização dos recursos.

Para representarmos o estudo dos indicadores foi utilizada como exemplo uma empresa de Lâmpadas Incandecentes (fictícia). Abaixo definimos 4 indicadores, dentro de duas importantes áreas do desempenho logístico:

Indicadores de serviço ao cliente:

Indicador de desempenho Função Cálculo Melhores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com