TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE QUALIDADE E DEMOCRACIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM A IMPLEMENTAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

Por:   •  17/11/2017  •  Artigo  •  5.840 Palavras (24 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 24

FUNDAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE ESTATÍSTICAS, PESQUISAS E FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO- CEPERJ

ESCOLA DE GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - EGPP

COORDENADORIA DE FORMAÇÃO E PROJETOS ESPECIAIS- COFPE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

MARCOS ALBERTO THOMPSON SALAZAR

GESTÃO DE QUALIDADE E DEMOCRACIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM A IMPLEMENTAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

RIO DE JANEIRO

2014


Marcos Alberto Thompson Salazar

GESTÃO DE QUALIDADE E DEMOCRACIA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM A IMPLEMENTAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR

Trabalho apresentado ao Curso de

Especialização em Administração

Pública como requisito para a obtenção

do Título de Especialista

Aprovada em

Orientador: Prof. Newton Augusto Cardoso de Oliveira

_______________________________

Assinatura

Rio de Janeiro

2014


FICHA CATALOGRÁFICA

Salazar, Marcos Alberto Thompson

Gestão de Qualidade e Democracia na Rede Pública de Ensino: Uma Experiência com a Implementação do Conselho Escolar / Marcos Alberto Thompson Salazar.

Artigo (especialização) – Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ. Rio de Janeiro, 2014.

Área de concentração: Administração Pública e de Recursos Humanos

Orientador: Newton Augusto Cardoso de Oliveira

1. Educação   2. Democracia   3. Gestão Escola   4. Conselho Escolar


1.        RESUMO 

O Ministério da Educação – MEC no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação – PNDE tem como um dos seus eixos prioritários a gestão democrática, que implica promover maior autonomia dos sistemas de ensino. Nesse sentido, incentiva a criação dos Conselhos Escolares, através do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. 

A pretensão deste artigo está focalizada na demonstração da experiência de uma unidade escolar da rede pública estadual de ensino pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC que vivenciou não só o processo de criação do Conselho Escolar, bem como a sua implementação, e teve como perspectiva o fortalecimento de uma gestão escolar democrática de qualidade, capaz de priorizar e deliberar sobre questões de cunho pedagógico e administrativo. A atuação em conjunto com todos os setores da escola e comunidade é um caminho para enfrentar problemas e buscar soluções na e para a escola.

Palavras-Chave: educação, democracia; gestão de qualidade; conselho escolar.

2.         INTRODUÇÃO

        Nos últimos anos, temos assistido ao “descrédito” da escola pública e no centro das conversas de educadores e responsáveis o assunto é “a escola não é mais a mesma”. São vários os fatores que os levam a concebê-la desta forma, como por exemplo: o ensino considerado “fraco”, fragilizado pela falta de professores e ausências constantes dos docentes que muitas vezes comprometem a regularidade do trabalho em sala de aula; a precariedade das instalações do prédio e equipamentos; falta de recursos didáticos; baixos salários dos docentes; o reflexo das transformações sociais que se refletem diariamente no espaço escolar; dentre outros.  Todos esses fatores têm sido determinantes para se acreditar que a “escola pública no passado tinha o seu valor”.

        Hoje, tida como última opção para aqueles que podem custear seus estudos, a escola pública, com todos os avanços em se tratando dos estudos em educação, tem sido vista à deriva. Mas afinal o que tem motivado essas especulações? O que leva um responsável, jovem ou adulto a optar por essa e não aquela escola pública?O que verdadeiramente vem fazendo a diferença?

         Algumas questões em especial nos interessam e serão o foco de nossa discussão: a gestão de qualidade  é um aspecto fundamental para o resgate da credibilidade na qualidade da escola pública? Como a implementação do Conselho Escolar pode auxiliar ao gestor no estudo das demandas prioritárias e tomada de decisões na escola? Que ações podem ser determinantes ? Focalizaremos os aspectos pertinentes à função gestora.

        Atualmente na sociedade brasileira, a luta pela democracia vem resistindo, repudiando o autoritarismo que oprime, fazendo nascer através dos movimentos sociais, a consciência do direito e condições igualitárias para todos.

 Na educação, os reflexos de tais ações, vem sendo sofridos há décadas. A escola inspirada nos fundamentos da pedagogia progressista, investe no diálogo e reconhece a importância do seu papel como espaço de socialização do conhecimento universalmente acumulado. Conhecimento que precisa ser partilhado, questionado e transformado. Capaz de instrumentalizar as novas gerações e fomentar a participação de forma mais efetiva na sociedade.

Conforme ressalta PARO (2000, p.7):

Entendida a educação como apropriação da cultura humana produzida historicamente e a escola como instituição que provê a educação sistematizada, sobressai a importância das medidas visando à realização eficiente dos objetivos da instituição escolar, em especial da escola pública básica, voltada ao atendimento das camadas trabalhadoras. Tais objetivos têm a ver com a própria humanidade do educando, na medida em que é pela educação que o ser humano atualiza-se enquanto sujeito histórico, em termos do saber produzido pelo homem em sua progressiva diferenciação do restante da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (279.4 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com