TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria de Pão de Queijo Dokey Jo

Por:   •  29/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

UNOPAR[pic 1]

Projeto de Produção Textual Interdisciplinar  

Cursos Superiores de Engenharia

INDÚSTRIA DE PÃO DE QUEIJO DOKEY JO

Polo UNOPAR Penápolis- SP

2018

UNOPAR[pic 2]

Projeto de Produção Textual Interdisciplinar  

Cursos Superiores de Engenharia

        

INDÚSTRIA DE PÃO DE QUEIJO DOKEY JO

Nome: Leandro da Silva Fabiano - EAD: 21172122

Nome: Leonardo de Souza Pereira - EAD: 20816817

Nome: Marco Aurélio Lacerda - EAD: 20423199

Nome: Marco Antônio Ribeiro - EAD: 20853824

Nome: Ronaldo Cardoso de Oliveira - EAD: 21108346

Nome: Vanderlei Vieira - EAD: 20526069

Polo UNOPAR Penápolis-SP

2018

RESUMO

Esse trabalho acadêmico vem contribuir para a integração das disciplinas do curso Superior de Engenharia do primeiro semestre. Buscando elaborar de maneira prática e objetiva a melhor funcionalidade de uma indústria de pão de queijo que atende os requisitos pedidos nessa produção textual. Melhorar a qualidade dos produtos utilizados na fabricação, adequar os equipamentos de segurança, os maquinários, o funcionamento operacional da empresa, a qualidade de trabalho dos funcionários, e ainda propor soluções de âmbito ecológicos e sustentáveis a comunidade local e ao meio ambiente. Aprimorando o produto para atender as normas brasileiras e exigências do mercado consumidor.

Palavras chave: pão de queijo, produção, qualidade e sustentabilidade.


ABSTRACT

This academic work contributes to the integration of the disciplines of the Higher Engineering course of the first semester. Seeking to elaborate in a practical and objective way the best functionality of a cheese bread industry that meets the requirements requested in this textual production. Improve the quality of the products used in manufacturing, adapt safety equipment, machinery, the company's operational functioning, the quality of employees' work, and propose ecological and sustainable solutions to the local community and the environment. Enhancing the product to meet Brazilian standards and consumer market requirements.

Keywords: bread cheese, production, quality and sustainability.


SUMÁRIO

  1. Introdução ...........................................................................................5
  2. Desenvolvimento.................................................................................6
  1. Impactos econômicos e ecológicos da automação da indústria...........................6
  2. Embalagens sustentáveis.....................................................................................7
  3. Organização da empresa por setores...................................................................8
  4.  Adequando a empresa as normas regulamentadoras do trabalho......................9
  5. Descarte responsável de resíduos.......................................................................10
  1. Conclusão ...........................................................................................11
  2. Bibliografia..........................................................................................12


1. INTRODUÇÃO

Os processos para a preparação do pão são: preparos dos ingredientes, escaldamento, mistura, dosagem, e congelamento. No processo do preparo dos ingrediente, o sal, o polvilho azedo e o queijo são peneirados para melhor uniformizar a massa, em indústrias maiores são utilizados dosadores, batedores e dispositivos automáticos na fabricação. O escaldamento consiste em aquecer o amido em uma mistura de óleo, água e leite a ponto de fervura para gelatinizar o amido tornando o pão de queijo mais macio. A mistura visa a homogeneização dos ingredientes de preparo da massa escaldada e para esfriamento a temperatura ambiente. Já a dosagem é o sistema de pesagem, corte e para dar forma a massa. No congelamento o produto é embalado e congelado, o mais adequado se trata do congelamento instantâneo onde ocorre a rápida queda na temperatura de corrente ao uso de maquinários que utilizam nitrogênio líquido.

A fábrica de pão de queijo “DOKEY JO” está no mercado a mais de 25 anos, tendo em vista que essa fábrica busca regularizar sua produção, porém a empresa apresentou: queda no rendimentos dos funcionário por falta de medidas preventivas na área de saúde dos mesmos, problemas trabalhistas e distribuição de uso de EPIs, problemas com o matéria prima contaminada (ovos), matéria prima de  procedências não regularizada, falta de automação da produção, embalagem e processos que atenda as normas de saneamento, ambientais e de sustentabilidade e descarte de resíduo da produção que acarretou multas.

Dessa forma serão apresentadas as soluções para a resolução desses problemas para melhor viabilizar o processo de fabricação.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1. Impactos econômicos e ecológicos da automação da indústria.

Com a automação da indústria, haverá uma melhora na qualidade de produto  e no tempo da produção, gerando um retorno lucrativo. Por outro lado, isso pode afetar a mão de obra dos trabalhadores da empresa, ao invés de simplesmente dispensar os funcionários, eles podem ser absorvidos no novo sistema de produção, adequando os funcionários que deverão ser treinados e capacitados para trabalho nas máquinas podendo ainda ser realizada em duas equipes de turnos diferentes para operar a produção, havendo assim um aumento significativo da produção. Dessa maneira o impacto de desemprego direto pode ser minimizado.

Já na compra de produtos locais para a fabricação da produção, por eles não atenderem as normas básicas de saúde. Uma solução para não haver um grande impacto no mercado local no qual a fábrica compra a matéria prima do pão de queijo. A ideia básica será uma parceria dos pequenos produtores de polvilho e a fábrica DOKEY JO de montar uma cooperativa. Dessa maneira a produção local será toda absorvida pela indústria, trará benefícios para a produção local além de trazer também benefícios para a fábrica que poderá continuar comprando de fornecedores mais próximos trazendo um barateamento do produto, porém com mais qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com