TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatização Da Administração Pública

Casos: Informatização Da Administração Pública. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 8

Informatização da Administração Pública

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia o texto a seguir:

Centros públicos não democratizam acesso à internet, afirma pesquisa

Por Redação do Computerworld*

Publicada em 08 de agosto de 2007 às 09h50

São Paulo - Número de locais públicos para acesso à web é insuficiente e localização dificulta acesso da população, segundo o estudo.

O Mapa das Desigualdades Digitais no Brasil, divulgado na terça-feira (07/08), aponta que os postos públicos de acesso à internet não existem ainda em número suficiente para atender a população. E que fatores como a localização dificultam esse acesso a pessoas de baixa renda.

O estudo foi feito pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), organização internacional com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico, com apoio do Ministério da Educação.

Há três semanas, o estudante Sérgio Oliveira, de 45 anos, frequenta uma sala do Projeto Casa Brasil, na cidade satélite de Ceilândia, a 24 quilômetros de Brasília, em busca de qualificação profissional para aumentar o salário.

O projeto, do governo federal, oferece computadores conectados à internet e cursos que aliam tecnologia digital à cultura.

"Essa é uma chance para a população carente ter acesso à internet e se atualizar. Em outros lugares, conectar-se é muito caro", disse o estudante.

De acordo com o levantamento da Ritla, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2005, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os centros públicos foram usados por somente 2,1% da população a partir dos 10 anos de idade.

Essa parcela prefere se conectar de casa (10,5%), do trabalho (8,3%), da escola (5,4%) e de lugares pagos, como as lan houses (4,6%).

O estado de São Paulo, informa o estudo, tem os melhores índices de acesso popular: 2,4%. No outro extremo, apenas 0,1% da população de Alagoas com menor renda buscou a internet nos postos públicos.

Em todo o País, apenas uma parcela de 0,9% da população de baixa renda acessou a rede gratuitamente, contra 4,5% da população de renda mais alta. O estudo não apresenta o valor da renda da população pesquisada, dividida em dez faixas. Mas sugere uma revisão das estratégias de expansão dos centros públicos e das desigualdades sociais, que se refletem nos índices de acesso à internet e, consequentemente, no uso das tecnologias de informação e da comunicação. "Se não formularmos ou apoiarmos, firmes e decididamente, medidas que diminuam as desigualdades existentes ou que limitem sua consolidação, estaremos só reforçando o círculo perverso da exclusão", conclui o texto.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2007/08/08/idgnoticia.2007-08-08.4889939292/

Agora responda:

a) A partir da leitura realizada explique as causas para a afirmação "Centros públicos não democratizam acesso à internet". (1,0 ponto)

R – Fatores predominantes são os números insuficientes de centros públicos e ainda localizados.

muitas vezes em locais inadequados, tendo como agravante o custo para ter acesso, a falta de incentivo para as pessoas de baixa renda, acabam criando uma barreira. A desigualdade sócia econômica, desenvolvimento tecnológico, presente nas diversas regiões do País, favorece o índice de exclusão de pessoas nos meios de comunicação e acesso a informação.

O Estado tem como função, criar políticas públicas com objetivo de sanar estes pontos dificulta dor que impede o cidadão de usufruir seus direitos de cidadania, acabando com essa desigualdade social.

O baixo índice de escolaridade é outro agravante quando comparamos São Paulo e Alagoas, são.

b) A partir do que você estudou na disciplina e dos fatores citados no texto, explique porque é necessário melhorar o acesso público as novas tecnologias para população de baixa renda? Você deverá apresentar, ao menos, dois argumentos na sua explicação. (1,0 ponto)

Pelo fato de estar vivendo num mundo globalizado, onde o avanço tecnológico é cada vez mais moderno, é necessário que haja mais impendo nas políticas públicas, inserindo essas melhoria e adaptação dos recursos tecnológicos, favorecendo aos cidadãos oportunidades de ter acesso a eles, dando oportunidade de se comunicar com igualdade de direito nas redes sociais, através da informação pela internet.

A Inclusão digital depende de projetos (já existe alguns no Brasil) que visa à disponibilidade de uso da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e oportunidade de acesso aos usuários de baixa renda.

Melhorando o desenvolvimento cultural, possibilitará a utilização das novas tecnologias e o compartilhamento do conhecimento em toda esfera sócio cultural.

.

c) Descreva, de forma justificada, pelo menos, duas sugestões de como o poder legislativo pode auxiliar para alterar o quadro de exclusão digital descrito no texto acima? (2,0 pontos)

É de extrema importância criar projetos com finalidades de criar mais centros de informação, e amplia-los em locais estratégicos favorecendo a inclusão das classes sociais de baixa renda ao acesso dos recursos disponibilizados pela tecnologia da informação.

Deverá ser criar medidas de melhoria para o desenvolvimento cultural e financeiro, possibilitando a inclusão das classes sociais de baixa renda, utilização das novas tecnologias de acesso à informação.

Estas medidas são muito importantes para que todos os níveis sociais possam interagir por meio do acesso a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com