TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação Elétrica Residencial

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

Trabalho de Projeto Elétrico Residencial de 1 Pavimento

PETRÓPOLIS - RJ

2016

[pic 2]

CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

Trabalho de Projeto Elétrico Residencial de 1 Pavimento

Trabalho para disciplina Introdução as Instalações Elétricas Prediais, do curso Tecnólogo de controle de Obras, turma T-COB-A4, da UCP - Universidade Católica de Petrópolis do Centro de Engenharia e Computação.

Prof. Carlos Afonso

PETRÓPOLIS - RJ

2016

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar  um projeto de instalações elétricas prediais de uma residência, em conformidade com os orgãos regulamentadores através da NBR 5444 e NBR 5410.  Este projeto será apresentado como atividade avaliativa da  disciplina Introdução as Instalações Elétricas Prediais

  1. DADOS TÉCNICOS SOBRE O PROJETO

Todo projeto de instalação elétrica é  uma representação gráfica e escrita de toda a instalação, e deve conter no mínimo a seguinte documentação técnica, segundo NBR 5410/04.

O memorial de cálculo deve conter todos os principais cálculos e dimensionamentos incluindo previsões de cargas, determinação da demanda provável, dimensionamento de condutores, eletrodutos e dispositivos de proteção.Porém esse último item, não será apresentado conforme o combinado com Sr. Carlos Afonso.

O Memorial Descritivo descreve sucintamente o projeto incluindo os dados e a documentação do projeto.

A Lista de Material é a descrição de todo material que será utilizado nas instalações incluindo quantidades e especificações técnicas.

A instalação deve ser dividida em tantos circuitos quantos necessários, devendo cada circuito ser concebido de forma a poder ser seccionado sem risco de realimentação inadvertida por meio de outro circuito. A divisão da instalação em circuitos deve ser de modo a atender, entre outras, às exigências da legislação.

Normas Técnicas para a Elaboração do Projeto Elétrico.

Todo projeto deve ser elaborado segundo alguns critérios e normas técnicas vigentes e outras que se fizerem necessárias, a saber:

a) Acessibilidade

Os componentes e linhas elétricas devem ser dispostos de forma a facilitar sua operação, inspeção, manutenção e acesso as suas conexões.

b) Flexibilidade

O projeto deve ter previsões para pequenos ajustes ou alterações que se fizerem necessárias além de reserva de carga;

c) Confiabilidade

Um projeto deve garantir a usuários e patrimônio segurança e um perfeito funcionamento das instalações elétricas obedecendo às normas técnicas vigentes, a saber:

  • NBR 5444/89 – Símbolos gráficos para instalações prediais;
  • NBR 5410/2004 – Instalações elétricas de baixa tensão;
  • Norma especifica aplicável da concessionária local onde se situa a edificação ou empreendimento.

Previsão de Cargas da Instalação Elétrica

Cada aparelho ou dispositivo elétrico (lâmpadas, eletrodomésticos, motores para máquinas diversas, etc.) solicita da rede uma determinada potência. O objetivo da  previsão de cargas é a determinação de todos os pontos de utilização de energia elétrica  (pontos de consumo ou cargas)  que farão parte da instalação. Nesta etapa são definidas a potência, a quantidade e a localização de todos os pontos de consumo de energia elétrica da instalação.

  1. Os equipamentos de utilização de uma instalação podem ser alimentados diretamente (chuveiro, microondas), através de tomadas de corrente de uso especifico (TUEs) ou através de tomadas de corrente de uso não específico (tomadas de uso geral, TUGs);
  2. A carga a considerar para um equipamento de utilização é a sua potência nominal absorvida, dada pelo fabricante ou calculada a partir de V x I x fator de potência (quando for o caso – motores)  –  nos casos em que for dada a potência nominal fornecida pelo equipamento (potência de saída),e não a absorvida, devem ser considerados o rendimento e o fator de potência.
  3. Iluminação:Critérios para a determinação da quantidade mínima de pontos de luz:

>=1 ponto de luz no teto para cada recinto, comandado por interruptor de parede;

Arandelas no banheiro devem ter distância mínima de 60cm do boxe;

Critérios para a determinação da potência mínima de iluminação:

Para recintos com área <6m², atribuir um mínimo de 100W;

Para recintos com área > 6m², atribuir um mínimo de 100W para os primeiros 6m², acrescidos de 60W para cada aumento de 4m² inteiros;

  1. Tomadas: Critérios para a determinação da  quantidade mínima de TUGs:

        Recintos com área <6m² – no mínimo 1 tomada;

        Recintos com área > 6m² – no mínimo 1 tomada para cada 5m ou fração de perímetro, espaçadas tão uniformemente quanto possível;

        Cozinhas e copas  – 1 tomada para cada 3,5m ou fração de perímetro, independente da área; acima de bancadas com largura  > 30cm prever no mínimo 1 tomada;

        Banheiros  – no mínimo 1 tomada junto ao lavatório, a uma distância mínima de 60cm do boxe, independentemente da área;

        Subsolos, varandas, garagens, sótãos  –no mínimo 1 tomada, independentemente da área;

  1. Critérios para a determinação da potência mínima de TUGs:

        Banheiros, cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e assemelhados  – atribuir 600W por tomada, para as 3 primeiras tomadas e 100W para cada uma das demais;

        Subsolos, varandas, garagens, sótãos –atribuir 1000W;

        Demais recintos – atribuir 100W por tomada;

  1. Critérios para a determinação da quantidade mínima de TUEs:

        A quantidade de TUEs é estabelecida de acordo com o número de aparelhos de utilização, devendo ser instaladas a no máximo 1.5m do local previsto para o equipamento a ser alimentado;

  1. Critérios para a determinação da potência de TUEs:

        Atribuir para cada TUE a potência nominal do equipamento a ser

alimentado.

LEVANTAMENTO DA CARGA INSTALADA

O levantamento das cargas é feito levando em consideração todos os pontos de consumo da residência, como pontos de iluminação, eletrodomésticos e eletroeletrônicos assim como as TUG’s, que são as tomadas de uso geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (355.8 Kb)   docx (372.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com