TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação Industrial

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 2]

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Instalações Industriais

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Calcule o fator de carga mensal de uma empresa em que a conta de luz da concessionária registre um consumo de energia elétrica de 241.130 kWh e a demanda máxima foi de 734 kW. Comente o que a empresa pode fazer para diminuir seu custo em energia elétrica. (3,0 pontos)

Fator de carga mensal da empresa em questão: 0,45

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

De acordo com os estudos entendemos que o fator de carga demonstra se a energia consumida está sendo utilizada de forma racional e econômica.

Um elevado fator de carga além de diminuir o preço pago pela energia consumida e conduzir um melhor aproveitamento da instalação elétrica industrial.

Podemos adotar medidas para aumentar o fator de carga e diminuir seu custo na energia elétrica destacando Alternativa Funcional e Alternativa Operacional.

Alternativa Funcional: Entendem-se alguns procedimentos como evitar partida de motores simultânea, efetuar manutenção preventiva das instalações e dos equipamentos, instalar chaves de partidas dos motores reduzindo assim a corrente elétrica e dimensionar corretamente as instalações.

Alternativa Operacional: Pode se realizar um cronograma de utilização dos equipamentos elétricos anotando potencia e período de trabalho e reprogramar o período de funcionamento das cargas passiveis de deslocamento.

De acordo com a Centrais Elétrica de Santa Catarina (Celesc) algum cuidados e procedimentos podem evitar desperdícios de energia na empresa em questão:

- Equipamentos funcionando simultaneamente quando poderiam operar em horários distintos;

- Equipamentos energizados sem produzir em determinados períodos;

- Falta de programação para a utilização de energia;

- Curtos-circuitos e fugas de energia

Disponível em: http://portal.celesc.com.br/portal/home

Uma proposta para reduzir o custo de energia seria uma possível alteração nos turnos de trabalho readequando a operação de máquinas para outros intervalos de tempo de baixo consumo na curva de carga da instalação.

2. Leia o trabalho “Sistemas de tratamento de efluentes industriais” de G. E. Silveira (UFRGS, 2010, disponível em http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/35193 e também na midiateca da disciplina).

Analise os três sistemas de tratamento de efluentes de indústrias apresentados nos estudos de caso: a indústria sucroalcooleira, a indústria de produção de celulose e de papel e a indústria siderúrgica. Escreva quais características de cada sistema de tratamento de efluentes descrito nos estudos de caso que mais lhe chamou a atenção. (4,0 pontos)

De acordo com os estudos podemos evidenciar que a tanto a empresa Indústria Sucroalcooleira que representa a produção do etanol a partir da cana de açúcar quanto a Indústria de Produção de Celulose e de Papel realizam o tratamento físico de remoção de sólidos grosseiros sendo comum a todas as indústrias, e o tratamento biológico através da degradação da matéria orgânica pela ação de microrganismos.

Na indústria sucroalcooleira o tratamento de efluentes pode ser divido em duas etapas:

- Tratamento preliminar;

- Tratamento biológico;

A Indústria siderúrgica – produção de aço a partir de minério de ferro e de sucata metálica utiliza um processo de reutilização da agua através do tratamento térmico por torres de resfriamento para o efluente industrial, isso mostra que a indústria siderúrgica reaproveita quase 90% da água que utiliza. Na etapa de tratamento de efluentes na siderúrgica podemos evidenciar que mais de 97% do efluente gerado durante o processo é reutilizado. Este tratamento para o reaproveitamento possui dois tipos de efluentes que pode ser:

- Efluente Industrial;

- Efluente Cinza;

Na indústria de celulose e papel as etapas de tratamento de efluentes são divididas em cincos subsistemas.

- Pré-tratamento;

- Tratamento Primário;

- Tratamento Secundário;

- Tratamento Terciário;

- Tratamento do lodo;

Entendemos que o estudo apresentado mostra que algumas etapas de produção geram efluentes mais poluentes e com maior grau de complexidade de tratamento do que as outras.

Mais me chamou atenção foram Processos Primários que são conhecidos como processos físicos, pois envolvem algum fenômeno de natureza física na concepção de seu princípio de funcionamento.

Os mais utilizados são:

- Peneiramento;

- Caixa de areia;

- Sedimentação;

- Gradeamento;

- Caixa de gordura;

- Equalização;

- Filtração;

Segundo Dezotti et al (2008), a finalidade do tratamento primário de efluentes é remover os materiais grosseiros, sólidos em suspensão e/ou flutuantes, ou ainda o ajuste do pH para posterior tratamento da água residuária.

Abaixo encontram-se listados os parâmetros usualmente indicados para a caracterização de efluentes industriais de algumas atividades entretanto, precisamos termos conhecimento do que pode estar presente no efluente, devido ao fato de alguma substância eventual não se encontrar listada a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (320.7 Kb)   docx (62.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com