TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação e Manutenção Industrial

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

.............................................................................................................

Plano de Lubrificação – Fresa

Fresa

O processos de fresagem é efetuado por uma ferramenta de vários dentes, utilizado numa máquina chamada fresadora. Esse processo pode ser classificado diferentemente conforme a posição da ferramenta, existem dois tipos: fresagem cilíndrica e fresagem frontal.

A ferramenta, fresa, tem um movimento rotativo e a peça está fixa numa mesa que avança no sentido do corte.No processo de corte, a ferramente de separa as regiões de material deformado da peça, formando a apara.

A apara, em contato com a ferramente é sujeita a tensões suficientemente grandes, uma vez que a zona em que ocorre o escorregamento é muito pequena.

[pic 2]

Fig 1 – Tipos de fresas

Fresadora

Fresadora é uma máquina de movimento continuo da ferramenta, destinada a usinagem de materiais. Removem-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa.

A operação de fresagem consta da combinação de movimentos simultâneos da ferramenta e da peça a ser usinada simultaneamente.

O trabalho que se realiza com a fresadora é simples, devido a máquina possuir poucos mecanismos. O importante do trabalho de fresagem é a atenção que tem de ser dada ao avanço do trabalho, para que este decorra em condições normais visto que qualquer descuido pode levar à inutilização da peça. O que é mais difícil é a preparação da máquina para as operações que realiza.

A fresadora possui uma grande variedade de movimentos que permitem a deslocação da peça em todos os sentidos necessários ao trabalho de frasagem.

[pic 3]

Fig 2 – Máquina fresadora

O que é um “Plano de Lubrificação”?

As máquinas e equipamentos possuem um grande número de componentes e elementos com superfícies em movimento constante ou intermitente e variáveis níveis de velocidade e em todo esse movimento está presente o atrito, que gera aquecimento e desgaste. E para proteger e minimizar esses efeitos nesses componentes e elementos de máquinas e equipamentos é que existe a lubrificação.

Lubrificar corretamente significa planejar e programar a lubrificação e para conseguir uma lubrificação eficiente é preciso saber o tipo e a quantidade do lubrificante e quando e onde usá-lo. A coordenação e controle desses fatores citados é o que chamamos de planejamento da lubrificação.

Fases para executar  o planejamento da lubrificação

  • Levantamento das máquinas e equipamentos;
  • Identificação dos pontos de lubrificação;
  • Elaboração das rotas de lubrificação;
  • Adequação dos estoques;
  • Programação das rotas de lubrificação;
  • Identificação dos lubrificantes e
  • Controle do plano de lubrificação.

Manutenção - Fresa

Lubrificação

A lubrificação permite-nos trabalhar a maior velocidade de corte. Serve também para proteger a máquina contra a oxidação e limpar a apara. Faz diminuir os atritos entre a ferramenta e a peça aumentando a maquinabilidade e mantém a qualidade. O abastecimento de fluido de corte costuma ser feita com uma bomba rotativa que pode ser centrífuga, de alhetas ou de engrenagens. O líquido é conduzido até ao ponto de aplicação por meio de tubagens, normalmente com extremidade flexível.

[pic 4]

Fig 3 – Lubrificação

Dispositivos de Lubrificação

O líquido de corte primeiro refrigera a ferramenta e a peça. Depois cai para a mesa onde é recolhido por canais. Desses canais, passa ao longo de um tubo para o depósito, onde a bomba o aspira novamente concluindo o ciclo de refrigeração.

O depósito, situado na base da máquina, está dividido em dois compartimentos. Esta disposição é adaptada para que as aparas e a sujidade fiquem no fundo do compartimento da frente e a bomba se alimente de líquido limpo.

Limpeza

A limpeza das máquinas, dos postos de trabalho e, de um modo geral, de toda a oficina é importantíssima para o bom funcionamento das máquinas e para a prevenção de acidentes. É preciso limpar os componentes antes de lubrificá-los para evitar entorpecimentos. A sujidade e a gordura fazem patinar as transmissões e podem chegar a provocar ruptura das correias. Alguns óleos atacam os polímeros em borracha que protegem as articulações da máquina. A sua limpeza, também depois da lubrificação é, portanto, de grande importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (284.7 Kb)   docx (193.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com