TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interesse Mecânica de uma Tira de Borracha.

Por:   •  30/5/2016  •  Ensaio  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de Física Experimental

Nº da Prática / Título do Experimento:

Prática 8 – Histerese Mecânica

Jeferson Daniel

Kayque Campos

Vander Pereira

Wesley Dias

Objetivo:

Analisar a histerese mecânica de uma tira de borracha.

Parte experimental e discussão

Materiais: Um conjunto de massas de cinquenta gramas com suportes para sustentação, uma tira de borracha “gominha”. Um tripé e um perfil com escala milimetrada.

Tivemos como objetivo determinar a variação da tira de borracha quando submetida a uma força e o quanto o material ficava deformado. Inicialmente foram adicionados pesos em uma única tira com o intuito de identificar as deformações apresentadas. Os resultados foram anotados na tabela de resultados obtidos.

Resultados e Medidas:

[pic 1]

Tamanho do elástico neutro: 9 cm

Com base nos resultados obtidos, fica fácil perceber que a força peso é quem realiza o trabalho do sistema e que quando retiramos as massas da fita, a força da constante elástica é quem realiza esse trabalho.

Depois dos testes realizados, foi possível visualizar também, que o elástico não voltou ao seu tamanho original, comprovando assim a Histerese Mecânica onde o comportamento do material representou numa energia perdida durante o processo.

O material não obedeceu em todas as fases a Lei de Hooke, pois sua constante elástica variou durante o processo conforme os cálculos abaixo:

F= K . X      

 

0,49 = K . 0,095

0,98 = K . 0,105

1,47 = K . 0,12

   K = 5,2

K = 9,3

      K = 12,25

Conclusão:

Após o término dos processos observou-se que a Histerese Mecânica representa uma perda de energia no material onde este é deformado e perde suas dimensões originais, permanecendo em uma deformação residual. Conforme diminuímos o peso retirando as massas, houve um crescimento proporcional no comprimento do elástico aumentando seu comprimento.

Vale destacar também que as forças resultantes apresentaram algumas diferenças devido a más condições de uso e precisão dos aparelhos utilizados.

Referência Bibliográfica:

Apostila de Física Mecânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com