TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet Na Atualidade

Por:   •  9/10/2013  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O Trabalho, ora proposto, tem por objetivo expor a proporção do envolvimento e importância da internet na vida dos seres humano na atualidade. Evidenciando acontecimento ocorrido no dia a dia do nosso pais deixando evidente que no Brasil, a cada dia que se avança somos mais dependente da internet. Aonde esta chegando ao ponto das empresas, instituições financeiras entrarem em colapso se houver a falta da internet. Esclarecer que devido à necessidade nas escolas o uso vem se tornando mais precoce junto às crianças, que devido a falta de amadurecimento e o uso indevido das redes sociais, poderá acarretar problemas graves, chegando ao ponto de cometimento de crimes virtuais e sexuais. Mostrar que apesar da necessidade e a influencia da internet em determinados pais, em outros o uso ainda é bem tímido chegando em alguns serem totalmente proibidos o uso pela população.

INTERNET

Internet, palavra de substantivo feminino, composta de três silabas, de origem inglesa, aonde inter vem de internacional e net significa rede. Já no Brasil é definida em dicionário como “rede mundial de computadores. Rede telemática internacional que une computadores de particulares, organizações de pesquisa, institutos de cultura, institutos militares, bibliotecas, corporações de todos os tamanhos.” Onde no ano de 1993, deixou de ser utilizada apenas por governos e de natureza acadêmica e passou a estarem presentes nos diversos segmentos de empresas públicas, privadas, instituições financeiras, residências, etc. Aonde desde então vem evoluindo com muitas rapidezes, e recebendo um grande investimento financeiro e tecnológico por empresários do seguimento, que em sua maioria são muitos jovens com mentes voltadas para modernidade e transformações voltadas para a praticidade. Vem apresentando tanta praticidade, que vem assumindo muitos papeis na vida da humanidade, em diferente níveis de idade, espertando precocemente interesse nas crianças e atingindo também os idosos. Justificasse estes comportamentos devido o acesso à internet se tornar um dente necessário da engrenagem para movimentar o sistema de vida que vivemos na atualidade. Para quase tudo que vamos realizar hoje, se faz necessário o uso diretamente ou indiretamente a internet. Dessa forma, podemos afirmar que a internet tem uma grande influencia na vida dos seres humanos e até mesmo dos animais irracionais. Internet permitir o acesso a informações de todos os tipos e de muitas transferências de dados, além de grandes variedade de recursos e serviços como e-mails, serviços de comunicações instantânea, compartilhamento de arquivos como músicas, fotos, redes sociais e uma infinidade de outros temas.

OS VÁRIOS PAPEIS DA INTERNET DURANTE AS RECENTES MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

A discussão do que “a internet” pode fazer pela política, em suas diversas nuances, é um debate injusto com a própria internet. Primeiro, porque não há “a internet”; há, sim, uma variedade de apropriações sociais a partir de um dispositivo tecnológico tão versátil. Segundo, porque a internet não pode ser mais entendida como descolada da vida social das pessoas; não há o virtual e o real, palavras tão propagadas ao longo dos últimos anos.

Especificamente sobre as manifestações de São Paulo e do resto do país – que, imagino todos já devem estar cientes e, portanto, não vale mais explicações a respeito –, incomoda-me uma redução que se faz hoje da internet para simplesmente “redes sociais”, como se só essas últimas existissem e fosse relevantes.

Claro que o “ponto de encontro” das manifestações é o Facebook ou o Twitter, é o locus da comunicação digital atual, transformando-se numa verdadeira plataforma: de um lado, é onde você se encontra com outras pessoas e, do outro, é de onde você parte para outras fontes de informação. Mas, no que tange aos protestos dos últimos dias, foi possível avaliar que essa premissa das redes sociais como plataforma comunicativa se acentuou.

Consequentemente, se as redes sociais funcionam dessa forma, verifica-se também a importância de outras formas de comunicação na internet, com funções específicas que contribuem para as manifestações de diversas formas.

Rodrigo Carneiro, levantou algumas funções da internet para a manutenção e a propagação de informações sobre as manifestações:

Alerta e informação – é a função mais simples e talvez a mais tangencial, isto é, por “informação” entende-se bastante coisa.

Mas, do ponto de vista da esfera pública, essa função tem a ver com aparelhar o cidadão com conteúdo diversificado a respeito de determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »