TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Automação de Sistemas

Por:   •  1/9/2017  •  Resenha  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

Os Dez Maiores Desafios E Problemas Da Automação Industrial

Giovanni Ribeiro Caldeira, Susy Vieira Martins

  1. Introdução

Com o avanço tecnológico, muitos processos industriais passaram a ser feitos de uma maneira diferente, buscando melhorar sempre os principais parâmetros do processo, como por exemplo o tempo de produção, confiabilidade do processo entre outros parâmetros. Pois junto com esse avanço, a necessidade de ter um produto com qualidade e que seja produzido da maneira mais eficiente possível também passou a aumentar e isso só se consegue quando se tem um processo de produção bem elaborado e automatizado.

Com esse avanço tecnológico nos processos industriais, muitos problemas que existiam anteriormente foram solucionados, porém com esses avanços e a busca por melhorar sempre o processo e a automatização do mesmo, alguns desafios novos foram identificados e constantemente existem profissionais buscando de alguma forma solucionar ou contornar esses problemas.

Alguns desses problemas são voltados a como realizar uma determinada ação de maneira mais eficiente, ou ainda como criar um sistema de automação para algo que ainda não se tem conhecimento nos dias de hoje. Com o passar do tempo, o ser humano passa a influenciar menos no processo de produção, buscando dessa forma minimizar alguns erros que antes ocorriam quando pessoas estavam inseridas no processo de produção.

Esse artigo tem como base apresentar dez problemas e desafios que existem atualmente na automação industrial como um todo. Na próxima seção serão apresentados os dez problemas e desafios selecionados para serem apresentados aqui com uma breve descrição de cada e porque cada um deles é um problema ou desafio no contexto atual e na seção seguinte uma conclusão sobre o trabalho aqui apresentado.

  1. Desafios e Problemas da Automação Industrial

Nesta seção serão apresentados os desafios e problemas identificados atualmente na automação de processos, onde serão explicados e será mostrado por que motivo é considerado um problema ou desafio nos dias de hoje.

Os problemas e desafios que serão apresentados são: aumento da confiabilidade do sistema, aumento da segurança do sistema, dominar processos cada vez mais complexos, intercomunicação de equipamentos, formação técnica de profissionais e educação da sociedade quanto à evolução tecnológica proporcionada pela automação, otimizar processos econômicos, aplicações na área de medicina, impactos sociais e ambientais gerados pela automação, sistemas de automação residencial e identificação de falhas em sistemas de automação.

  1. Aumento de confiabilidade do sistema

Os sistemas de automação estão sendo cada vez mais utilizados no dia-a-dia das pessoas e das industrias. Hoje em dia, é difícil imaginar como seriam feitas algumas tarefas sem essa automação e muitas delas provavelmente não poderiam sequer ser feitas. Porém, a automatização de um processo não é suficiente para que seja aplicado em uma fábrica ou algo do tipo, por exemplo, do que adianta existir toda uma automatização no processo de uma indústria, se esse processo automatizado é falho e não gera confiança no que está sendo feito? Seria melhor continuar fazendo-o de forma manual do que fazer todo um investimento para a automatização e não ter ganho de confiança no processo.

A confiabilidade de sistemas de automação é um ponto de maior interesse em quem vai utilizar o mesmo, pois ninguém quer, por exemplo, ter seu processo parado por uma falha do processo, ou seja, quanto mais confiável o sistema de automação, mais interessante ele se torna. E aumentar essa confiabilidade é um dos desafios que existem hoje na automação. E como pode-se tornar um sistema de automação mais confiável? Uma maneira de fazer isso seria tornando esse sistema tolerante a falhas, aumentando dessa forma a confiança no seu uso, pois com um sistema tolerante a falhas, o processo não corre o risco de parar devido a algo do tipo.

  1. Aumento de segurança do sistema

Outro ponto que é de muito interesse em um sistema de automação é o seu nível de segurança. E por segurança entende-se a segurança do sistema como um todo, incluindo evitar ou contornar falhas que podem causar algum risco para o processo ou produção.

Aumentar a segurança do sistema, faz com que ele seja bem mais atraente para uma indústria, ou seja, um sistema seguro eleva o nível de confiabilidade do mesmo. Porém a segurança de um sistema está dividida em várias partes, pode estar associada a segurança de pessoas associadas ao processo, ou segurança a um nível de ter sensores para identificar, por exemplo, algum comportamento anômalo no sistema que possa indicar algum problema ou perigo para o processo. Elevar essa segurança é um outro desafio bem interessante na automação de sistemas, fazer o sistema ser cada vez mais seguro, para que não represente qualquer perigo para qualquer integrante do processo, aumentando dessa forma a confiabilidade do mesmo.

  1. Dominar processos cada vez mais complexos

Com o aumento da tecnologia, os processos também vêm se tornando cada vez mais complexos, exigindo que os sistemas de automação sejam cada vez mais sofisticados para atender a esse tipo de necessidade. Esse é um novo desafio da automação de sistemas, e esse é um desafio que sempre fica se atualizando, sempre existem processos mais complexos que necessitam ser automatizados. A automatização de processos complexos é sempre interessante, pois contribui para a qualidade da produção, que hoje em dia tornou-se algo indispensável.

  1. Intercomunicação de equipamentos e dispositivos

A intercomunicação de equipamentos é algo que vem sendo bastante explorado devido ao conceito de “internet das coisas”. Muitas vezes para fazer uma automatização completa de um ambiente ou de um processo, é necessário fazer uma integração entre dois diferentes sistemas de automação, fazer a comunicação desses sistemas muitas vezes é um desafio, ou seja, fazer com que trabalhem juntos como se fossem um único sistema de automação.

Uma área de pesquisa que vem crescendo é a de internet das coisas, que consiste em conectar diversos tipos de equipamentos para atender alguma necessidade de uma aplicação, ou seja, com a grande variedade de equipamentos e métodos de comunicação existentes, esse tipo de intercomunicação passa a ser um desafio no dia-a-dia de sistemas de automação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com